sábado, 22 de dezembro de 2012

Blogs - O que a África, da Duda Souza, e a IBM, de Ginni Rommety, tem em comum?

O conceito de Rede Social é bem amplo, tanto quando falamos de redes abertas como quando nos referimos ao mundo corporativo. Apesar de possuir motivações distintas, muitos dos componentes são comuns aos dois mundos. Conhecê-los é fundamental para utilizá-los da forma adequada e, quando falamos do projeto de uma Rede Social Corporativa, é chave para o sucesso do mesmo.

Os Blogs são um destes componentes. Blog é uma contração do termo inglês Web Log, que significa Diário da Web. e já estão por aí faz um bom tempo, mais precisamente desde a década de noventa. Comecei a escrever o Explora! em Agosto de 2007, há mais de 5 anos, época em que ainda não tinha uma visão clara de qual seria seu objetivo e alcance. A idéia tradicional de um blog é de ser um espaço onde um autor publica conteúdo em um formato mais curto, mais objetivo. Cada uma destas publicações é conhecidas como post. Existem blogs de todos os tipos, desde aqueles que tratam de assuntos variados até os blogs temáticos, como este que você está lendo, dedicado a Redes Sociais e Computação em Nuvem. Mais recentemente, novos formatos de blog surgiram como aqueles que tem mais de um autor, os multi-author blogs (MABs), e os Ideation Blogs, um tipo especial que tem como objetivo ser um ambiente onde contribuidores podem registrar idéias e outros membros podem votar nas que consideram as melhores, com o objetivo de identificar aquelas que mais agradam a uma comunidade.

O objetivo de um blog é o de compartilhar conhecimento em um formato simplificado e de fácil consumo. Segundo uma estimativa da blogging.org, atualmente existem cerca de 31 milhões de blogueiros, apenas nos Estados Unidos. Além disso, mais de 60% das empresas mantém algum tipo de blog, seja interno ou para comunicação externa. No total, são mais de 500 milhões de visualizações por mês. Ou seja, definitivamente, o blog é um componente muito utilizado e importante quando falamos de uma Rede Social, seja aberta ou corporativa.



Além do próprio Explora!, gostaria de compartilhar dois exemplos de blogs, um para o mundo corporativo e outro em uma rede aberta. É interessante notar as similaridades e as diferenças entre ambos.

A Liderança Executiva na IBM

No mundo corporativo, gostaria de analisar o blog de Ginni Rometty, CEO da IBM. Desde que assumiu a posição de líder da empresa, Ginni tem utilizado seu blog frequentemente para dirigir-se aos funcionários. Utilizando uma linguagem simples e de fácil consumo, ela apresenta idéias, compartilha planos e discute assuntos relacionados com a empresa e com o mercado. O blog é lido diariamente por milhares IBMistas de todo o mundo e, mais importante, são feitos comentário para cada post. Pode-se notar, claramente, três resultados importantes.
  1. Transparência - É utilizado para enviar uma mensagem a toda a IBM, de forma clara e direta, permitindo que todos tenham uma visão clara da estratégia. Com isso, faz com que a empresa como um todo seja mais transparente.

  2. Participação - Cada simples post, além de lido e compartilhado, também é comentado por milhares de IBMistas. Desta forma, cada um de nós sente-se mais engajado na execução da estratégia da empresa. O resultado é uma força de trabalho mais forte e coesa.

  3. Agilidade - A comunicação flui de forma muito mais rápida, fazendo com que mensagens cheguem ao seu objetivo final em muito menos tempo e, principalmente, atingindo mais funcionários.
O exemplo de Ginni Rometty, já discutido anteriormente aqui, é mostra clara do papel que a liderança tem para o sucesso de uma Rede Social Corporativa (RSC). Iniciar um processo de RSC sem o devido suporte dos executivos da empresa é um passo na direção do fracasso. Cabe aos líderes da empresa participar ativamente, se querem que os funcionários também o façam.

A África, de Duda Souza

O segundo exemplo que gostaria de compartilhar é de um blog aberto, o que Duda Souza mantem para contar suas histórias atuando junto a comunidades carentes na África, o Duda na África. Apaixonada pela natureza, descobriu, em 2010, as tribos indígenas do Xingu. Atualmente, trabalha junto com a empresa Oriximiná e com o Instituto Xingu, articulando o projeto de anexar terras privadas a Reserva do Xingu buscando ampliar a área de preservação ambiental. 

Recentemente, apresentou seu trabalho para o fundador da Wilderness Safari, Mr. Russel Friedman, uma referência no tema de preservação socioambiental. Como consequência, foi convidada para um estágio de 3 meses em Botswana. A partir daí, iniciou o delicado trabalho de documentar, em um blog, sua jornada. Seu blog convida todos a uma reflexão, a pensar um pouco fora do nosso mundo do dia-a-dia. Para muitos, pode ser uma surpresa, para muitos, espera-se que seja um convite, um "chamado".

Neste formato de blog, temático, são relatadas suas experiências pessoais. O leitor típico não é funcionário de uma empresa em especial e, sim, alguem interessado em um tema como sustentabilidade, preservação socioambiental ou luta contra a fome.

Características Comuns

A principal característica em comum está relacionada com a vontade de contribuir e, principalmente, com uma mente aberta, preparada para receber sugestões e críticas. Quem escreve um blog, seja aberto ou privado, precisa saber tratar da forma adequada comentários que nem sempre são positivos. Ouvir, analisar, entender e responder a um comentário de um leitor exige amadurecimento e disciplina o que, definitivamente, não é para qualquer um.

Nos dois casos, uma segunda característica é o fato de informação ser compatilhada. Seja para consumo corporativo, seja para consumo pessoal, o blog oferece uma ferramenta simples e rápida para fazer com que conteúdo específico chegue a leitores.

Uma terceira característica importante é que a informação compartilhada tem valor. É esta característica que faz com que as pessoas voltem ao blog depois de uma primeira visita.

Por fim, nos dois casos são utilizados diversos recursos disponíveis em um blog como fotos, vídeos, enquetes e pesquisas. Estes são mecanismos disponíveis para tornar o conteúdo e sua leitura mais atrativa, mais dinâmica. É fundamental entender que a leitura de um post em um blog segue uma dinâmica diferente daquela utilizada em livros. Entender esta diferença e explorar seus recursos faz com que um blog seja mais efetivo em seu papel principal, o de compartilhar conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário