segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Get Social & Do Business - Lotusphere 2011 já começou!

O maior evento mundial de Colaboração já começou! E este ano com um novo tempero, o de Redes Sociais. Simultaneamente com a Lotusphere 2011 a IBM está realizando o primeiro "Social Business Industry Symposium". Hoje pela manhã, na sessão de abertura, mais de 5 mil presentes assistiram a duas horas e meia de apresentações de executivos da própria IBM, a testemunhos de grandes clientes como Bast, Blue Shield Blue Cross e AT&T além de demonstrações soluções de parceiros como a RIM (leia-se Blackberry) que mostrou o seu PlayBook.

O Key Note Speaker deste ano foi Kevin Spacey, Diretor Executivo do filme "Rede Social". Fantástico seu depoimento sobre sua vida e sobre a produção do filme. Uma demonstração viva de que realmente o fenonemo das Redes Sociais veio para ficar e não está limitado aos profissionais de TI. Literalmente todas as indústrias já estão beneficiando-se desta onda... Onda esta que ainda está em suas fases iniciais e que, definitivamente, ainda assistirá a profundas transformações.

Todos os clientes convidados deram seus depoimentos de como a IBM os tem ajudado a desenvolver seu Social Business e, principalmente, como isto os tem destacado da competição, assumindo posições de liderança em seus mercados, sejam nos EUA, na Europa, na China ou em qualquer outro lugar. Aliás, um dos grandes pontos de destaque do poder das Redes Sociais corporativas foi exatamente a capacidade de explorar de uma forma nunca possível antes todo o potencial de conhecimento de profissionais que podem estar em qualquer local.

Palavras chave desta manhã e que serão assuntos para posts específicos: "Social Eveywhere", Mobilidade, Agilidade, "Social Analytics", "Social Network Maturity", "Arquitetura de Referência para Social Business".

Veja o Press Release da IBM liberado hoje (1).

Get Social!

(1) http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/33513.wss

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pet's Universe - A Primeira Rede Social para Animais de Estimação



"Preciso encontrar uma cadela da raça Poodle, de 3 anos, para cruzar com o meu", "Qual o melhor local para vacinar um gato em Recife?", "Onde encontro um especialista em problemas de pele de um cachorro da raça Sharpey em Londrina?", "Qual a melhor clínica para tratar uma Calopsita em Goiania?", "Onde posso comprar produtos para aquários de peixes de água doce em Porto Alegre?"... "Quando será o próximo evento para adoção de animais de estimação no Rio de Janeiro?"...

Responder a estas e muitas outras perguntas que provocam verdadeiras dores de cabeça nos proprietários de animais de estimação é a proposta do site "Pet's Universe". Criado recentemente e entrando em operação "beta" hoje, 20 de Janeiro, ele é um dos primeiros sites de Redes Sociais voltado exclusivamente para os animais de estimação. Se é que não é o primeiro...

A proposta é realmente única e o site é genial! Lá, seu animal de estimação é o personagem principal. Você cadastra seu animal de estimação, cria galerias de foto, compartilhar programas como caminhadas ou festas de aniversário. Além disso, você ainda pode criar e participar de grupos com interesses específicos como, por exemplo, "Proprietários de Cavalos Mangalarga do Rio de Janeiro", "Como criar Calopsitas" e muitos mais.

Como a idéia é de ser uma Rede Social, você ainda pode manter um blog. Nele, especialistas podem divulgar informações sobre as mais diversas áreas de interesse.




Se você tem um animal de estimação, tem que conhecer! A proposta é única e o site não cobra absolutamente nada. É o Facebook dos animais de estimação!

Para conhecer, vá ao endereço "www.petuniverses.com".
E lembre-se, ao se cadastrar você está cadastrando seu animal de estimação e não você! Coloque as informações sobre ele!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Top 10 Social Networking Websites of 2010

Foi publicado ontem o resultado de uma pesquisa feita periodicamente pela Marketing Charts (1) que avaliou quais foram os 10 principais sites de Redes Sociais em Dezembro 2010 (2). Sem nenhuma grande novidade na ponta de cima, onde o Facebook impera com vantagem de várias cabeças, a grande surpresa é a participação, em nono lugar, do ClubPenguin um site de jogos online interativos para crianças de 6 a 14 anos e que virou uma verdadeira febre entre seus usuários.

O ClubPenguin é um caso exemplar de sucesso em termos de Redes Sociais. Fundado no final de 2005, em 2007 já se dizia que tinha aproximadamente 12 milhões de usuários. Neste mesmo ano, a empresa "New Horizon Interactive" foi adquirida pela Disney Corporation pela soma de US$ 350 milhões, mais o compromisso de um pagamento adicional de outros US$ 350 milhões em 2009 no caso do atingimento de determinadas metas. Bacana, né?

Neste mesmo site podem ser encontradas listas dos 10 mais em outras categorias. Vale uma visita.

Aproveitando, vejam como ficou o mesmo quadro para a semana passada, agora para os 20 mais acessados... Feito pela Experian Hitwise (3). Claro, sempre falando do mercado dos EUA.



(1) http://www.marketingcharts.com/about/
(2) http://bx.businessweek.com/social-networking/view?url=http%3A%2F%2Froymorejon.com%2Ftop-10-social-networking-websites-of-2010%2F
(3) http://www.hitwise.com/us/datacenter/main/dashboard-10133.html

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Social Network na vida real - A mobilização no Rio de Janeiro - Meu Testemunho


Foi absolutamente fantástica, única e recompensadora a experiência que vivi  nas últimas 48 horas. Tive a oportunidade de me juntar ao grupo "MinhaAjudaSuaCasa" (1), composto por cidadãos do Rio de Janeiro empenhados em coletar e distribuir doações para as cidades da região serrana do Rio de Janeiro que foram completamente destruidas pela chuvas no início da semana. O grupo, reunido desde quinta-feira, conseguiu enviar, até agora, 21 caminhões carregados de doações. Foram centenas de pessoas ajudando, centenas de doadores de todas as partes da cidade chegando de carro, caminhão, moto, bicicleta ou até mesmo a pé. Pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais. Cada um com sua ajuda.

O mais impressionante é que toda a mobilização começou com o Facebook, com a criação da comunidade. A partir daí o que se viu foi um movimento impressionantemente rápido de adesão à iniciativa. A cada momento novas mensagens de pessoas interessadas em ajudar, querendo saber o que era preciso levar. O movimento foi ganhando corpo e hoje, ao final do dia, já eram mais de 3 mil. Absolutamente espetacular.

Este foi um exemplo fantástico de uma Rede Social. Como entrei no início, logo após a formação da comunidade, pude acompanhar as fases iniciais, a adesão crescente das pessoas e a interação entre os membros. 

A seguir, alguns dos principais pontos que observei serem fundamentais para o sucesso de uma Rede como essa:
  1. Objetivo - Fundamental que uma Rede Social tenha um objetivo claro. É importante que este objetivo seja divulgado de forma simples e direta. Aqui, não pode haver dúvida.
  2. Valor Agregado - As pessoas tendem a se mobilizar e aderir a uma comunidade quando percebem que a mesma efetivamente agrega valor. Este é um tema complexo, e que está diretamente ligado com a credibilidade das pessoas que fazem parte da comunidade.
  3. Liderança - Um grupo unido por um objetivo comum precisa de coordenação, de liderança. Pode ser somente uma pessoa ou um grupo. O importante é que estas pessoas tenha credibilidade dentro do grupo, que sejam reconhecidas como líderes.
  4. Comunicação - Uma Rede Social precisa saber o que fazer e o que está acontecendo. Componentes do grupo devem levar informações, em uma frequência adequada, aos seus membros. É quase que uma "prestação de contas" e é fundamental para que todos saibam o que está sendo feito para atingir o objetivo da comunidade.
  5. Engajamento - É a capacidade de mobilizar outras pessoas. Uma comunidade é como um "ser vivo". Ela precisa de intensidade, de vibração. E isto é feito pelos membros da comunidade. É o famoso sentimento de "fazer parte". Uma comunidade onde os membros são ativos ganha força de forma constante. É esse movimento que faz com que a Rede vibre e cresça.
Todos estes fatores foram claramente visíveis no "NossaAjudaSuaCasa". 
  1. Objetivo - ajudar a população da região serrana do Rio de Janeiro... 
  2. Valor Agregado - coletar doações e levar às pessoas necessitadas
  3. Liderança - um grupo de 5 ou 6 pessoas definiam as necessidades, as ações, para onde as doações iriam
  4. Comunicação - várias pessoas do núcleo da Comunidade estavam constantemente colocando "Posts" no Facebook e no Twitter.
  5. Engajamento - Inúmeros membros da comunidade preocupavam-se em divulgar os pedidos de ajuda. A maioria deles era atendido quase que imediatamente. Bastava um post no FB para que em poucos minutos o ítem necessário fosse doado.
O movimento continua durante a semana. Vejam, abaixo, algumas fotos dos resultados práticos desta comunidade fantástica! Um exemplo brilhante de Rede Social e Solidariedade! Parabéns ao "MinhaAjudaSuaCasa"!












PS.: Vejam que legal, a iniciativa foi matéria do Jornal O Globo de hoje, 17 de Janeiro. Está no primeiro caderno, página 19. Foto abaixo...

Segue a notícia veiculada ontem no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.



(1) http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=190879817591620&id=100000088082857#!/minhaajudasuacasa

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Social Networks na vida real - Ajudando na catástrofe da região serrana do Rio de Janeiro

A região serrana do Rio de Janeiro foi devastada por tempestades nos últimos dias. É uma notícia triste que deixou toda a região isolada, sem comunicação por estradas e sem linhas telefônicas, com centenas de mortos e famílias de luto.

Com problemas nas redes de telecomunicações, familiares, parentes, amigos e autoridades tem recorrido às Redes Sociais para enviar notícias e solicitar ajuda (1). Um exemplo prático e real de como as Redes Sociais vem ganhando espaço em nosa vida cotidiana e, principalmente, do poder que uma Rede destas tem em efetivamente "Fazer a Diferença".

(1) http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/12/nas-redes-sociais-preocupacao-com-parentes-amigos-isolados-em-areas-inundadas-na-regiao-serrana-923486592.asp

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Social Networks na vida real - MedNetworks


Nicholas Christakis é um renomado professor e pesquisador em Harvard. Foi incluido pela revista Time na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2009. Em seus estudos ele busca identificar como as Redes Sociais podem influenciar aspectos relacionados a saúde e ao bem-estar e, principalmente, como utilizar os mecanismos destas mesmas redes para melhorar estes aspectos de uma população (1). A empresa MedNetworks obteve uma autorização especial da Universidade de Harvard para que pudesse utilizar os avançados algorítmos de análise de Redes Sociais resultados de suas pesquisas.

A empresa oferece a planos de saúde, hospitais, médicos e empresas em geral um método absolutamente único para identificar padrões em uma Rede Social e como os mesmos influenciam o comportamento de seus membros. No último dia 10 eu postei sobre a evolução das Redes Sociais (2) e inclui um vídeo do evento TED onde o próprio Nicholas apresenta sua teoria.

Em 25 de agosto do ano passado a HealthWays firmou uma parceria estratégica com a MedNetworks para aplicar os avançados algorítmos de mapeamento de Redes Sociais para gerenciamento da saúde (3). A idéia é que conhecendo o comportamento de elementos de uma rede é possível prever evoluções deste padrão pelos outros elementos da rede. Assim, por exemplo, se temos um amigo obeso, existe uma tendência maior de sermos obesos. Se nossos amigos costumam frequentar bares e beber até altas horas da madrugada, também existe uma forte tendência de que venhamos a desenvolver um comportamento similar. Na prática, o que está em questão é a "capacidade de influenciar e ser influenciado" que cada um de nós tem.

Só que a história não para por aí... O mais interessante é que uma vez que tenhamos padrões de comportamento mapeados podemos prever o desenvolvimento de uma rede e, eventualmente, desenvolver programas para impedir ou incentivar um determinado comportamento. Por exemplo, se mapeamos que uma parcela de uma rede é obesa, podemos preparar programas para que estes membros venham a participar de atividades físicas, praticar esportes, etc. Os seus algorítmos fazem exatamente isso.

Segundo Nicholas, "Sabemos que nossa felicidade ou tristeza, ou a probabilidade de riscos para a nossa saúde como obesidade e fumo, são afetadas pela rede social em que vivemos e, ao mesmo tempo, influencia todos aqueles com quem convivemos. Nós somos influenciados não apenas por nossos amigos, mas também pelos amigos de nossos amigos e pelos seus amigos, que podemos nem mesmo conhecer"

Hoje já existem diversas iniciativas que procuram aplicar avançados métodos de pesquisa na análise de Redes Sociais. Eu acredito, e tenho repetido isso, que um dos nossos maiores desafios será entender as redes que frequentamos, os seus padrões, conexões e interconexões. Estou seguro de que aí reside, também, o maior benefício das Redes Sociais. Se conseguirmos entender estes padrões, podemos aplicar seus resultados para a saúde, educação, economia, desenvolvimento urbano e diversas outras áreas.

