sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Explora! Pesquisa: Que dispositivos você utiliza para acessar a Redes Sociais?

No início de março iniciei uma pesquisa aqui no Explora! para ter uma visão mais clara sobre quais seriam os dispositivos mais utilizados para acesso às Redes Sociais. Durante os últimos seis meses recebemos mais de 30 mil acessos e responderam a pesquisa 6.127 visitantes. Obviamente os resultados abaixo não podem ser encarados como sendo fruto de uma pesquisa com rigores acadêmicos formais mas é uma boa mostra dos caminhos que estão sendo utilizados para acesso às Redes Sociais Abertas. Vejam, abaixo, a fotografia final, tirada hoje, 31 de agosto.


Interessante notar que o acesso através de Notebooks ou Desktops ainda prevalece quando o comparamos de forma individual com outras alternativas, com 36% das respostas. No entanto, 64% dos usuários já acessam as RSs através de outros dispositivos, em sua maioria móveis. Em um distante segundo lugar vem o iPad (14%) e, logo na sequência, o iPhone (13%) e smartphones rodando Android (13%). Esta mudança no comportamento confirma solidamente os sinais que vem sendo apresentados pelo mercado de crescimento no uso de dispositivos móveis para acesso à Internet e às Redes Sociais.

Impactos no mundo corporativo

Há bem pouco tempo, quando falavamos no uso de um aparelho celular para acesso a um sistema corporativo imaginavamos uma interface pobre e preparada para ser utilizada em ambientes com baixa velocidade de acesso e qualidade. Isto mudou e, atualmente, os dispositivos móveis, principalmente Smartphones e Tablets, transformaram-se em poderosas ferramentas de trabalho. Mais do que isso, ao serem utilizadas da forma correta podem contribuir para o aumento da produtividade, ao permitir acesso aos sistemas corporativos 24x7.


Na IBM, por exemplo, aproximadamente 100 mil funcionários (quase 25% da força de trabalho global) utilizam smartphones ou tablets para comunicar, colaborar e para se conectar. Para que se tenha uma força de trabalho realmente engajada e flexível, é fundamental definir uma estratégia, um roadmap, com ações que tratem de questões de Infraestrutura, Integração de Sistemas e Segurança, por exemplo. 

Os resultados apresentados na pesquisa apontam na mesma direção que outros estudos realizados recentemente. Este é um sinal de que mobilidade deve integrar a lista de projetos de qualquer CIO. Conhecer metodologias e tecnologias (como a IBM Mobile Enterprise) para suportar este novo ambiente de trabalho é, portanto, fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário