Como vimos anteriormente em (1), para termos "melhores professores" um dos 3 principais pontos de atenção são as escolas. Melhorias na infraestrutura das salas de aula podem ter impacto positivo na qualidade dos professores e das aulas ministradas, com melhoria significativa no rendimento dos alunos.
Neste sentido, um dos grandes desafios da educação, não somente no Brasil mas em todo o mundo, é garantir que os alunos e professores tenham acesso aos recentes progressos tecnológicos. Ter um computador por aluno ainda é quase um sonho distante na maioria absoluta das escolas brasileiras. Este sonho, no entanto, já está bem próximo da realidade em Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro.
A cidade, durante décadas, sustentou a economia local com os empregos gerados pela ainda estatal Light, empresa de iluminação pública). Em 21 de maio de 96, a empresa foi privatizada em leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (2), provocando uma forte onda de demissões. Autoridades locais planejaram, então, algumas ações para atrair novas empresas para a região. O problema é que não bastou o tradicional modelo de "redução de impostos". Havia um entrave ainda maior, que era a falta de mão-de-obra qualificada... E, para avançar, era fundamental que fossem feitos investimentos em educação.
Em parceria com o Governo do Estado, o município conseguiu um aporte de R$ 4 milhões para adquirir os equipamentos necessários (laptops). Além disso, a prefeitura ainda entrou com mais quase R$ 2 milhões, para investimentos em infraestrutura e treinamento dos professores.
Com isso, Piraí está se tornando o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter um computador para cada aluno matriculado na rede pública de ensino (rede pública de ensino infantil, fundamental e APAE, além dos professores da cidade) e conectados a internet por banda larga nas escolas.
Para se ter uma idéia do impacto que computadores podem ter em sala de aula, o INDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, (3)) de uma escola no município fluminense de Arrozal era de 2.2 e passou para 4.8 depois da introdução dos computadores. O INDEB é um índice criado pelo MEC em Abril de 2007 para sintetizar o desempenho escolar dos alunos e varia de 0 a 10. A meta Brasileira para o ensino básico, atualmente está em torno de 4 pontos, com o objetivo de se atingir 6 em 2021 (4).
O projeto que sustentou todo o investimento já feito é bem amplo e cobriu desde infraestrutura de fibras óticas para acesso a Internet em Banda Larga, aquisição de equipamentos como laptops e servidores, bem como treinamento especializado para os professores do município (4).
Resultados Práticos
Os primeiros resultados dos investimentos já são animadores... Segundo o estudo apresentado por Edson Sadao, Mestre e Doutorando em Administração Pública e Governo pela pela FGV-EAESP (5), desde a inauguração da rede de tecnologia, em fevereiro de 2004, já foram criados cerca de 1.500 empregos diretos e outros 2.000 empregos indiretos. Considerando que a cidade tem aproximadamente 23 mil habitantes, o número é bastante significativo. Além disso, um número maior de empresas tem procurado a região para iniciar operações.
Uma primeira conclusão a que se pode chegar é que onde existe planejamento sério em relação a Educação e, principalmente, compromisso na execução, o sucesso é garantido... Mais mão-de-obra qualificada significa mais empresas, mais empregos, melhores salários e, finalmente, crescimento sustentado da região...
Parabéns ao Governo Municipal de Piraí pela iniciativa e ao Governo do Estado por suportá-la. Que o Governo do Estado leve este programa aos outros municípios onde, hoje, temos hum milhão e meio de crianças no ensino fundamental aguardando! (5)
(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2009/03/como-ter-melhores-professores.html
(2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Light_(Rio_de_Janeiro)
(3) http://ideb.inep.gov.br/Site/
(4) http://tribunaregiao.com.br/cotidiano/noticias.php?idNot=5375
(5) http://74.125.47.132/search?q=cache:aKc4FwUiAaQJ:www.ritla.net/index.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D76+pirai+e+informatizacao&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a
(6) http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4630&sid=2
Neste sentido, um dos grandes desafios da educação, não somente no Brasil mas em todo o mundo, é garantir que os alunos e professores tenham acesso aos recentes progressos tecnológicos. Ter um computador por aluno ainda é quase um sonho distante na maioria absoluta das escolas brasileiras. Este sonho, no entanto, já está bem próximo da realidade em Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro.
A cidade, durante décadas, sustentou a economia local com os empregos gerados pela ainda estatal Light, empresa de iluminação pública). Em 21 de maio de 96, a empresa foi privatizada em leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (2), provocando uma forte onda de demissões. Autoridades locais planejaram, então, algumas ações para atrair novas empresas para a região. O problema é que não bastou o tradicional modelo de "redução de impostos". Havia um entrave ainda maior, que era a falta de mão-de-obra qualificada... E, para avançar, era fundamental que fossem feitos investimentos em educação.
Em parceria com o Governo do Estado, o município conseguiu um aporte de R$ 4 milhões para adquirir os equipamentos necessários (laptops). Além disso, a prefeitura ainda entrou com mais quase R$ 2 milhões, para investimentos em infraestrutura e treinamento dos professores.
Com isso, Piraí está se tornando o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter um computador para cada aluno matriculado na rede pública de ensino (rede pública de ensino infantil, fundamental e APAE, além dos professores da cidade) e conectados a internet por banda larga nas escolas.
Para se ter uma idéia do impacto que computadores podem ter em sala de aula, o INDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, (3)) de uma escola no município fluminense de Arrozal era de 2.2 e passou para 4.8 depois da introdução dos computadores. O INDEB é um índice criado pelo MEC em Abril de 2007 para sintetizar o desempenho escolar dos alunos e varia de 0 a 10. A meta Brasileira para o ensino básico, atualmente está em torno de 4 pontos, com o objetivo de se atingir 6 em 2021 (4).
O projeto que sustentou todo o investimento já feito é bem amplo e cobriu desde infraestrutura de fibras óticas para acesso a Internet em Banda Larga, aquisição de equipamentos como laptops e servidores, bem como treinamento especializado para os professores do município (4).
Resultados Práticos
Os primeiros resultados dos investimentos já são animadores... Segundo o estudo apresentado por Edson Sadao, Mestre e Doutorando em Administração Pública e Governo pela pela FGV-EAESP (5), desde a inauguração da rede de tecnologia, em fevereiro de 2004, já foram criados cerca de 1.500 empregos diretos e outros 2.000 empregos indiretos. Considerando que a cidade tem aproximadamente 23 mil habitantes, o número é bastante significativo. Além disso, um número maior de empresas tem procurado a região para iniciar operações.
Uma primeira conclusão a que se pode chegar é que onde existe planejamento sério em relação a Educação e, principalmente, compromisso na execução, o sucesso é garantido... Mais mão-de-obra qualificada significa mais empresas, mais empregos, melhores salários e, finalmente, crescimento sustentado da região...
Parabéns ao Governo Municipal de Piraí pela iniciativa e ao Governo do Estado por suportá-la. Que o Governo do Estado leve este programa aos outros municípios onde, hoje, temos hum milhão e meio de crianças no ensino fundamental aguardando! (5)
(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2009/03/como-ter-melhores-professores.html
(2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Light_(Rio_de_Janeiro)
(3) http://ideb.inep.gov.br/Site/
(4) http://tribunaregiao.com.br/cotidiano/noticias.php?idNot=5375
(5) http://74.125.47.132/search?q=cache:aKc4FwUiAaQJ:www.ritla.net/index.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D76+pirai+e+informatizacao&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a
(6) http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4630&sid=2
Acho muito legal a iniciativa de Piraí. O problema é que só escuto falar dela nos últimos cinco anos. Sempre citada como exemplo, modelo, etc.
ResponderExcluirNa prática deveríamos ter centenas de casos como esse no Brasil. Deveria ser a regra e não a exceção.