A IBM investe enormes quantias de dinheiro em R&D na área de Redes Sociais. Uma boa parcela destes investimentos está exatamente em Análise de Redes Sociais. Internamente, por exemplo, já temos mapas de relacionamentos que apontam para "clusters de especialistas" e orientam programas de desenvolvimento.

Em poucos anos já poderemos ver aplicações práticas deste tipo de análise gerando resultados. Hoje, por exemplo, a região da cidade do Rio de Janeiro está sofrendo imensamente com as fortes chuvas de verão que cairam nos últimos dias sobre a cidade e a região serrana. Acredito que podemos ter um sistema de mapeamento de redes sociais que pode vir a ajudar na prevenção e no atendimento de crises. Situação similar aconteceu na Califórnia há poucos anos e foram usados mash-ups e outras tecnologias Web 2.0 para auxiliar a população.

Muitos benefícios ainda estão por vir! Vamos torcer e colaborar!


(1) http://www.prnewswire.com/news-releases/introducing-mednetworks-new-venture-based-on-social-network-analytic-technology-developed-at-harvard-university-100256344.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/redes-sociais-influenciando.html
(3) http://www.businesswire.com/news/home/20100825005427/en/Exclusive-Partnership-Healthways-MedNetworks-Utilizes-Power-Social

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Get Social at Lotusphere! Agregador Disponível!


Faltam apenas duas semanas para a Lotusphere!. Ontem foi colocado em produção o "agregador" de Redes Sociais para o evento. Considerando que são esperadas mais de 5 mil pessoas nesta edição da Lotusphere, ele será uma excelente demonstração de como usar as tecnologias de Rede Social para fazer com que os presentes e/ou interessados possam conversar, compartilhar interesses e até mesmo selecionar os temas de maior interesse, participando de pesquisas online.

Para quem quiser conhecer um pouco mais, recomendo registrar-se pelo link abaixo!

(1) http://www-949.ibm.com/social/lotusphere/

Get Social at Lotusphere! Registre-se e conte o que você quer ver na Lotusphere!

#LS11

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Redes Sociais influenciando comportamentos, a próxima década

Já faz algum tempo que eu venho tentando entender melhor a dinâmica com que as Redes Sociais vem se desenvolvendo. Todos sabemos que ainda vivemos os "primordios" de uma longa história e que muita coisa ainda vem pela frente. Algumas perguntas que me vem a cabeça... em que momento estamos na "curva da vida" das Redes Sociais? O que veremos em seguida? Quais serão as características mais importantes das novas fases?
Estudiosos afirmam que a década passada assistiu a estruturação do framework de Redes Sociais no ambiente Web. Foi a década em que as redes foram construidas, onde as conexões foram criadas. A principal ferramenta foi, e ainda é, o Facebook. Hoje mais de 500 milhões de pessoas estão de alguma forma conectadas e trocam experiências pelo Facebook. E este número não para de crescer.

Segundo estes mesmos estudiosos, a década que inicia agora deve, além de consolidar a mega Rede Social mundial, ampliar sua influência. E este vai ser um ponto fundamental desta nova fase... a capacidade de influenciar.... sejam comportamentos, padrões ou consumo.

A expectativa é que uma vez estruturadas, as Redes Sociais vão ser exploradas por entidades (pessoas, empresas, governos, etc) para influenciar comportamentos e decisões. Da mesma forma que ocorre hoje com a mídia na televisão ou em revistas e jornais. A diferença é que ela terá uma dinâmica própria, ainda completamente desconhecida.

A "capacidade de influenciar" vai ser, portanto, uma das características mais importantes para medir o sucesso de uma destas entidades. Ainda temos muito o que descobrir nesta área. O vídeo abaixo é de uma apresentação extremamente criativa feita no TED sobre este tema. O autor, Nicholas Christakis, do Departamento de Sociologia da Universidade Harvard, explora como fatores sociais podem influenciar comportamentos e abre uma janela para discutir a capacidade de influenciar em uma rede social qualquer. 

A comparação que ele faz ao final do vídeo entre o grafite e o diamante, que são compostos pelos mesmos elementos mas tem características completamente diferentes é brilhante... Sua tese é que a forma como as Redes Sociais se estruturam faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma rede qualquer.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Mulheres, unidas, jamais serão vencidas!!!


