quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Rowan Gibson, o Mr. Innovation, no IBM Forum 2012


Rowan Gibson tem o apelido de "Mr. Innovation". Ele escreveu dois livros que se transformaram em bestsellers, o primeiro em 1996, "Rethinking the Future" e o segundo em 2008, "Innovation to the Core", que Já foram traduzidos para 25 idiomas. Poucos profissionais chegaram ao seu nível de reconhecimento quando o assunto é inovação. Exatamente por causa disso, ele é um dos palestrantes mais disputados no mundo. Nos últimos quatro anos ele fez apresentações e participou de seminários e aulas em 51 países. Hoje, 15 de agosto, ele fez a palestra de abertuda do primeiro dia do IBM Forum 2012. O tema? Inovação.

Sua apresentação foi centrada em mostrar que para que uma empresa tenha crescimento sustentável, tem que inovar, sempre. A inovação é um processo contínuo e deve ser pervasivo, atingindo a todos e não ficar restrita ao departamento de Pesquisa & Desenvolvimento. Ele criou o modelo das "4 Lentes". Basicamente, sua idéia é que, para ser inovador, um profissional deve lançar mão deste modelo. Seus quatro pontos são:
  1. Seja questionador (challenging Orthodoxies) - A inovação está diretamente associada com aqueles que questionam, que desafiam o status quo, que aceitam os riscos de pensar diferente. Quantas vezes ouvimos "isso não vai dar certo"? Esta frase é a representação perfeita do momento em que a inovação é descartada, não incentivada.

    Como exemplos de empresas que souberam utilizar esta lente ele cita a Dyson (eletrodomésticos com design e funcionalidades inovadoras), a Swatch, a Southwest Airlines e a Pringle Prints. Este último merece destaque especial. Afinal, batata frita é batata frita. Quem iria pensar em literalmente imprimir textos em uma simples batata frita? Pois a P&G fez isso e lançou uma linha especial de batatas com textos impressos (records, piadas, curiosidades, etc).

  2. Estude e pegue carona nas tendências (harnessing trends) - Mais do que simplesmente identificar quais são as principais tendências no mercado, estude-as e entenda como é possível literalmente "pegar carona" nelas. Seu principal exemplo aqui é a eBay. Todos sabemos que guardamos objetos em casa que raramente são utilizados. Nos EUA, é bastante comum vermos as Garage Sales, onde estes objetos são vendidos alí mesmo, na garagem. Que tal se existisse um local, online, onde fosse possível vender estes objetos? A eBay trouxe o conceito para o mercado e se transformou em referência.

  3. Conheça e utilize seus recursos (leveraging resources) - Quais são suas principais competências? Quais são seus assets estratégicos? Conhecendo-os bem, pergunte-se, você realmente está utilizando-os da melhor forma possível? Está subutilizando-os? 

    A Disney é citada como empresa que soube identificar bem suas competências e inovar abrindo outras áreas de negócio. Que tal participar de aulas de inglês com os personagens da Disney? Pois foi exatamente o que eles fizeram e abriram uma linha de negócio inteiramente nova. E não se limitando a aulas de inglês. Criaram um programa internacional, totalmente alavancado pelo mundo mágico que eles criaram.

  4. Conheça seu cliente (understand the client) - parece simples, mas será que todos conhecemos bem nossos clientes? Sejam eles internos, externos, diretos ou indiretos, será que sabemos exatamente o que ele quer? Existem muitas oportunidades ainda não exploradas aí. Alguem, algum dia, pediu para a Google inventar uma ferramenta de buscas? Quem pediu para a Apple inventar o iPad? E quem pediu para a IBM inventar o PC? Todos estes exemplos mostram empresas que inovaram com base no conhecimento que tem do mercado, com base em insights com objetivos claros.

    Os tempos mudaram. No passado, dizia-se que "o cliente é rei". A versão do século XXI desta frase é "o cliente é Deus".
As quatro lentes, quando bem utilizadas, podem ser uma ferramenta importante para auxiliar na inovação em empresas de qualquer porte, de qualquer segmento. E como fazer para que tudo isso aconteça e para que tenha valor para uma empresa?

Segundo Rowan Gibson, basicamente são necessárias três condições:
  1. Time and Space for Innovation - É preciso dar tempo, espaço, condições para que a inovação ocorra.
  2. Diversity of thinking - "se você pretende competir globalmente, precisa entender que 80% do mundo não é branca e que metade não é composta por homens".
  3. Connection and conversation -  De acordo com o Professor Ronald Burt, da Universidade de Chicado, "Employees who are better connected across the organization generate higher quality ideas than those with limited connections".
Não há como ignorar o enorme potencial que existe ao unirmos sua teoria com as redes sociais corporativas (RSC). Ao implementar uma RSC criamos as condições para que cada funcionário utilize as "quatro lentes" e transforme-se em um inovador, trazendo valor para a empresa.

O IBM Forum 2012

O primeiro dia do IBM Forum 2012 foi super interessante. Começou com a palestra de Rowan Gibson, seguiu com Bruno di Leo apresentando o CEO Study 2012 e encerrou a parte da manhã com um painel de CEOs. Participaram Edson Bueno, da Amil, Fabio Barbosa, do Grupo Abril, Horácio Lafer Piva, da Klabin, Pedro Wongtschowski, do Grupo Ultra e Thomaz Menezes, da Sul América.

Na parte da tarde, dentre inúmeras sessões, destaque especial para a Petrobras e a Cemex, que compartilharam suas experiências. Miguel Angel Lozano, Corporate Innovation Executive da Cemex apresentou seu Projeto Shift, um enorme sucesso em termos de Rede Social Corporativa suportado pela tecnologia IBM Connections. Um verdadeiro show mostrando como uma RSC pode influenciar diretamente na Inovação Corporativa.

E amanhã tem mais, com Jim De Piante - Executivo do IBM Research que participou da criação do Watson, um sistema de inteligência cognitiva que marca uma nova era no uso de inteligência artificial. Jim apresentará os bastidores de sua criação e seus impactos na forma como a tecnologia será usada pelas empresas e pela sociedade. Depois um painel com CIOs. E muito mais na parte da tarde, com clientes apresentando casos de sucesso.

Para quem não esteve presente, abaixo o vídeo apresentado na abertura do evento. 

2 comentários:

  1. Obrigado por trazer esse conteúdo. Está excelente!!! Parabéns! Mauro Segura.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a você pelo comentário.Fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir