quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Redes Sociais e Protetor Solar com FPS 100



Você está pronto para se expor no Facebook compartilhando informações sobre sua vida pessoal? Você publica fotografias de família? Fala sobre suas férias e os lugares que visitou? E em uma Rede Social Corporativa (RSC), também está disposto a mostrar quem você é compartilhando projetos e experiências profissionais? Você participaria de grupos de trabalho colaborando com seu conhecimento para o atingimento de objetivos de negócio? Parecem perguntas similares, mas no fundo são bem diferentes. As motivações em uma rede social aberta são distintas daquelas que sustentam uma RSC. E essa "pequena" diferença, faz com que o resultado da sua exposição ou não seja radicalmente diferente.

Um estudo realizado no ano passado por dois professores da Boston University identificou quais são os principais motivos pelos quais pessoas usam o Facebook (ou redes sociais abertas, de forma mais ampla). Sua conclusão mostrou que os usuários procuram atender a duas necessidades básicas do ser humano: (1) a necessidade de pertencer a um grupo e (2) a necessidade de auto-apresentação (entenda-se, por auto-apresentação, todo o processo por trás da criação de um profile, representando uma personalidade idealizada online). Basicamente, a característica agregadora do ser humano atrai as pessoas para as redes sociais abertas, onde buscam entretenimento, informação e amizades.

Já as principais motivações em uma Rede Social Corporativa são colaborar, inovar e aumentar a produtividade. Como se vê, o que atrai um profissional para uma RSC é a possibilidade de produzir de forma mais efetiva, mais rapidamente e gerando resultado para a sua empresa. Neste contexto, São motivações distintas.

O problema é que em ambos os casos existe o fator "exposição". Ao produzir um texto, publicar uma foto ou até mesmo ao comentar uma publicação, a pessoa se expõe a críticas de terceiros. Minha experiência tem  mostrado exatamente isso nos últimos 4 ou 5 anos. Eu iniciei este blog em 8 de agosto de 2007, portanto há exatos 5 anos. Frequentemente recebo comentários para os posts que publico, ou por escrito ou pessoalmente. O mesmo se passa no Facebook, no Twitter e no Instagram. Para cada publicação, reações de terceiros são as mais variadas. Existem aqueles que elogiam e também aqueles que criticam.

Tanto no mundo corporativo quanto na vida pessoal, é fundamental estar preparado para este tipo de coisa. A "exposição" faz parte do processo e, mais importante ainda, faz com que saibam quem você é, qual sua proposta de trabalho, que valor pode agregar e muito mais. Atualmente, proteger-se desta exposição não é um comportamento valorizado. Profissionais que não compartilham seu conhecimento são cada vez menos procurados, como já discutimos aqui anteriormente no post "Informação é Poder X Compartilhar é Poder". No mundo virtual das redes sociais diferentes personalidades convivem, como vimos em "A Personalidade do seu Avatar". 

Já encontrei "avatares" de todos os tipos. No entanto, os que vejo ganhar mais destaque são os que sabem se posicionar, se promover e, principalmente, criar os relacionamentos adequados em uma RSC. Proteger-se, escondendo-se nos labirintos da sua RSC pode prejudicar sua carreira. Já pensou nisso? Você conhece seu potencial? Sabe posicionar-se da forma correta? Ou utiliza um protetor solar com FPS 100?

Nenhum comentário:

Postar um comentário