Quem nunca ouviu esse bordão???!!! Ou na versão "Meninas, unidas, jamais serão vencidas!!!"... pois é, parece que elas encontraram um jeito... O site bolsademulher.com (1), controlado pela IdeiasNet (2), é um mega portal orientado para mulheres. A idéia é que a união de milhões de mulheres pode fazer uma enorme diferença e, com isso, criaram o que talvez seja a maior comunidade feminina do Brasil (o site também tem uma versão para outros países da América Latina, o "BolsodeMujer.com", 3). Trata-se de um exemplo fantástico de Rede Social de sucesso.

Mas, afinal, o que diferencia um Portal de uma Rede Social? Por que inúmeros outros sites são simplesmente "sites" e não podem ser classificados como uma Rede Social?

A disponibilidade de serviços interativos baseados em tecnologias como "Blogs", "Wikis" e "Bookmarks", dentre outros, é uma das principais características de uma Rede Social. Todos estes serviços, quando estão juntos em um site favorecem a criação, o crescimento e o fortalecimento de "comunidades", forjando uma verdadeira Rede Social. Neste cenário, você consegue identificar claramente os membros da rede, seus relacionamentos, interesses e interações. Tipicamente, você não "acessa" um site de Rede Social, você "participa". E aí está uma característica fundamental, o "senso de pertencer" a uma comunidade.

Um outro movimento que tem caracterizado os sites de Redes Sociais é a especialização. O site Bolsa de Mulher é um exemplo claro, com foco no público feminino. Mas existem outros mundo a fora... eu mesmo já coloquei um post aqui sobre a Rede Social criada pela Amazon, a "Amazon Mom" (4), que é uma rede social voltada para pais com filhos pequenos. Uma das propostas desta rede é a venda de fraldas no formato de "assinatura"... você define os dias de entrega e recebe automaticamente as fraldas em seu endereço, com desconto de 30%. Legal, né? Além dele, temos o LinkedIn, com foco em uma Rede Social profissional.

Claro que esta não é uma regra. O Facebook e o Orkut são os melhores exemplos de Redes Sociais generalistas. Mas, mesmo neles você vê claramente a formação de comunidades internas com interesses específicos.

E você, participa de uma "Rede Social", além do Facebook ou do Orkut, claro?

É isso... Mulheres, unidas, jamais serão vencidas!

(1) www.bolsademulher.com
(2) http://www.ideiasnet.com.br/
(3) www.BolsodeMujer.com
(4) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/09/amazon-mom-uma-rede-social-para-pais-e.html

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lotusphere 2011 - Faltam apenas 23 dias!

Faltam apenas 23 dias para o maior evento de Colaboração e Redes Sociais do Mundo e você não pode perder!

Social Media Revolution 2 (Refresh)

Em 2009, Erik Qualman decidiu fazer um video para a Internet com base no livro Socialnomics. Como no mundo da Web 2.0 a contagem do tempo não segue os padrões convencionais, em um ano o vídeo ficou obsoleto. No ano passado, ele liberou um refresh do vídeo, atualizando informações e estatísticas. Assistindo ao vídeo já notamos que ele está ficando desatualizado novamente, mas ainda assim, para quem não viu, vale a pena assistir.

Maiores detalhes sobre o livro, seu autor, bem como referências e outros vídeos podem ser obtidos diretamente no site Socianomics (1).



(1) http://socialnomics.net/

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Quora - O "Oráculo Social" do Século XXI?



Você tem uma dúvida ou está simplesmente buscando uma resposta para uma pergunta... já fez inúmeras pesquisas na Web mas ainda não conseguiu nada que pareça adequado. O que fazer? Que tal pesquisar em um site específico para Perguntas e Respostas? Não, não se trata de um fórum específico para um determinado tema, nem da Wikipedia. O site Quora (1) tem como proposta ser um repositório de perguntas e respostas sobre qualquer assunto, uma enorme base de conhecimento coletiva.

Foi fundada em Abril de 2009 e, pelos padrões atuais, já pode ser considerada uma empresa veterana. Seu fundador e CEO, Adam D'Angelo, acredita que mais de 90% das informações que as pessoas buscam na Internet ainda não estão disponíveis de uma forma simples e fácil de usar. Aliás, tanto ele quanto seu sócio Charlie Cheever, sairam do Facebook. Adam era CTO e VP de Engenharia... Charlie liderava o Facebook Connect e o Facebook Platform, áreas ligadas ao desenvolvimento via APIs (2).

