sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nem sempre foi assim...

Dificilmente paramos pra pensar sobre as "pequenas" transformações por que passamos nos últimos 15 ou 20 anos. Foram inúmeras... a maioria pequena, mas com um impacto enorme em nosso dia-a-dia. Apenas relembrando algumas:
  1. Telefone Celular - Talvez o que tenha tido maior impacto em nosso dia-a-dia. E ninguem tinha um desses há 15 anos... Os primeiros modelos, da Motorola, eram enormes. A piada na época é que serviam para telefonar, quando funcionavam, é claro, e, em caso de emergência, podia ser uma boa arma para se defender de alguem!

  2. Telefone sem fio - Boa essa... os telefones tinham fio sim, que ligava o aparelho a sua base. Não dava pra ficar falando no telefone andando pela casa. Tinha que ficar perto do aparelho ou então comprar extensões que ficavam enrolando em tudo pelo caminho.

  3. Telefone com discagem por teclas - Claro que não havia! Os aparelhos tinham aqueles discos com os números, lembra? Aí, pra bloquear o uso dos telefones, os mais pão-duros colocavam um cadeado no disco! Claro que havia uma saída... bastava "bater" no botão usado para desligar uma ligação o número de vezes que representaria o número a ser discado... para discar o número 5, por exemplo, tinhamos que bater 5 vezes rapidamente nesse botão. Isso para cada número a ser discado...

  4. Camera Digital - Inacreditável a mudança cultural que provocou. Não existia há dez anos... Depois que tirávamos um rolo de fotos, tinha que mandar revelar... Tinha rolo de 12, de 24 e de 36 fotos, preto e branco ou colorido. Ficavam prontas em poucos dias, em menos de uma semana.

  5. Internet (WWW) - Apesar de já existir desde os tempos da Guerra Fria, quando foram lançados os alicerces do que viria a ser, a Internet, era bem diferente da forma como a conhecemos hoje... não existia há 15 anos...

  6. Correio Eletrônico - Não existia, na forma como o que conhecemos hoje, há 15 anos. Explodiu na segunda metade da década de noventa e hoje crianças de 8 anos já tem. Antes tinhamos que ir a uma loja dos Correios para mandar uma carta e, claro, comprar um selo pra colocar no envelope.

  7. Televisão "a cabo" - ou via satélite... não existia há 15 anos. Só tinhamos meia duzia de canais: TVE, Globo, Manchete, Record e SBT... devo estar esquecendo de algum.

  8. Aparelho de TV digital - Não existia... eram de "tudo de imagem" com seletor de canais rotativo. Em alguns modelos havia um sintonizador para as frequencias horizontais e verticais... fala sério, lembra disso???

  9. Controle remoto - hahahaha, claro que não tinha! Levanta e muda o canal... deixa de ser preguiçoso!... muitos canais não se preocupacam em investir em boa programação pois as pessoas não mudavam mesmo de canal.

  10. MP3 - Nem pensar... há 5 anos não havia isso. Tinha que comprar CD mesmo. Baixar da Internet? Nem os mais visionários podiam imaginar que isso seria possível.

  11. CD e DVD - Nada parecido. Quando surgiram os primeiros "discos prateados" parecia coisa de ficção científica. O que havia eram fitas K7, discos de vinil e fitas VHS. CDs e DVDs não existiam há 15 anos...
E por aí vai... Lembra de alguma invenção que mudou nossas vidas? Conta pra nós!

Boa Noite, Mary Hellen! (quem se lembra dessa?)

terça-feira, 27 de abril de 2010

"Maluco não é quem pede..."

Com uma dívida interna já superando os 12 trilhões de dólares, qualquer um em sã consciência já estaria completamente desesperado... aliás, acredito que a maioria não conseguiria nem chegar perto. Pois o dono deste "buraco" são os Estados Unidos da América. A conta é difícil de ser paga mas o barco continua a flutuar...

Pagar uma conta destas exige disciplina fiscal, política monetária bem administrada, instituições fortes, bancos e instituições financeiras sólidos e estáveis (nossa, precisa disso também, então...), poupança interna, guerras e um bando de outras coisas. Definitivamente não vai ser fácil, mas não é impossível.

O que não pode é desistir e pedir ajuda nas ruas. Aposto que vai ser mais difícil...

domingo, 25 de abril de 2010

Harmony One - Paz no sofá!

Controle remoto sempre foi uma palavra maldita... claro, não no início, quando surgiram os primeiros modelos. Estou falando de hoje em dia, quando ninguem tem somente um controle remoto em casa. Numa boa, e sem preconceito algum, quem nunca recebeu uma ligação de um filho ou filha reclamando que não consegue ligar a televisão.? Isso sem falar na esposa... Calma, não estou falando de todas, só de algumas exceções.. "Eu só quero ligar a televisão, como qualquer casa normal!!!". "Casa Normal"? Desde quando para ser uma casa normal tem que ter somente um controle remoto???

Bom, por causa disso, nos últimos 15 anos, eu já testei inúmeros modelos de controles remotos universais. Todos funcionam, mas com muitas limitações. Essa era a história, até que surgiu o Harmony One, da Logitech (1). Disparado o melhor controle remoto universal disponível no mercado segundo a própria imprensa especializada (2).

O grande barato dele é que você faz toda a configuração dos aparelhos que você quer controlar pela Internet. Simples assim... você o conecta ao seu computador, configura os aparelhos a serem controlados e atualiza o controle remoto. Pronto! É só usar! Novos aparelhos são lançados? Sem problemas, a Logitech atualiza a lista...

Não recebo mais ligações de casa com reclamações de que ninguem consegue ver televisão. Quer coisa melhor?

(1) http://www.logitech.com/en-gb/remotes/universal_remotes/devices/3898
(2) http://reviews.cnet.com/remote-controls/logitech-harmony-one/4505-7900_7-32825878.html