O novo Centro de Operações da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. Foram usados mais de 300 mil metros de cabos de telecomunicações para integrar as informações recebidas e geradas pelo Centro. São mais de 300 monitores espalhados por 100 salas. O Centro tem o maior telão da América Latina, com 80 metros quadrados, composto por 80 monitores de 46 polegadas, que será constantemente utilizado por 400 operadores, trabalhando em 3 turnos.
Este é o primeiro projeto de Cidade Inteligente da IBM na América Latina e um dos mais modernos do mundo. Toda esta tecnologia já está a disposição da Prefeitura do Rio de Janeiro e vai interligar 30 órgãos municipais e diversas concessionárias (1 e 2). O Centro de Operações é uma exigência imposta pelo COI para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.
Com o Centro, a Prefeitura vai poder monitorar a cidade a cada segundo do dia, através de mais de 100 câmeras espalhadas pela cidade, e tomar ações em tempo recorde, evitando problemas maiores para a cidade. Os problemas causados por um simples acidente de carro, que outrora bloqueavam ruas e causavam caos em determinadas áreas, podem virar história.
Ao mesmo tempo, imagino uma nova fase do projeto. Da forma que está, já é um super presente para o carioca. Imagino uma nova fase, com um Centro de Operações ainda mais interligado com Redes Sociais. E não estou falando apenas da integração com o Twitter, que já está em operação. Penso em algo mais amplo, que pode fortalecer o conceito de cidadão carioca.
Imagino a criação de Comunidades, que podem ser compostas por moradores de um bairro, de uma região ou que, simplesmente, compartilhem um interesse comum. Estas comunidades poderiam receber informações personalizadas do Centro de Operações, produzidas exclusivamente para seus membros.
Imagino a possibilidade de a Prefeitura definir níveis de serviço para cada órgão, monitorar pelo Centro de Operações e compartilhar, através de um grande Painel de Controle, com os cidadãos. A cada momento, poderiamos saber como está o nível de atendimento da Polícia, de uma concessionária de ônibus ou dos bombeiros.
Imagino a criação de centros de educação em cidadania, onde através de educação a distância se poderia treinar cidadãos.
A interligação da Prefeitura com todos os órgãos municipais, com as concessionárias de serviços e com outras prestadoras de serviço vai trazer um benefício enorme para a cidade. A possibilidade de compartilhar as informações via Redes Sociais pode dar ao projeto uma dimensão única, multiplicando seus benefícios e levando-os para todos os cidadãos do Rio de Janeiro e para os milhões de turistas que visitam a cidade a cada ano.
(1) http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=50495
(2) http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/12/novo-centro-de-operacoes-garante-mais-seguranca-nas-festas-cariocas.html