Sua proposta é ser uma coleção de perguntas e respostas em contínua evolução, criado, editado e organizado por quem usa o site. Seu objetivo é ser um mega repositório de conhecimento que, eventualmente, um dia, vai ser capaz de responder a qualquer pergunta...

Tudo dando certo, será o Oráculo do nosso século. O primeiro a de fato utilizar o conhecimento de uma Rede Social para responder às inúmeras perguntas ainda não respondidas, de acordo com seu criador.

Diversas empresas, como a própria IBM, por exemplo, já utilizam este tipo de ambiente internamente. No caso da IBM, o Connections permite que sejam compartilhadas perguntas e repostas. Além disso, sabemos quem respondeu e, consequentemente, temos segurança com relação a resposta. Foram investidos centenas de milhões de dólares na suite de Social Network "Connections" e os quase 500 mil funcionários da empresa em todo o mundo usam de forma intensiva o ambiente.

O Quora, da mesma forma que o Connections, associa cada pergunta ou resposta diretamente a uma pessoa. E cada pessoa tem, no site, um resumo de suas qualificações, o que dá uma base para quem está fazendo uma pergunta validar se a resposta foi dada por alguem que tem credibilidade para tal. Funciona em um modelo similar ao do Connections, mas em um "mundo aberto". Em tese, ele se autoregulará e, acredito, este será seu grande desafio. A qualidade das informações vai ser crítica para a credibilidade do site.

Mas será que vai dar certo? Acredito que o site ainda não tenha resposta para esta pergunta... O fato é que com menos de um ano de vida recebeu investimentos de US$ 86 milhões da Benchmark Capital que também acreditou em outras empresas um pouco mais "antigas" como a eBay, a RedHat, a Second Life e o Twitter.

(1) http://www.quora.com/
(2) http://www.quora.com/press

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A IBM, o novo Centro de Operações do Rio de Janeiro e as Redes Sociais


O novo Centro de Operações da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. Foram usados mais de 300 mil metros de cabos de telecomunicações para integrar as informações recebidas e geradas pelo Centro. São mais de 300 monitores espalhados por 100 salas. O Centro tem o maior telão da América Latina, com 80 metros quadrados, composto por 80 monitores de 46 polegadas, que será constantemente utilizado por 400 operadores, trabalhando em 3 turnos.

Este é o primeiro projeto de Cidade Inteligente da IBM na América Latina e um dos mais modernos do mundo. Toda esta tecnologia já está a disposição da Prefeitura do Rio de Janeiro e vai interligar 30 órgãos municipais e diversas concessionárias (1 e 2). O Centro de Operações é uma exigência imposta pelo COI para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Com o Centro, a Prefeitura vai poder monitorar a cidade a cada segundo do dia, através de mais de 100 câmeras espalhadas pela cidade, e tomar ações em tempo recorde, evitando problemas maiores para a cidade. Os problemas causados por um simples acidente de carro, que outrora bloqueavam ruas e causavam caos em determinadas áreas, podem virar história.

Ao mesmo tempo, imagino uma nova fase do projeto. Da forma que está, já é um super presente para o carioca. Imagino uma nova fase, com um Centro de Operações ainda mais interligado com Redes Sociais. E não estou falando apenas da integração com o Twitter, que já está em operação. Penso em algo mais amplo, que pode fortalecer o conceito de cidadão carioca.

Imagino a criação de Comunidades, que podem ser compostas por moradores de um bairro, de uma região ou que, simplesmente, compartilhem um interesse comum. Estas comunidades poderiam receber informações personalizadas do Centro de Operações, produzidas exclusivamente para seus membros.

Imagino a possibilidade de a Prefeitura definir níveis de serviço para cada órgão, monitorar pelo Centro de Operações e compartilhar, através de um grande Painel de Controle, com os cidadãos. A cada momento, poderiamos saber como está o nível de atendimento da Polícia, de uma concessionária de ônibus ou dos bombeiros.

Imagino a criação de centros de educação em cidadania, onde através de educação a distância se poderia treinar cidadãos.

A interligação da Prefeitura com todos os órgãos municipais, com as concessionárias de serviços e com outras prestadoras de serviço vai trazer um benefício enorme para a cidade. A possibilidade de compartilhar as informações via Redes Sociais pode dar ao projeto uma dimensão única, multiplicando seus benefícios e levando-os para todos os cidadãos do Rio de Janeiro e para os milhões de turistas que visitam a cidade a cada ano.

(1) http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=50495
(2) http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/12/novo-centro-de-operacoes-garante-mais-seguranca-nas-festas-cariocas.html