segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Para onde vão os Tamagoshis ao "morrer"?


Tudo começa assim... um dia a criança ganha um Tamagoshi e passa a cuidar dele como se fosse um filho. Alimenta, dá banho, leva para passear e até faz carinho para ele dormir à noite. Esse mesmo enredo dura algum tempo até que, em um belo dia, o pobre coitado do Tamagoshi começa a passar fome, fica sem tomar banho e tem verdadeiros pesadelos à noite, com medo de dormir sozinho. No final de sua "vida", abandonado por aquele que tanto aprendeu a amar, ele simplesmente "morre"...

A vida é realmente cruel para esses bichinhos... depois da "primeira geração", de plástico mesmo e com uma pequena bateria, veio a segunda onda, agora de Tamagoshis virtuais. Uma febre entre as crianças, eles vem na forma de peixes, cachorrinhos, gatinhos e outros bichos esquisitos como "puffs" e "foopets", por exemplo. Mas o enredo continuou o mesmo... Nascem, crescem e, um dia, morrem... A diferença agora é que também fazem parte de verdadeiras Redes Sociais! Inacreditável!!!

Da mesma forma que o espaço sideral em torno do nosso querido planeta "real" está repleto de lixo espacial com satélites que pararam de funcionar e outras repimbocas, hoje existem no cyberespaço uma população enorme de Tamagoshis virtuais mortos... um enorme exército de Zumbis, vagando pela "Cloud" sem dono e sem ter para onde ir.

Estava aqui pensando... será que o Odorico Paraguaçu teria interesse em inaugurar um novo cemitério? Desta vez seria para Tamagoshis e, certamente, haveriam muitos clientes...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Você faz back-up regularmente?

A Mozy (1), uma das empresas que desenvolveu seu business oferecendo back-up na "nuvem", recentemente fez uma campanha bem interessante... Para divulgar sua chegada "física" ao Reino Unido, saiu as ruas em busca de transeuntes portando um notebook. Ao encontrar um incauto, fazia uma oferta diferente... o meliante quebraria seu notebook, na hora, com uma marreta, sem nem mesmo ter o direito de ligar o equipamento uma última vez. Em troca deste ato bizarro, ganharia um novo equipamento da Apple.

O dilema é complexo... fazer regularmente back-up é coisa para poucos e, mesmo para eles, difícil não estar com o back-up desatualizado. Ou seja, quebrar o equipamento vai representar perda de informação.

Não deixa de ser uma campanha interessante, para um serviço ainda novo em todo o mundo.

Vale conferir o vídeo que foi feito:






(1) www.mozy.com