segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Investir em Web 2.0 dá retorno? SIM!!!


Eis a pergunta de um milhão de dólares... afinal, vale a pena investir em Wikis, Comunidades, Blogs e outros tantos termos associados ao que ficou batizado como Web 2.0? Fornecedores tem bombardeado os clientes com novas ofertas nesta arena. Institutos de pesquisa fazem estudos mostrando as principais aplicações. Eventos "pipocam" com o "canto da sereia" da Web 2.0. Mas, afinal, é possível medir o retorno deste tipo de investimento?

Até recentemente havia muito ceticismo com relação a este tipo de investimento. A adoção destas "tecnologias" vinha acompanhada de bastante cautela. Definitivamente ainda não ocupavam o topo da lista de prioridades dos CIOs.

Pois estudo publicado pela McKinsey (1) com 3.249 executivos de diversas indústrias e áreas aponta para resultados bem positivos. A idéia de que o retorno de investimento nestas tecnologias seria intangível começa a ser questionada. No artigo, a McKinsey identifica uma nova categoria de empresa emergindo neste cenário, a "empresa conectada" (uma tradução livre de "networked enterprise"), que explora um ambiente colaborativo para melhor integrar suas operações internas e também suas relações com clientes, parceiros e fornecedores. Segundo o estudo, estas empresas apresentam resultados melhores e tem a possibilidade concreta de se posicionarem como líderes de mercado.

E não são poucas as empresas que já estão adotando tecnologias Web 2.0 em suas empresas. Segundo a pesquisa, 2 terços dos entrevistados garantem que suas empresas estão usando estes recursos. E estão aferindo melhores resultados e ganhando mercado. Ou seja, vale a pena investir em Web 2.0.

A IBM vem investindo literalmente bilhões de dólares por ano em P&D nesta área. Em termos de Redes Sociais hoje é líder incontestável no mundo corporativo. Simplesmente não existe no mercado uma outra oferta "de ponta a ponta" com o mesmo nível de integração. E a solução oferecida é usada internamenta faz alguns anos por quase 500 mil funcionários no mundo todo, diariamente.

Tem dúvidas com relação ao Retorno de Investimento em Redes Sociais, Portais, Comunidades e outras tantas funcionalidades de Web 2.0 em sua empresa? Sugiro conversar com seu contato na IBM sobre um BVA de Portal e Colaboração (Business Value Assessment). O BVA é um framework que permite, após um detalhado estudo, apontar para um ROI (Return on Investment) de um projeto como esse para sua empresa.

(1) https://www.mckinseyquarterly.com/The_rise_of_the_networked_enterprise_Web_20_finds_its_payday_2716

Nenhum comentário:

Postar um comentário