quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"A United Airlines e a Guitarra" - Redes Sociais alterando o mapa de poder no relacionamento Cliente x Consumidor

O novo fenômeno da Internet é um músico e chama-se Dave Carroll. Ele atingiu esta condição graças a um fato (infelizmente) corriqueiro... em um vôo doméstico nos EUA, no ano passado, ele teve sua guitarra danificada por funcionários da United Airlines. Ao tentar obter ressarcimento da companhia aérea o máximo que ele conseguiu foi um sonoro "não". Isso, somado a um tratamento que, segundo ele foi péssimo, despertou sua criatividade de artista e o inspirou a compor uma música criticando o ocorrido.

O vídeo, uma produção de apenas 150 dólares, foi postado no YouTube em 6 de Julho e, em apenas 48 horas, foi visto por quase 140 mil internautas. Hoje já são mais de 5 milhões de visitas... um fenômeno absoluto. Ele foi convidado para diversas entrevistas, como na Rollong Stone (1) e no The Age Traveller(2).




O fato, por si só, já é algo que chama a atenção. Afinal, representa o "gostinho" de um usuário que, pelas próprias mãos conseguiu "fazer justiça".

O poder nas mãos do usuário

No entanto, existe algo ainda mais forte nos bastidores... ele é uma representação clara de uma radical inversão de valores. Ele representa o poder que o usuário ganhou com a Internet. Era absolutamente inimaginável, apenas 5 anos atrás, que um usuário qualquer prejudicado por um serviço mal prestado conseguisse dar eco às suas reclamações. Na prática a Internet, de forma inequivoca, alterou o balanço de poder entre o prestador de um serviço e o usuário.

O caminho é sem volta. Feita de forma criativa e respeitosa, a reclamação / manifestação atingiu seu alvo. Em pouco tempo, de forma "viral", o vídeo foi sendo distribuido pela Internet.

Dave Carroll ficou famoso... ganhou seus 15 minutos de fama mas, ainda mais importante, transformou-se em um ícone da mudança de poder no século XXI. Trata-se de uma mudança que veio para ficar e que deve ser muito bem compreendida por todas as empresas. Seus clientes, agora, tem um espaço enorme para reclamar... ou para elogiar...

A resposta...

A United, obviamente, foi a público responder. E, para manter o jogo no mesmo nível, respondeu pelo Tweeter (3). A reação foi tão representativa quanto a ação originadora... Da mesma forma que os usuários, as empresas também estão, cada vez mais, adotando as já famosas Redes Sociais para se relacionar com seus clientes. Afinal, trata-se de uma forma efetiva e de baixo custo.

O caso como um todo é uma das melhores provas da mudança no balanço de poder nos novos tempos e, principalmente, do poder que as Redes Sociais vem ganhando.


(1) http://www.rollingstone.com/rockdaily/index.php/2009/07/13/dave-carrolls-airline-mishap-goes-viral-in-united-breaks-guitars/
(2) http://www.theage.com.au/travel/guitar-players-revenge-a-smash-hit-20090710-dg07.html
(3) http://travel.nytimes.com/2009/07/30/business/global/30tweetair.html?pagewanted=1&sq=united%20and%20guitar&st=cse&scp=3

segunda-feira, 10 de agosto de 2009