Essa é a pergunta que não quer calar... Um dos pontos mais discutidos pela mídia especializada na época em que a MS fez a primeira oferta de compra da Yahoo! foi a difícil tarefa da MS de manter as "cabeças pensantes" da Yahoo! dentro de casa. Pois eis que poucos meses depois assistimos a uma fuga de profissionais de todos os níveis na empresa, sejam executivos ou técnicos. E, neste cenário, como discutido no post anterior, o que acontece com o efetivo valor da Yahoo!? Até que ponto a empresa está perdendo valor ao peder profissionais para o mercado? Até que ponto ela está perdendo valor para a MS?
Fato: executivos e técnicos estão abandonando a empresa em um rítmo acelerado (1).
Fato: conhecimento está saindo da Yahoo!
E isso é grave. Parte significativa do valor da Yahoo! está no conhecimento que estes profissionais tem. A MS continua interessada na Yahoo! e, segundo o mercado, está para fazer uma nova oferta de compra da empresa (2). É claro que existem outros ítens de interesse para a MS como os anunciantes, a tecnologia em sí e a fatia de mercado que a Yahoo! tem hoje. Tudo isso tem valor para a MS.
No entanto, a perda de valor da Yahoo! com relação a perda de profissionais é significativa. Não existe hoje no mercado uma regra de cálculo para este valor. Vamos ter que aguardar uma eventual nova oferta da MS para analisar o impacto que este movimento vai ter, se é que vai ter algum.
(1) http://www.tmcnet.com/usubmit/2008/06/19/3508195.htm
(2) http://www.eweek.com/c/a/Enterprise-Apps/Microsoft-to-Circle-Back-for-Yahoo/
Fato: executivos e técnicos estão abandonando a empresa em um rítmo acelerado (1).
Fato: conhecimento está saindo da Yahoo!
E isso é grave. Parte significativa do valor da Yahoo! está no conhecimento que estes profissionais tem. A MS continua interessada na Yahoo! e, segundo o mercado, está para fazer uma nova oferta de compra da empresa (2). É claro que existem outros ítens de interesse para a MS como os anunciantes, a tecnologia em sí e a fatia de mercado que a Yahoo! tem hoje. Tudo isso tem valor para a MS.
No entanto, a perda de valor da Yahoo! com relação a perda de profissionais é significativa. Não existe hoje no mercado uma regra de cálculo para este valor. Vamos ter que aguardar uma eventual nova oferta da MS para analisar o impacto que este movimento vai ter, se é que vai ter algum.
(1) http://www.tmcnet.com/usubmit/2008/06/19/3508195.htm
(2) http://www.eweek.com/c/a/Enterprise-Apps/Microsoft-to-Circle-Back-for-Yahoo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário