quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Upload Yourself

Jaron Lanier foi um dos primeiros pesquisadores a trabalhar com realidade virtual (1). Ele acaba de lançar um livro, "You are not a Gadget" (2), onde discute a evolução da Web, Cloud Computing e outros temas relacionados. É uma abordagem bastante ambiciosa, certamente polêmica, mas muito interessante.

O livro vai tangenciando temas complexos, como tecnologia, sociedade e religião. Em certo momento, ele nos convida a uma interessante reflexão.

Hoje já fazemos muitas coisas na Web... nossas fotos estão em um site como o da Shutterfly ou o Flickr, por exemplo. Nossos dados profissionais são constantemente atualizados e mantidos em sites como o LinkedIn. Nossa rede de relacionamentos está no Orkut ou no Facebook. Alguns de nós já tem suas fichas médicas "armazenadas" na Web por hospitais ou clínicas particulares. Nossas informações acadêmicas já estão lá... O ponto levantado por ele é que, na prática, cada um de nós já tem grande parte de nós mesmos na Internet, e que essa é uma tendência forte para os próximos anos.

As informações, hoje, ainda estão desconexas, em sites distintos, mas estão lá.

Agora imagine milhões, bilhões de pessoas armazenando suas informações na Web... será que em algum momento estariamos criando um "mega-supercomputador", capaz de "armazenar" todo o conhecimento do mundo? Será que, finalmente, estaremos tornando reais os sonhos dos pesquisadores de Inteligência Artificial?

Na avaliação dele, pode ser que sim, mas ainda teremos uma longa estrada pela frente. Imaginar que nossa "alma" esteja um dia na Intenet é algo completamente inverossímel mas, em uma análise fria dele, comparando a evolução tecnológica com as religiões, algo imaginável... ficção científica? Pode ser que sim nos dias de hoje, como as viagens de Julio Verne foram um dia...

Quem sabe um dia teremos um "avatar" na Cloud, unificando todas as informações sobre nossas existência? A história não tem fim, basta sonhar... quem sabe um dia teremos um dispositivo que conecte nosso cérebro com um supercomputador e que possamos fazer "backups" diários, em tempo real? Imagine só... seria algo como fazer um Upload de cada um de nós, do que sentimos, do que comemos, do que vivemos...

Quem sabe ainda, em algum momento, se quisermos, podemos fazer um download de um determinado momento de nossa vida??? Imagine só... nunca mais teremos problemas de memória. Podemos reviver bons momentos quando quisermos... um novo negócio surgiria. Da mesma forma que hoje temos dezenas de sites oferecendo ambientes de Redes Sociais, teremos um supercomputador oferecendo o serviço de "Upload Yourself".

Seremos eternos?

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaron_Lanier
(2) http://www.jaronlanier.com/gadgetwebresources.html