Quando falamos sobre Redes Sociais sempre nos remetemos ao Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mais. No entanto, quando o assunto é a China fica sempre aquela pergunta... "e na China, também usam o Facebook?" Dediquei parte da minha experiência no país para conhecer um pouco mais sobre quais são as redes sociais mais usadas por aqui e como elas são utilizadas. Conversei com estudantes e com pessoas no meu cliente. Li artigos publicados em sites especializados e, claro, me registrei nas principais redes. Este é o primeiro post de dois em que pretendo abordar um pouco mais sobre o tema. Claro que não sou um grande especialista em nenhuma das redes chinesas mas minha idéia é tentar comparar o que é usado na China com o que usamos.
A China tem a maior população do planeta. São mais de 1.3 bilhão de pessoas e, seguramente, um dia serão a maior população online. As redes sociais já estão por aqui há algum tempo. Talvez a primeira delas tenha sido a QQ.com, que começou como um provedor de serviços na Internet e foi ampliando sua área de atuação. Atualmente oferece notícias, jogos online e muito mais. E, por ter sido a primeira, tem o maior número de usuários. Em março deste ano já tinha quase 800 milhões de usuários cadastrados, segundo relatório trimestral de resultados da empresa, liberado em 20 de março deste ano (existem divergências sobre os números reais, da mesma forma que existem discussões sobre o real número de usuários ativos do Facebook e, portanto, optei por usar os números no relatório anual da empresa).
O QQ tem uma versão "internacional". Com ela é possível ter acesso a notícias, jogos, email, compras e até mesmo compartilhar fotos, de qualquer lugar do mundo, utilizando uma interface em inglês, francês, alemão ou espanhol, além do chinês. Além disso, claro, você pode conversar com seus amigos online. Se o serviço já conta com 800 milhões de cadastrados, chance grande de seus amigos estarem entre eles.
Aplicativo QQ para Windows |
InstaViewer, integrado com o Instagram para visualização de posts |
QQ News |
Com o crescimento do uso de smartphones, a Tencent, criadora do QQ, lançou em janeiro de 2011 o WeChat, que já tem mais de 300 milhões de usuários. O aplicativo, voltado para dispositivos móveis, é bastante parecido com o WhatsApp e é usado para envio de mensagens de texto ou de voz. Ele tem como alvo o mercado internacional, mas é muito usado por aqui uma vez que qualquer usuário do QQ pode ter uma conta. Ou seja, dos 800 milhões, muitos já utilizam o WeChat em seus dispositivos móveis. Para o mercado internacional, a empresa contratou Messi como "garoto propaganda".
Relação de conversas (chats) |
Espaço para compartilhar fotos, mensagens, etc |
Da mesma forma que no WhatsApp, você pode enviar mensagens de texto para amigos e, se preferir, mandar uma mensagem de voz. Ou seja, usando um smartphone, não precisa ficar digitando a mensagem, basta pressionar um botão e começar a falar. A mensagem é gravada e enviada. Também é possível enviar fotos, usar emoticons e muito mais.
Basta pressionar o botão na parte inferior do app e gravar uma mensagem para ser enviada para seu amigo |
Outra força das Redes Sociais na China é o RenRen, também conhecido como o "Facebook da China" pela aparência na interface e na funcionalidade. Fundado em 2002 com o nome de Xiaonei (isso mesmo, antes do Facebook, mas com outras funcionalidades), em 2009 foi rebatizado para RenRen que, em uma tradução livre, significa "de todos". É simples de utilizar e bem intuitivo, mesmo para quem não entende uma simples palavra de chinês. E, claro, com a ajuda de um tradutor online fica tudo mais fácil.
Funciona como o FB, você constroi sua rede de amigos e compartilha atualizações de estado, fotos, filmes, etc. Achei bacana que você pode ditar uma atualização de estado... o RenRen reconhece o que você fala e escreve o post. Sim, eu testei essa funcionalidade! Usei um app que tenho no iPhone que fala frases básicas em chinês para o teste. E depois verifiquei no tradutor online. Funcionou direitinho.
Microfone ativado para reconhecimento de voz enquanto você dita uma atualização de status |
Outra funcionalidade que achei bem interessante é um player de música embutido. Você pode ativar e ouvir músicas selecionadas aleatoriamente ou, se preferir, escolher um estilo musical qualquer. O legal é que você ainda pode compartilhar com os seus amigos as suas preferências musicais.
Ren Ren Music Player |
De resto, é bem parecido com o FB. Interessante é que algumas pessoas com quem conversei comentaram que este é um serviço "antigo", em decadência. Outras redes, como o QQ Int e o WeChat vem ganhando popularidade a passos largos.
No próximo post, quem é o Twitter da China? E o YouTube? E vou falar um pouco sobre comércio eletrônico... Amazon na China? Google?
Nenhum comentário:
Postar um comentário