Nos últimos dez anos vimos um crescimento impressionante da Internet, tanto em número de usuários quanto em relação a quantidade de informações Quando queremos fazer uma consulta, já estamos acostumados a pesquisar no Google, por exemplo, ou em outro site de buscas. Os resultados usualmente apontam para centenas de milhares de referências ou, dependendo do assunto, para milhões de endereços distintos.
O mesmo acontece diariamente dentro das grandes corporações. Empresas como a IBM, por exemplo, que tem mais de 470 mil funcionários, tem uma Intranet extremamente sofisticada e rica. No entanto, o problema do excesso de informações também surgiu dentro de suas paredes.
Para complicar a situação, aumentou consideravelmente a quantidade de informação publicada de forma expontânea pelos seus funcionários. Um indicador interessante compara a quantidade de conteúdo produzido pela empresa com aquele produzido pelos seus funcionários. Hoje, na IBM, a produção de conteúdo pelos funcionários é cerca de 15 vezes maior do que a produzida pela empresa. E tende a aumentar.
Surge aqui um ponto interessante. Com tanta informação produzida diretamente pelos funcionários, como garantir que ela tem qualidade? Como garantir que ela chegue aos locais e pessoas corretas, no tempo certo?
Para responder a esta questão, a IBM criou a missão do "curador de conteúdo". Trata-se de uma função extremamente importante e que procura, de forma criteriosa, avaliar o conteúdo produzido e seu valor. Em alguns casos, o curador está associado a uma indústria específica, como Finanças, Governo ou Varejo.
A idéia é garantir que qualquer um possa produzir informação e também localizar a informação desejada. Mais ou menos da mesma forma que um curador de um museu que, quando está planejando uma exposição, procura encontrar as peças mais representativas. Ele é um "endosso" de que aquela peça tem valor. Da mesma forma, o "curador de conteúdo" dá o "selo de garantia" de uma informação qualquer.
Será uma nova profissão surgindo? Em tese, hoje, a missão de publicar conteúdo ainda está muito associada a área de Comunicação na maioria das empresas. Este novo profissional pode ajudar a mudar o centro de gravidade de comunicações em uma empresa, dando mais peso para os funcionários.
Para maiores detalhes, recomendo ler o conteúdo do link abaixo e, também, assistir ao vídeo.
http://www.myragan.tv/Main/Articles/42536.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário