terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Quora - O "Oráculo Social" do Século XXI?



Você tem uma dúvida ou está simplesmente buscando uma resposta para uma pergunta... já fez inúmeras pesquisas na Web mas ainda não conseguiu nada que pareça adequado. O que fazer? Que tal pesquisar em um site específico para Perguntas e Respostas? Não, não se trata de um fórum específico para um determinado tema, nem da Wikipedia. O site Quora (1) tem como proposta ser um repositório de perguntas e respostas sobre qualquer assunto, uma enorme base de conhecimento coletiva.

Foi fundada em Abril de 2009 e, pelos padrões atuais, já pode ser considerada uma empresa veterana. Seu fundador e CEO, Adam D'Angelo, acredita que mais de 90% das informações que as pessoas buscam na Internet ainda não estão disponíveis de uma forma simples e fácil de usar. Aliás, tanto ele quanto seu sócio Charlie Cheever, sairam do Facebook. Adam era CTO e VP de Engenharia... Charlie liderava o Facebook Connect e o Facebook Platform, áreas ligadas ao desenvolvimento via APIs (2).

Sua proposta é ser uma coleção de perguntas e respostas em contínua evolução, criado, editado e organizado por quem usa o site. Seu objetivo é ser um mega repositório de conhecimento que, eventualmente, um dia, vai ser capaz de responder a qualquer pergunta...

Tudo dando certo, será o Oráculo do nosso século. O primeiro a de fato utilizar o conhecimento de uma Rede Social para responder às inúmeras perguntas ainda não respondidas, de acordo com seu criador.

Diversas empresas, como a própria IBM, por exemplo, já utilizam este tipo de ambiente internamente. No caso da IBM, o Connections permite que sejam compartilhadas perguntas e repostas. Além disso, sabemos quem respondeu e, consequentemente, temos segurança com relação a resposta. Foram investidos centenas de milhões de dólares na suite de Social Network "Connections" e os quase 500 mil funcionários da empresa em todo o mundo usam de forma intensiva o ambiente.

O Quora, da mesma forma que o Connections, associa cada pergunta ou resposta diretamente a uma pessoa. E cada pessoa tem, no site, um resumo de suas qualificações, o que dá uma base para quem está fazendo uma pergunta validar se a resposta foi dada por alguem que tem credibilidade para tal. Funciona em um modelo similar ao do Connections, mas em um "mundo aberto". Em tese, ele se autoregulará e, acredito, este será seu grande desafio. A qualidade das informações vai ser crítica para a credibilidade do site.

Mas será que vai dar certo? Acredito que o site ainda não tenha resposta para esta pergunta... O fato é que com menos de um ano de vida recebeu investimentos de US$ 86 milhões da Benchmark Capital que também acreditou em outras empresas um pouco mais "antigas" como a eBay, a RedHat, a Second Life e o Twitter.

(1) http://www.quora.com/
(2) http://www.quora.com/press

3 comentários:

  1. Um dos posts interessantes sobre o Quora:

    http://www.bothsidesofthetable.com/2010/08/23/the-power-of-quora-why-benchmark-was-right-to-pay-up/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+BothSidesOfTheTable+%28Both+Sides+of+the+Table%29

    ResponderExcluir
  2. Coletti, já tinha até respondido que não tenho conta pois ainda não tinha recebido o convite mas já estou com uma conta ativa no Quora.

    ResponderExcluir