sábado, 8 de janeiro de 2011

Mulheres, unidas, jamais serão vencidas!!!


Quem nunca ouviu esse bordão???!!! Ou na versão "Meninas, unidas, jamais serão vencidas!!!"... pois é, parece que elas encontraram um jeito... O site bolsademulher.com (1), controlado pela IdeiasNet (2), é um mega portal orientado para mulheres. A idéia é que a união de milhões de mulheres pode fazer uma enorme diferença e, com isso, criaram o que talvez seja a maior comunidade feminina do Brasil (o site também tem uma versão para outros países da América Latina, o "BolsodeMujer.com", 3). Trata-se de um exemplo fantástico de Rede Social de sucesso.

Mas, afinal, o que diferencia um Portal de uma Rede Social? Por que inúmeros outros sites são simplesmente "sites" e não podem ser classificados como uma Rede Social?

A disponibilidade de serviços interativos baseados em tecnologias como "Blogs", "Wikis" e "Bookmarks", dentre outros, é uma das principais características de uma Rede Social. Todos estes serviços, quando estão juntos em um site favorecem a criação, o crescimento e o fortalecimento de "comunidades", forjando uma verdadeira Rede Social. Neste cenário, você consegue identificar claramente os membros da rede, seus relacionamentos, interesses e interações. Tipicamente, você não "acessa" um site de Rede Social, você "participa". E aí está uma característica fundamental, o "senso de pertencer" a uma comunidade.

Um outro movimento que tem caracterizado os sites de Redes Sociais é a especialização. O site Bolsa de Mulher é um exemplo claro, com foco no público feminino. Mas existem outros mundo a fora... eu mesmo já coloquei um post aqui sobre a Rede Social criada pela Amazon, a "Amazon Mom" (4), que é uma rede social voltada para pais com filhos pequenos. Uma das propostas desta rede é a venda de fraldas no formato de "assinatura"... você define os dias de entrega e recebe automaticamente as fraldas em seu endereço, com desconto de 30%. Legal, né? Além dele, temos o LinkedIn, com foco em uma Rede Social profissional.

Claro que esta não é uma regra. O Facebook e o Orkut são os melhores exemplos de Redes Sociais generalistas. Mas, mesmo neles você vê claramente a formação de comunidades internas com interesses específicos.

E você, participa de uma "Rede Social", além do Facebook ou do Orkut, claro?

É isso... Mulheres, unidas, jamais serão vencidas!

(1) www.bolsademulher.com
(2) http://www.ideiasnet.com.br/
(3) www.BolsodeMujer.com
(4) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/09/amazon-mom-uma-rede-social-para-pais-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário