sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O que uma Comunidade pode fazer?

Quando se fala no tema de Redes Sociais logo vem à cabeça nomes muito comuns como Facebook, Orkut, LinkedIn e outros mais. Dificilmente, em um primeiro momento, aceitariamos classificar dentro deste tema uma torcida de um time de futebol. No entanto, não deveria ser difícil aceitar que uma torcida é sim uma Comunidade. Afinal ela é composta por pessoas que tem um interesse comum, que compartilham de um mesmo objetivo que é ajudar seu time a ser campeão dos torneios que participa.

Só que não para por aí... Torcidas de grandes times no mundo todo são Comunidades vivas e atuantes. E em muitos casos ainda produzem espetáculos fascinantes. Aliás, em muitos casos, melhores do que o futebol jogado pelo seu próprio time.

No final do ano de 2009, o Fluminense, um dos maiores times do Brasil e atualmente campeão Brasileiro, passava por uma crise séria que por pouco não o jogou para a segunda divisão do campeonato nacional. Pois com o auxílio da sua torcida o time conseguiu manter-se na primeira divisão com uma arrancada espetacular... nas últimas 11 rodadas, não perdeu uma partida sequer.

Não existe um único torcedor que não reconheça que esta reação deveu-se, em grande parte, à comunhão entre o time e a torcida. Começou aí uma sequência impresionante de shows da torcida. Bandeiras, novos hinos e, principalmente, o Mosaico. Este ficou como símbolo máximo desta fase. A torcida passou a criar mosaicos representando a bandeira tricolor, as conquistas do time, sempre com o motivo único de motivar o time, mostrar que todos estavam juntos em busca do mesmo objetivo.

Na prática o que vimos e ainda podemos ver nos principais jogos do Fluminense é um forte exemplo do que uma comunidade pode fazer quando se une em torno de um objetivo comum. É a força real e viva de uma Rede Social. É fácil associar o conceito de Rede Social com a Internet, como se a única forma de se apresentar fosse via Web. No entanto, o conceito é muito mais amplo... mais ainda, o conceito é muito mais antigo do que a Internet. Redes Sociais e Comunidades existem desde sempre.

O Mosaico que ilustra este post é resultado de uma iniciativa da Globo.Com (1). Ele foi postado na página do Fluminense no site da Globo.Com vazio, com um convite para que os torcedores o preenchessem. E assim foi feito por mais de 11 mil torcedores.

Mais um espetáculo desta torcida e um forte exemplo do que uma Rede Social pode fazer na vida real.



(1) http://app-ge.globo.com/Mosaico_flu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário