terça-feira, 25 de outubro de 2011

IBM + Plantronics = Redes Sociais Corporativas e Mobilidade


O aumento do uso de tecnologias móveis tem um impacto enorme na forma como todos nós nos relacionamos e comunicamos. Em menos de 15 anos, nossa sociedade ficou mais interconectada, muito  mais próxima. E esta transformação também tem um impacto muito grande na forma como conhecimento é produzido e consumido.

Em empresas de qualquer tamanho pode-se observar um movimento firme para mobilizar cada vez mais seus colaboradores. Seja utilizando notebooks, tablets ou smartphones, cada vez mais ficamos "desconectados" de nosso ambiente físico de trabalho e "conectados" em nosso trabalho. O tradicional "escritório", ou "repartição", se quisermos ir mais longe, vai ficando cada vez mais em um passado distante.

Eis que acabo de receber meu novo Plantronics Voyager Pro UC (1). Trata-se do que existe de mais atualizado em temos de headset para conexão Bluetooth com suporte a softphone. A qualidade do som, tanto para o emissor quanto para o receptor, é realmente espetacular. O seu sistema de processamento de áudio garante um som limpo, sem ruidos externos. Estou usando-o conectado ao mesmo tempo ao meu notebook e ao meu iPhone. Desta forma, posso participar de calls e, se receber uma chamada no iPhone sou informado e posso atendê-la ou não.

Totalmente integrado com o IBM Sametime (ST) e com o IBM Sametime Unified Telephony (SUT) (ver 2 e 3), ele me permite utilizar o softphone do ST para efetuar ligações sobre IP. E é exatamente neste ponto em que ele brilha. É possível, por exemplo, utilizá-lo para gerenciar e alternar entre multiplas chamadas, no Sametime, em um aparelho celular ou em um aparelho fixo. Graças aos novos sensores do aparelho, basta colocar o headset no ouvido para responder a uma chamada do Sametime automaticamente, sem necessidade de pressionar qualquer botão (a tecnologia chama-se Smart Sensor Wearing State).

Com ele posso navegar no IBM Connections e em nossa Intranet e conetar-me com outros colegas de trabalho de forma transparente e rápida. Por exemplo, se estou visitando uma Comunidade do IBM Connections e desejo conversar com um dos membros, basta clicar sobre o nome dele com o botão direito do mouse e, em seu cartão de visitas, pressionar "Call". Simples assim. 

A utilização do SUT permite um gráu de transparência enorme no gerenciamento de chamadas. Não importa, para quem está iniciando a ligação, onde está o destinatário. O SUT, tomando por base as regras definidas pelo receptor, direciona a chamada para o destino correto. Por exemplo, posso configurar o SUT para direcionar uma chamada para o meu celular caso o meu status no Sametime aponte para "Ausente"... ou até mesmo para minha caixa postal caso meu status seja "Não perturbe".

O IBM Sametime é totalmente multiplataforma (Windows, Mac e Linux) e suporta várias plataformas móveis como iOS e Android. Agora em Novembro um novo release, o 8.5.2 IFR1, será liberado disponibilizando um cliente específico para iOS (iPhone e iPad). Já o SUT terá uma nova versão do discador para iPad, iPhone e Android, que permitirá a definição de regras de roteamento e o início de ligações pelo SUT diretamente destes dispositivos.

Na prática, a integração do Plantronics Voyager Pro UC com a família IBM Sametime abre enormes possibilidades para ampliar o alcance de uma Rede Social Corporativa, tornando-a mais "móvel", independente da localização dos seus membros. Ele viabiliza uma maior integração entre Pessoas, Lugares e Informações e incorpora uma nova dimensão às RSCs, a mobilidade. Desta forma, permite que pessoas possam processar informações, gerando ou consumindo conhecimento, independente de sua localização.

"Get Social, Do Business" com IBM Sametime, IBM SUT e Plantronics Voyager Pro UC.

(1) http://www.plantronics.com/us/product/voyager-pro-uc
(2) http://www.plantronics.com/us/support/software-downloads/ibm-sametime.jsp
(3) http://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi-bin/ssialias?subtype=ca&infotype=an&appname=iSource&supplier=897&letternum=ENUS211-180

Nenhum comentário:

Postar um comentário