segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pílula do Imóvel - Uma Rede Social para o Mercado Imobiliário



O mercado imobiliário brasileiro cresceu absurdamente nos últimos anos. Milhares de famílias passaram a consumir pela primeira vez em suas vidas o produto “imóvel” sendo que muitos tiveram a chance de comprar um imóvel novo, comprado na planta. A complexidade dos contratos, os elevados valores envolvidos e principalmente a distância entre a data da compra e o recebimento das chaves, tem deixado clientes inseguros e preocupados. Até mesmo a convivência em condomínios, suas regras e exigências são assuntos novos para muitos que até então nunca haviam morado em condomínios.

Para atender a este público acaba de ser lançada uma nova Rede Social, a "Pílula do Imóvel" (www.piluladoimovel.com.br). Trata-se de um conceito completamente inovador até mesmo analisando o mercado internacional. Ela nasce somando conceitos de redes sociais com temas relacionados a imóveis em condomínios, sejam eles novos ou usados. A Pílula nasceu de um investimento total de um ano e meio de seus sócios e equipe, e é um Portal realmente único. 

A idéia do projeto é oferecer a todos os seus usuários um conjunto de ferramentas para apoiar e ajudar o comprador ou morador de um imóvel em condomínio, além de um conteúdo refletindo opiniões isentas, principalmente de clientes das construtoras. Um site imobiliário sem anúncio de imóveis! Bem interessante.

Nas pesquisas realizadas pela equipe da Pílula, foi observado que a maior parte dos artigos e reportagens para o comprador de um imóvel mostram-se muito mais voltados ao negócio imobiliário, a transação imobiliária, a compra, venda e locação. Em qualquer canal de comunicação isto acontece. A tendência sempre é por estimular e incentivar a transação.

A Pílula não tem como modelo de negócio ganhar comissão sobre a transação de imóveis.  A proposta da Pílula é de compartilhar um conteúdo isento, a idéia é aproximar pessoas que, apesar de terem o mesmo interesse, não se conhecem ainda, nunca se viram. Mas tem as mesmas preocupações, mesmos interesses. Segundo me informaram já nascem com quase 50 mil condomínios de todo o Brasil cadastrados no Portal.

Para o novo usuário, é bem fácil. Depois de fazer o cadastro, se o membro ainda não tiver comprado seu imóvel, ele poderá se beneficiar de avaliações e comentários de pessoas que já adquiriram imóveis de uma construtora... se for uma empresa de capital aberto, poderá ver como estão seus principais indicadores financeiros, sempre apresentados no formato de rankings, fáceis de serem entendidos.

Se o membro já tiver comprado seu imóvel e ainda não o tiver recebido, poderá trocar idéias com futuros vizinhos, poderá usar o módulo de orçamento para programar sua mudança por exemplo.

Em outro cenário, se o usuário ja estiver morando em seu novo imóvel poderá usar as ferramentas de fóruns para ajudar na gestão do seu condomínio e para se relacionar com os seus amigos e vizinhos. 

A proposta da Pílula para o mercado imobiliário é realmente inovadora. Este modelo já foi testado em outros mercados, com ticket médio muito menor, como o de reservas de hoteis e passagens, com muito sucesso. A expectativa é que este sucesso se repita agora para o mercado de imóveis, aonde o ticket médio é muito mais elevado. Eu recomendo uma visita ao portal, que esta com uma proposta bem atrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário