Sabe-se, faz muito tempo, que nosso sistema educacional tem problemas. Dentre os principais que são recorrentemente mencionados podemos lembrar de professores mal qualificados, salários baixos, péssimas condições das salas de aula, alunos despreparados, etc. A lista é grande e inclui também problemas com o governo e com os pais dos alunos. É, definitivamente, um problema com muitas dimensões e extremamente complexo.
Recentemente recebi um email de um amigo com um link para uma apresentação feita por Ken Robinson, um famoso estudioso das áreas de criatividade e inovação (1). A palestra questiona o sistema educacional "moderno", lançando a tese de que ele inibe e até mesmo destroi a criatividade das crianças. A tese é profunda e até mesmo questionável, mas tem seu valor...
Seu ponto de vista é de que o atual sistema educacional foi desenvolvido ainda no século XIX, com o objetivo de atender às demandas da época, início da Revolução Industrial... ou seja, ainda hoje nossas escolas preparariam alunos para uma realidade próxima à daquela época. Ok, talvez isso seja um exagero. Muitas reformas educacionais foram feitas em todos os países. Mas, mesmo assim, seguramente nossos alunos entram em um sistema preparado "para as massas", para produzir um grande número de alunos com formação muito parecida... praticamente uma "linha de montagem".
São pontos para se pensar. Nós, que temos filhos pequenos, somos educadores e acredito que enteder o ponto de vista de Mr. Ken Robinson pode ser de valor... sendo assim, seguem os links para as duas partes da palestra dele, de 18 minutos.
Recentemente recebi um email de um amigo com um link para uma apresentação feita por Ken Robinson, um famoso estudioso das áreas de criatividade e inovação (1). A palestra questiona o sistema educacional "moderno", lançando a tese de que ele inibe e até mesmo destroi a criatividade das crianças. A tese é profunda e até mesmo questionável, mas tem seu valor...
Seu ponto de vista é de que o atual sistema educacional foi desenvolvido ainda no século XIX, com o objetivo de atender às demandas da época, início da Revolução Industrial... ou seja, ainda hoje nossas escolas preparariam alunos para uma realidade próxima à daquela época. Ok, talvez isso seja um exagero. Muitas reformas educacionais foram feitas em todos os países. Mas, mesmo assim, seguramente nossos alunos entram em um sistema preparado "para as massas", para produzir um grande número de alunos com formação muito parecida... praticamente uma "linha de montagem".
São pontos para se pensar. Nós, que temos filhos pequenos, somos educadores e acredito que enteder o ponto de vista de Mr. Ken Robinson pode ser de valor... sendo assim, seguem os links para as duas partes da palestra dele, de 18 minutos.
Vale a pena ouvir!
(1) http://www.sirkenrobinson.com/
Tema atualissimo e bem oportuno... Parabens pela pauta Flavio!
ResponderExcluir