quarta-feira, 25 de junho de 2008

Quanto vale a Yahoo! depois que vários execs saíram?

Essa é a pergunta que não quer calar... Um dos pontos mais discutidos pela mídia especializada na época em que a MS fez a primeira oferta de compra da Yahoo! foi a difícil tarefa da MS de manter as "cabeças pensantes" da Yahoo! dentro de casa. Pois eis que poucos meses depois assistimos a uma fuga de profissionais de todos os níveis na empresa, sejam executivos ou técnicos. E, neste cenário, como discutido no post anterior, o que acontece com o efetivo valor da Yahoo!? Até que ponto a empresa está perdendo valor ao peder profissionais para o mercado? Até que ponto ela está perdendo valor para a MS?

Fato: executivos e técnicos estão abandonando a empresa em um rítmo acelerado (1).

Fato: conhecimento está saindo da Yahoo!

E isso é grave. Parte significativa do valor da Yahoo! está no conhecimento que estes profissionais tem. A MS continua interessada na Yahoo! e, segundo o mercado, está para fazer uma nova oferta de compra da empresa (2). É claro que existem outros ítens de interesse para a MS como os anunciantes, a tecnologia em sí e a fatia de mercado que a Yahoo! tem hoje. Tudo isso tem valor para a MS.

No entanto, a perda de valor da Yahoo! com relação a perda de profissionais é significativa. Não existe hoje no mercado uma regra de cálculo para este valor. Vamos ter que aguardar uma eventual nova oferta da MS para analisar o impacto que este movimento vai ter, se é que vai ter algum.

(1) http://www.tmcnet.com/usubmit/2008/06/19/3508195.htm
(2) http://www.eweek.com/c/a/Enterprise-Apps/Microsoft-to-Circle-Back-for-Yahoo/

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Yahoo! - O último que sair que apague a luz...

Um movimento significativo de pedidos de afastamento da Yahoo! vem acontecendo nos últimos meses e se intensificou bastante depois que a empresa rejeitou a aquisição pela MS. Movimento esperado? Aparentemente não. O fato é que diversos altos executivos já se afastarem e muitos outros estão pedindo demissão da empresa (1, 2 e 3).

O principal impacto deste movimento é que as "cabeças pensantes" da Yahoo! estão, pouco a pouco, indo embora e levando junto muito conhecimento... conhecimento este que, na prática, reflete o valor da empresa... dependendo da intensidade desta onda de afastamentos, o valor real da empresa pode cair muito.

Nos últimos meses, depois de ter se mantido a duras penas por volta dos US$ 30, as ações da Yahoo! cairam novamente para valores próximos aos US$ 20,00. E podem cair ainda mais... (4)

Interessante notar a relação deste assunto com a questão de Social Networks. Um dos pontos apresentados como vantagem das Redes Sociais é exatamente a Gestão de Conhecimento, (5) ou seja, a capacidade de uma empresa de conhecer seus pontos fortes e fracos e de "manter" o conhecimento na empresa, independente das pessoas.

(1) http://blog.wired.com/business/2008/06/flickr-founders.html
(2) http://battellemedia.com/archives/004502.php
(3) http://www.businessweek.com/ap/financialnews/D91CNDPO0.htm
(4) http://finance.google.com/finance?chdnp=1&chdd=1&chds=1&chdv=1&chvs=maximized&chdeh=0&chdet=1213837717562&chddm=1173&q=NASDAQ:YHOO&
(5) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/social-networks-2-viso-do-fornecedor.html

Microbloging = O que você está fazendo agora?

O assunto Redes Sociais está mesmo aquecido e não param de aparecer novidades.

A novidade da hora chama-se Microbloging e vem inundando os telefones celulares e computadores nos Estados Unidos e Japão. A idéia é simples... imagine-se respondendo a pergunta "o que vocês está fazendo agora?"... responda em, no máximo, 140 caracteres, publique sua resposta e você já está participando. Outras pessoas, que decidiram te "seguir", vão ser informadas por SMS e ficam sabendo instantaneamente o que você está fazendo... são os Seguidores (followers). Da mesma forma, você também pode escolher seguir alguem e ser um "seguidor". Exagerado?

Não... aparentemente não tem nenhum exagero nesta nova onda. É claro que, a primeira vista, não parece fazer muito sentido você ficar por aí teclando em um celular ou no computador e informando o que você está fazendo naquele momento. Mas, pensando com mais calma, pode fazer algum sentido, por exemplo, para monitorar o trânsito em uma cidade, para ser informado de programas "quentes" que estão acontecendo naquele momento e milhares de outras coisas.

O site que lançou esta febre se chama Twitter (1). Infelizmente o serviço, no Brasil, ainda não está integrado com as operadoras de telefonia o que nos impede de receber mensagens em nossos celulares.

(1) www.twitter.com

domingo, 15 de junho de 2008

A Geração "CTRL+C CTRL+V"

Quando eu era criança e tinha que fazer uma pesquisa para a escola, o caminho mais natural era buscar o assunto em uma enciclopédia como a Conhecer, a Barsa, ou em alguma outra obra de referência. Pois lá se vão 30 anos e o mundo mudou muito. Com a Internet, as pesquisas escolares dos nossos filhos ficaram muito mais dinâmicas, mais ricas em informação e qualidade, mais vibrantes e, consequentemente, mais efetiva no processo de educação. Certo? Não necessariamente...

A avalanche de informação que encontramos na Internet é realmente um fator novo e que pode tornar qualquer trabalho escolar muito mais rico e atualizado do que em nossa época. No entanto, um recurso, uma "facilidade" deste novo mundo pode ter um impacto muito ruim no processo educacional de nossos filhos... Nunca foi tão fácil "copiar" um texto E "colar" em um trabalho.

Em nossa época, o uso das máquinas de "Xerox" era duramente criticado (e ainda o é), por permitir a qualquer um copiar obras inteiras ou trechos de obras sem proteger os direitos autorais. Mas não iam muito além disso... via de regra, nós tinhamos que estudar seu conteúdo e dar um tratamento diferenciado para apresentar o conteúdo em nossas escolas. Não dava pra simplesmente copiar E colar... dava só pra copiar...

Hoje o mundo está diferente... copiar conteúdo digital da Internet e colar o mesmo em trabalhos escolares é tão fácil que até minha filha de 10 anos sabe fazer. O problema é que isto é tão fácil que normalmente eles consideram o trabalho concluído e ponto final... ou seja, já tem o que apresentar, está certo (tem uma boa chance (1)) e bem escrito (em alguns casos). Mas será que o conteúdo foi estudado, analisado e entendido?

Se nada fizermos, vamos assistir ao surgimento de uma nova geração, que está acostumada a pegar coisas prontas, a copiar material alheio e, pior, não vamos incentivá-los a pensar, a criar, a inovar. E, definitivamente, não é o que queremos. Se nada fizermos vamos testemunhar o nascimento da "Geração CTRL+C CTRL+V" (de copiar e colar, copy and paste, comandos comuns em qualquer editor de textos ou planilha eletrônica).

Como pais e educadores temos uma missão muito importante que é a de orientar nossos filhos, a de mostrar os caminhos corretos. "Copiar e Colar" é simples e rápido mas causa um enorme prejuízo à formação de nossos filhos... A única forma que conheço para criarmos pessoas melhores, com maior capacidade de crítica e de inovação, é mostrarmos o caminho, estudar junto com eles. A Internet está aí para ser usada, como a máquina de Xerox um dia foi tão útil para nós, mas não pode nos tolir, limitar nossa capacidade de criação.

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/06/brincando-de-deus.html

Da Idéia à Ação - Ética, Direito e Cidadania, de Ruben Quaresma

Os tempos atuais são complexos e repletos de conflitos. Enfrentamos diariamente Novas Batalhas e contamos com Velhos Juízes para julgá-las (1). Diversas situações nos colocam frente a questões que envolvem conceitos de Ética, Direito e Cidadania. Conceitos estes que, são questionados e julgados diariamente.

Vivemos em uma sociedade em que muito se fala e pouco se faz.

Uma luz brilhou no final do túnel (e não é um trem vindo em nossa direção) com o lançamento, sexta-feira, 13 de junho (sim, sexta-feira, 13) do livro "Ética, Direito e Cidadania", de Ruben de Azevedo Quaresma. A obra, da editora Juruá (2) (3), aborda como estes temas fazem parte do nosso dia-a-dia, levantando questões históricas, comportamentais, religiosas, morais, sociais, políticas, bem como tributárias e jurídicas.

Não li o livro ainda. Estou seguro de que se trata de uma excelente obra. No entanto, o mais importante, na minha opinião, é ver que em nossa sociedade encontramos Brasileiros com letra maiúscula que lutam, à sua forma, por um Brasil melhor, mais justo e que inspire respeito para todos. Enfim, lutam por uma Nação.

A proposta do livro é ambiciosa. Mais do que isso, a proposta de Ação é ambiciosa. A busca do autor em despertar este sentimento em entidades como a Polícia Federal, a OAB e outras instituições merece respeito.

Fundamental que esta obra esteja inserida dentro de um Plano, dentro de um conjunto de ações pela renascimento do nosso Brasil, independente de quais sejam nossos líderes políticos. O Brasil, como qualquer nação que quer e precisa crescer, tem que ter um Plano de longo prazo e as questões abordadas na obra devem ser pilares deste plano, pilares para um Brasil melhor.

É no mínimo interessante ver um "representante da era pré-Internet" escrever um livro tão atual. E é incrível a jovialidade e atualidade do autor pois, pelo que conheci de Ruben Quaresma, a única pista de que ele é um "representante do mundo pré-Internet" são seus cabelos brancos... absolutamente mais nada... afinal, trabalhar ativamente, escrever um livro e ainda encontrar tempo para correr de 8 a 10 quilometros algumas vezes por semana não é para qualquer jovem... Estamos testemunhando a luta de um juíz do "velho mundo" por um futuro melhor para nosso país. Mais do que isso, estamos constatando uma vez mais que esta é uma luta de todos... cada um lutando da forma que pode.

Como disse Ruben, em seu livro, "É muita transformação. Acelerada, profunda, assustadora. Que está aí mesmo, a exigir posturas, transparências e atitudes".

Obrigado, Ruben, por nos fazer pensar! Que esta obra também nos inspire a Agir...

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/viacom-x-google-uma-nova-batalha-com.html
(2) www.jurua.com.br
(3) Para adquirir o livro http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=20690

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Brincando de Deus

Não, não estou falando da atual discussão no Brasil com relação ao uso ou não de embriões para pesquisas científicas. Estou falando da NASA... A NASA, agência espacial americana, acaba de enviar mais uma sonda ao Planeta Marte, a sonda Phoenix. A idéia é pesquisar vida no Planeta Vermelho mais especificamente a possibilidade de encontrar água. O problema é que até agora não se encontrou absolutamente nada que prove a existência de vida por lá... daí surgiu uma das idéias mais bizarras da história da humanidade...criar vida em Marte.
O projeto vai custar aos cofres americanos a bagatela de 350 bilhões de dólares, 25 anos de pesquisas e está sendo tratado de forma confidencial. Informações que vazaram na última semana (sim, lá informações também vazam) dão conta de que apenas 4 pessoas sabem (sabiam) do projeto, dentre elas o senhor presidente dos EUA, o diretor de pesquisas da NASA e dois cientistas do Centro Ames de Investigações da NASA, alocados especialmente ao projeto.
A sonda chegou à Marte nos últimos dias de maio. Foi direcionada para a zona setentrional do Planeta, onde foram encontrados indícios de gelo sob a superfície em 2002, quando a sonda Mars Explorer tirou várias fotos e analisou a superficie do planeta. Ela possui uma escavadora que pretende perfurar o solo de marte e, pelo menos oficialmente, recolher amostras de rochas. As amostras coletadas serão colocadas em um “forno”, chamado TEGA, que as submeterá a temperaturas de até 1.000 gráus centígrados para analisar os vapores emitidos.
Até aí é a parte oficial do projeto. A mesma sonda, no entanto, também carrega uma cápsula absolutamente ermética contendo bactérias. Ao furar o solo de Marte, a sonda também vai retirar uma amostra do gelo, derretê-lo no “forno”, inserir as bactérias no líquido gerado e reintroduzir a amostra no solo do Planeta Vermelho. Quase que uma "inseminação artificial"!
As evidências de água em Marte são grandes. O problema é que elas apontam para uma água extremamente salobra, o que torna a probabilidade de vida quase nula. Apenas para se ter uma idéia, sabe-se que as bactérias estão entre as primeiras formas de vida na Terra. Sabe-se também, no entanto, que a vida evoluiu daquelas que existiam em condições mais amenas. Bactérias que viviam em ambientes extremamente inóstpitos, como por exemplo em águas com alta salinidade, não foram as responsáveis por gerar a vida como a conhecemos hoje na terra.
As bactérias enviadas para o Planeta Vermelho foram especialmente desenvolvidas em laboratório, criadas em ambientes equivalentes ao do solo de Marte. Isso pode ser um ponto positivo e tornar viável a vida em Marte. Sabe-se, ainda, que o projeto prevê uma segunda fase, que deve iniciar em 2010, onde se pretende transformar as bactérias em formas mais sofisticadas de vida. A idéia bizarra da NASA é criar seres multi-celulares que possam crescer e se reproduzir em Marte... ou seja, criar Marcianos!
Se as formas de vida ora inseridas em Marte vão prosseguir em um lento processo de evolução e se transformar em formas de vida inteligentes é muito cedo para se dizer. Informações dão conta de que só será possível chegar a uma conclusão em aproximadamente 250 anos. Ou seja, estamos tentando “abreviar” a evolução de centenas de milhões de anos de Darwin para apenas duas centenas de anos...
Literalmente, estamos Brincando de Deus, tentando criar vida em um Planeta. O resultado da briga aqui do lado para manipular embriões pode, um dia, ser usado para povoar Marte.
Já que uma cadela foi um dia sacrificada ao ser enviada ao espaço, batizada de Laika, e em troca a atribuimos o título de primeiro organismo vivo a ir para o espaço, agora poderemos batizar esta bactéria de Eva.. ou de Adão... afinal, bactéria tem sexo?
Verdade?
Até que ponto a informação postada em blogs é verdadeira??? Neste caso, por exemplo, simplesmente misturei fatos reais com imaginação... é claro que nosso poder de crítica consegue separar o que é verdade do que é fição ou, pelo menos, algumas partes. E em outros milhares de posts em centenas de milhares de blogs por aí afora? Será que podemos acreditar em tudo? Nada fácil...
O conceito de publicação livre de blogs tem este compomente. Qualquer um pode publicar o que quiser e, teoricamente, o ambiente é "auto-gerenciavel". Mas será que é mesmo? Wikis, outro tipo de site muito comum no mundo Web 2.0, como o WikiPedia, por exemplo, são abertos para contribuições... Em tese, qualquer um pode incluir verbetes, comentários, etc.
Afinal, podemos ou não acreditar em tudo o que está na Internet?