Segundo o "2011 September Symantec Intelligence Report", aproximadamente
74,8% das mensagens de correio eletrônico enviadas diariamente são
classificadas como spam (1). São mensagens enviadas sem solicitação e/ou
contendo informação sem valor para quem as recebe. A boa notícia é que
este número vem baixando nos últimos anos. A má notícia é que ele ainda é
alarmante e causa despesas enormes para empresas em todo o mundo para
gerenciar este tráfego adicional de informações sem valor. O
interessante é notar que este fenômeno vem ganhando força nas Redes
Sociais, em um formato diferente, mas com um efeito similar.
Em
entrevista concedida segunda-feira, na conferência Web 2.0 Summit, Sean
Parker, criador do extinto do Napster e acionista do Facebook, alertou
que o Facebook está perdendo usuários para outras Redes Sociais por não
disponibilizar ferramentas para que seus usuários gerenciem de forma
mais efetiva a enorme quantidade de informação que recebem diariamente
(2).
Qualquer
um que tenha conta no Facebook e que tenha mais de 100 ou 200 amigos
"ativos", sabe muito bem do que estamos falando. A quantidade de
informação que recebemos diariamente pelo FB é, obviamente,
"ingerenciável". Na maioria das vezes simplesmente nem ficamos sabendo
de muita coisa que é publicada e acabamos deixando de saber de coisas
que poderiam ser interessantes. É um fenômeno curioso. Comumente
recebemos mensagens que foram enviadas por alguma "máquina automatizada"
e que podem trazer vírus, caso utilizemos a URL indicada.
A
questão que fica é se realmente precisamos receber todas as informações
que são publicadas. Ou, até mesmo, se devemos publicar tudo o que
"postamos" diariamente. O que fazer para ter informação de melhor
qualidade ou, pelo menos, organizada de alguma forma?
Gerenciar informações em uma Rede
Social é algo complexo e que demanda tecnologias apropriadas. Em uma
rede pública, como o Facebook, ainda não dispomos de nada que nos ajude.
A única alternativa é deixar de ser "amigo" de alguem que envie uma
quantidade exagerada de informações ou, bloqueá-lo, se preferir. Nas
"Configurações de Privacidade" é possível controlar a forma como suas
publicações são vistas por outros na rede. Mas são controles limitados.
Em uma Rede Social Corporativa o
problema também ocorre. Definir se uma determinada publicação tem valor
ou não é algo subjetivo e que depende de análise individual. O que se
pode fazer, nestes casos, é ter um direcionamento claro dos objetivos da
Rede Social e de como utilizá-la. Somente com regras claras se pode ter
um comportamento mais adequado.
Uma alternativa interessante é a
criação do "Curador de Conteúdo Corporativo". Já discutimos sobre este
tema aqui (3). A idéia é que o Curador de Conteúdo seja um profissional
que filtre e classifique informações publicadas em uma Rede Social. Se
usarmos as tecnologias atualmente disponíveis, como o Vantage (4) e o
IBM Cognos Customer Insight (5) é possível construir um "Centro de
Operações" onde informações podem ser cuidadosamente classificadas.
Da
mesma forma que com os Spams de correio eletrônico, acredito ser quase
impossível eliminar o Spam Social. No entanto, três pontos devem ser
observados em projetos de RSCs para reduzir os seus efeitos indesejados:
- Um projeto bem estruturado levando em conta aspectos culturais e comportamentais da empresa
- Ferramentas adequadas, integradas com a Arquitetura de TI da empresa e aderentes a estratégia corporativa de TI
- Regras de uso claras, contidas em um Guia de Uso de fácil acesso e leitura por todos
Um dos grande benefícios de uma Rede Social Corporativa é o compartilhamento de conhecimento entre seus membros. Observando-se os três pontos acima é
possível ter um ambiente mais leve e onde o conhecimento possa ser
compartilhado de forma efetiva.
(1) http://www.symantec.com/en/sg/about/news/release/article.jsp?prid=20110929_01
(2)
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/10/18/sean-parker-facebook-esta-perdendo-usuarios-para-twitter-para-google-925605690.asp
(3) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/12/uma-nova-profissao-o-curador-de.html
(4) http://www-304.ibm.com/partnerworld/gsd/solutiondetails.do?solution=13448&lc=en&stateCd=P&page=&expand=true
(5) http://www-01.ibm.com/software/analytics/cognos/analytic-applications/consumer-insight/
Nenhum comentário:
Postar um comentário