Já faz algum tempo que eu venho tentando entender melhor a dinâmica com que as Redes Sociais vem se desenvolvendo. Todos sabemos que ainda vivemos os "primordios" de uma longa história e que muita coisa ainda vem pela frente. Algumas perguntas que me vem a cabeça... em que momento estamos na "curva da vida" das Redes Sociais? O que veremos em seguida? Quais serão as características mais importantes das novas fases?
Estudiosos afirmam que a década passada assistiu a estruturação do framework de Redes Sociais no ambiente Web. Foi a década em que as redes foram construidas, onde as conexões foram criadas. A principal ferramenta foi, e ainda é, o Facebook. Hoje mais de 500 milhões de pessoas estão de alguma forma conectadas e trocam experiências pelo Facebook. E este número não para de crescer.
Segundo estes mesmos estudiosos, a década que inicia agora deve, além de consolidar a mega Rede Social mundial, ampliar sua influência. E este vai ser um ponto fundamental desta nova fase... a capacidade de influenciar.... sejam comportamentos, padrões ou consumo.
A expectativa é que uma vez estruturadas, as Redes Sociais vão ser exploradas por entidades (pessoas, empresas, governos, etc) para influenciar comportamentos e decisões. Da mesma forma que ocorre hoje com a mídia na televisão ou em revistas e jornais. A diferença é que ela terá uma dinâmica própria, ainda completamente desconhecida.
A "capacidade de influenciar" vai ser, portanto, uma das características mais importantes para medir o sucesso de uma destas entidades. Ainda temos muito o que descobrir nesta área. O vídeo abaixo é de uma apresentação extremamente criativa feita no TED sobre este tema. O autor, Nicholas Christakis, do Departamento de Sociologia da Universidade Harvard, explora como fatores sociais podem influenciar comportamentos e abre uma janela para discutir a capacidade de influenciar em uma rede social qualquer.
A comparação que ele faz ao final do vídeo entre o grafite e o diamante, que são compostos pelos mesmos elementos mas tem características completamente diferentes é brilhante... Sua tese é que a forma como as Redes Sociais se estruturam faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma rede qualquer.
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