quarta-feira, 25 de março de 2009

Como ter melhores professores?

A educação é um dos principais pilares do crescimento de uma nação. Um país sem educação vai, seguramente, enfrentar problemas sérios para crescer. Muito provavelmente, vai ter que fundamentar seu desenvolvimento em atividades com menor valor agregado. Um país com uma população jovem e com boa formação acadêmica tem nas mãos uma riqueza enorme, um grande potencial para ter uma produção de alto nível, de valor diferenciado.

Nosso país vem brigando com a questão da educação há décadas. Apesar dos esforços dos governos em todas as suas esferas, ainda somos um país de analfabetos. Para se ter uma idéia, nos últimos 10 anos 35 milhões de crianças cursaram o ensino elementar. Destes, somente 9 milhões cursaram o nível médio. Ou seja, cerca de 20 milhões de "estudantes" simplesmente abandonaram os estudos. Ao mesmo tempo, programas assistencialistas do governo, como o Bolsa Família, vem aumentando seu contingente, já passando dos 10 milhões de "beneficiados".

(No parágrafo anterior usei aspas duas vezes. A primeira, para designar os 20 milhões de estudantes que simplesmente abandonaram o sistema educacional. Será que eles são mesmo estudantes??? A segunda, para designar aqueles que são auxiliados pelo Bolsa Família... será que são mesmo beneficiados com alguma coisa??? Participar de um programa destes, onde até animais estão cadastrados, não é benefício algum, muito pelo contrário, joga contra o desenvolvimento educacional e o crescimento destas pessoas... enfim, vamos voltar à proposta original deste post...).

Passamos por uma fase crítica com relação ao Sistema Educacional Brasileiro. Discussões como "sistema de quotas", "merenda escolar", "aprovação automática" e "Provão" estão entre os principais debates dos profissionais e interresados na área. Acredito que é fundamental inserir nesta discussão alguns pontos críticos, diretamente relacionados aos professores, este componente do sistema educacional que pode fazer toda a diferença entre uma boa formação ou um desastre completo.

Número 1 - Formação dos professores

Estudos do próprio Ministério da Educação mostram que a maioria deles ainda é despreparada. Nos dias de hoje, ter "licenciatura" perdeu muito seu valor e não é garantia de qualidade. É preciso abordar a formação dos professores de forma clara e direta. Os professores do ensino fundamental, por exemplo, fazem diferença enorme na motivação dos alunos. Quem sabe se boa parte daqueles 20 milhões de "desertores estudantis" não poderia permanecer na escola, se tivessem professores motivados e, principalmente, motivadores?

Claro que a família e outros fatores tiveram impacto neste abandono em massa das salas de aula... não estou ignorando este e outros fatores. Apenas acredito que professores são fundamentais neste processo e que professores não motivados não conseguem motivar os alunos.

Número 2 - Salário dos professores

O piso nacional dos professores está em R$ 950,00. Existe uma proposta para reajustar este valor para R$ 1.132,40 que, no entanto, está sendo duramente questionada o STF por 5 estados brasileiros e ainda enfrente forte resistência de diversos municípios. O piso corresponde, grosso modo, a dois salários mínimos. Considerando que o porteiro do meu prédio ganha, incluindo horas extras, cerca de 900 reais, tem formação bem diferente e compromissos bem mais simples, fica a pergunta... pra que investir tanto tempo se preparando para ser um professor para ganhar o piso trabalhando 40 horas semanais?

Não raro encontramos professores que trabalham em diversas instituições e fazendo bicos de professor particular para reforçar o "cascalho". Fica difícil motivar alguem com esse salário...

Número 3 - Condições das Escolas

A maioria das nossas escolas é dificitária em diversos aspectos. Desde infraestrutura de sala de aula como cadeiras e quadro negro, até falta de material escolar como livros, papel e giz. A coisa tá feia na maioria das escolas e, pra dar aula numa delas tem que ser herói...


Concluindo...

O problema do nossos sistema educacional é multidimensional. e uma de suas principais é o Professor. Incentivá-lo, dando melhor formação, melhor salário e melhores condições de trabalho pode ser um bom começo.

Importante frisar que não estamos sozinhos com relação a estes problemas. O sistema educacional em muitos países também tem problemas sérios. Faz poucas semanas o presidente norte-americano Barack Obama fez um pronunciamento muito forte com relação ao sistema educacional americano e anunciou inúmeras mudanças... Claro que todas elas ainda tem que passar por aprovação do senado, congresso, estados, etc...

Enfim, deve ser difícil viver num país assim...

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Xixi e o Choque de Ordem ou "O xixi no ralo (bueiro)"

Pela primeira vez, coloco aqui um post não escrito por mim... Trata-se de uma contribuição de Carlos Nunes, companheiro de longa data de IBM e amigo até hoje, a quem agradeço pela autorização para uso do texto. Sobre choque de ordem, empreendedorismo e necessidades básicas dos seres humanos... ai vai!

_____________ //______________

Por Carlos Nunes:

Se a moda pega, ou não vai sobrar bueiro por causa dos outros empreendedores ou o Governo vai fundar a Bueirobrás ou a Bueiro-pré-sal e vai estatizar as mijadas no bueiro.

Aqueles que explorarem o bueiro por conta própria, como esse indivíduo, vão ter o negócio confiscado com direito a um "CHOQUE DE ORDEM", comandado pelo prefeito Eduardo Paes (ou Guerra) e sua Guarda Municipal auxiliado pela Polícia Militar do governador Sérgio BabaCabral... e vão ser presos, A Polícia Federal e a ABIN vão grampeá-los, identificar os indícios externos de riqueza e serão todos processados e perseguidos.

No Carnaval de 2010 vai ser lançado o PAC-DO-BUEIRO-DO-XIXI, a ministra vai inaugurar o primeiro bueiro com solenidade, perto da Sapucaí, mas vai deixar claro que não é candidata a Presidente e que esse PAC é importante para dar emprego e equilibrar o PIB. O PAC vai ter uma verba alta em milhões de Reais financiados pelo Banco Mundial, mas o governo vai rejeitar esse empréstimo para não se sujeitar ao imperialismo americano.

O Congresso vai fazer um projeto de lei de uso dos bueiros. A proposta é que só poderá usar quem for devidamente cadastrado com a carteirinha-de-mijão-de-bueiro autorizado que vai conter o nome, RG, CPF e uma foto (da pessoa, embora alguns quisessem que fosse do órgão gerador de xixi). A primeira carteira vai ser GRÁTIS, mas segundas vias serão pagas no Banco do Brasil, mediante guia a ser obtida no futuro Ministério do Xixi.

Cogita-se também abrir o Banco do Xixi (já tem Banco do Povo, Banco de Sangue, Banco de Esperma, Banco de Boston, por que não do Xixi ???).
É tudo a mesma m...

O PMDB vai se apoderar da presidência do comitê de criação do Ministério do Xixi e vai ter o Ministro do Xixi filiado ao partido, com uma verba substancial para fazer disso um projeto Nacional.

Vai se pensar inclusive em fazer um Bueiroduto que iria canalizar todo o xixi até a Bolívia em troca dos íons de lítio que o cumpanheiru Evo Morales vai fornecer ao Brasil. Esse xixi seria a matéria prima da fábrica de uréia que a Bolívia iria criar, com tecnologia da Bueirobrás pré-sal. Mas desde já o cumpanheiru Chaves (ou seria o Príncipe Chaves) é contra porque isso é coisa do Barraco OBrahma.

... e o coitado do Zé Mané que inventou o primeiro Xixi-no-ralo genuinamente nacional vai continuar na pior, de flanelinha de dia e de malabares nos sinais de trânsito à noite...

_____________ //______________

... aproveitando a onda de empreendendorismo, e vendo a iniciativa tupiniquim, me recordo de outra similar, de nossos amigos colombianos... em viagem no ano passado constatei que a cidade de Bogotá não tem telefones públicos (ou, se tem, são poucos pois não vi nenhum)... espaço enorme para a iniciativa "privada"... Vejam só a idéia original:

Funciona assim: Se você está circulando e precisa fazer uma chamada telefônica, basta contratar os serviços destes ambulantes. Eles "alugam" um telefone celular para você fazer a sua ligação e, para te dar liberdade de falar com seu interlocutor com privacidade e ao mesmo tempo impedir o furto dos aparelhos, os celulares ficam presos por uma corrente ao proprietário... fala sério!