sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Geração Y, Facebook e Lillian Lowe



Assisti hoje a uma apresentação de Eline Kullock, sobre a "Geração Y". Eline é uma das maiores estudiosas e especialistas em Geração Y no Brasil e reconhecida internacionalmente. O tema é bastante interessante e rapidamente a audiência, constituida por um bom número de representantes da Geração Y bem como de Baby Boomers e da geração X, se deixou levar pelas divagações propostas por ela.

Segundo Eline, a Geração Y é um conceito de sociologia que se refere aos nascidos depois de 1980. Eles nasceram em um período de maior prosperidade no mundo, na maioria dos casos não conviveram com inflação, estão acostumados a receber aquilo que desejam e no tempo que querem. Tipicamente aprenderam a viver com poucos limites.

É nítida a influência da "tecnologia" e da "disponibilidade de grande quantidade de informaçào" na formação desta geração. Normalmente, são jovens que tem acesso fácil a internet, seja em casa, em universidades, no trabalho ou em qualquer outro local, usando dispositivos móveis. São ansiosos, questionadores e confrontadores por natureza.

A Geração Y é a primeira grande "classe" a criar e frequentar ambientes virtuais. São eles que populam as principais redes sociais, como Facebook, Orkut, LinkedIn e outras mais. São autores de blogs, editores de Wikis e usuários do Twitter e outras tantas ferramentas "sociais".

O mais interessante, e o motivo pelo qual eu decidi colocar este post, é que logo depois, lendo a edição online do Jornal O Globo, encontrei uma nota no mínimo curiosa... fala sobre a Sra. Lillian Lowe, britânica que, do alto de seus 103 anos é a usuária mais idosa do Facebook! (1) Vejam só... ela não faz parte nem da Geração Y nem da X... ela representa os Veteranos, que nasceram quando se usava rádio para se comunicar.


Ela é uma testemunha viva de toda a transformação que a sociedade passou no último século, principalmente em termos de comunicação. Testemunhou a adoção do rádio, a transição para a Televisão, a chegada da Internet e acabou "caindo na rede", com conta ativa no Facebook...

Detalhe, depois que ela assumiu a posição de mais idosa usuária do Facebook, já recebeu 999 convites de amizade. Provavelmente convites de todas as gerações seguintes... Será que teremos um "choque de gerações" no Facebook?

Para quem tem interesse pela área, recomendo conhecer o blog de Eline (2).

(1) http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/12/17/usuaria-mais-velha-do-facebook-inundada-por-pedidos-de-amizade-923311447.asp
(2) http://www.focoemgeracoes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário