domingo, 18 de novembro de 2007

Música, vídeo e televisão convergindo na Internet

Fato: as novas tecnologias tem alavancado novas experiências, ampliado fronteiras e aberto espaço para muitas novidades na Internet.

Curiosidade: andei navegando pela Internet em busca de novas fontes para Música, Vídeo e Televisão. Encontrei muita coisa interessante...

1) Joost:

Televisão via Internet? Possibilidade de escolher o canal desejado entre dezenas ou centenas? Ver um filme ou um seriado na hora desejada? A proposta do Joost é um pouco disso tudo e muito mais. E é realidade, hoje. Basta entrar em www.joost.com. A proposta da Joost é oferecer uma nova experiência em TV pela Internet, adicionando "Social Features"... aliás, essa é a nova onda... "Social Features" é tudo aquilo que permite a criação de grupo de usuários e troca de informações e opiniões entre eles... A programação é extremamente variada, assim como a qualidade dos vídeos... tudo, é claro, depende da forma como foi gravado.

2) Last.FM:

Rádio na Internet? Existem centenas de estações que transmitem via Internet. Recentemente encontrei uma que me chamou muito a atenção, a Last.FM. Ela funciona como uma rádio onde quem define a programação é você... pra começar, entre em www.last.fm, baixe o software e preencha um "profile"... pronto, depois é só começar a ouvir... escolha seu artista ou grupo favorito e ouça suas músicas... além disso, com base em sua escolha, a estação monta uma programação variada de artistas e grupos similares. Ou seja, em tese, você pode ficar ouvindo música por bastante tempo sem ter que ouvir algo que você não goste. E a cada vez que você ouve uma música no seu computador com o iTunes, por exemplo, ela é adicionada ao seu perfil, mantendo-o sempre atualizado. Ela chama isso de "scrobbling"... É isso, em tese, que garante que a programação vai ter a sua cara.

3) Azureus:

Vídeos, cinemas, curtas, vídeo-clipes, música, enfim, um local onde se pode encontrar de tudo um pouco, com variedade e alta qualidade. O Azureus é mais um dos diversos softwares P2P disponíveis para download de arquivos. Além disso, ele é um cliente BitTorrent, o que permite, entre outras coisas, maior eficiência no upload e download de arquivos. Visite o site www.azureus.com e faça o download do software. A partir daí, basta escolher que arquivos fazer download... centenas de traillers de filmes, filmes inteiros, softwares freeware, videoclipes em versões produzidas especialmente para Internet... enfim, o que você quiser. Basta procurar.

Visitando estes três sites dá pra se ter uma boa idéia do que anda acontecendo por aí em termos de Som e Vídeo na Internet. Se o seu computador tiver um monitor de alta qualidade e maior que 19 ou 20 polegadas e estiver conectado com seu sistema de som, melhor ainda... Aproveite!

É isso... visitem estes sites e outros simileres... se encontrarem alguma coisa interessante, ou mesmo alguma sugestão ou crítica a algum desses que mencionei, "postem" aqui.

Abcs

Flávio

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Pra que que isso serve?

É absolutamente indiscutível que o uso da Internet acelerou praticamente do Zero a 100 em menos de 15 anos no Brasil. Uma verdadeira revolução, que de certa forma caminhou junto com o avanço dos celulares e das telecomunicações em geral.

A sensação que tenho é que não dá mais pra ficar de fora. Da mesma forma que não conheço ninguém sem celular ou email, acredito que em muito pouco tempo o mesmo fenômeno acontecerá com Blogs ou algo similar. Desta forma, resolvi me juntar a este movimento e, no mínimo, ter condições de avaliar com mais critério o que este movimento significa e eventualmente fazer algum juízo de valor...

Com relação ao "juízo de valor", fica aqui um disclaimer... sou da geração pré-internet, pré-celular e até mesmo pré-email. Ou seja, fui criado em "outro mundo", diferentemente das novas gerações que já navegam na Internet com desenvoltura a partir de 4 ou 5 anos...

Ao mesmo tempo fui um dos primeiros a navegar por algo "similar" a Internet no Brasil, ainda no final da década de 80, com a BITNET, rede acadêmica, e super restritos recursos computacionais. Coloquei similar entre aspas pois não é 100% correto considerar a BITNET como Internet... na realidade foi um movimento anterior ao surgimento e difusão da Internet, no início da década de 90.

Com relação aos Recursos Computacionais, apenas para se ter uma idéia, naquela época, na fase final da reserva de mercado, os primeiros microcomputadores não tinham nem Hard Disk... e tinham escassos 640k de memória RAM... Isso mesmo, não está escrito errado... menos de 1 MegaByte... qualquer pendrive hoje tem mais do que isso e já são comuns pendrives com 4 GigaBytes ou mais...

Desta forma, creio que será possivel ter algum juízo com reação a todo este movimento. No mínimo acredito que possa ser divertido ou um passatempo interessante... Vamos ver...

Comentários são bem vindos!