segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Baleiro e o Choque de Ordem

Há poucos dias o baleiro que ficava há vinte anos na porta do Colégio Teresiano foi expulso, sob o pretexto do Choque de Ordem do novo governo municipal. Certo ou errado... aparentemente certo. Afinal, o baleiro é um ambulante que, muito provavelmente, também incorre nos mesmos problemas de tantos outros que proliferam pela cidade... armazenamento inadequado dos produtos, não recolhimento de impostos e ocupação irregular do espaço público são alguns deles... O baleiro engrossa o percentual de "informais". Afinal, se o poder público deixa...

No entanto, a questão que está por trás é muito mais complexa e atinge diretamente o sistema de gestão do atual governo... assim como qualquer outro governo, e tem a ver com objetivos e prioridades.

O governo não está errado em retirar o baleiro. Ele atua de forma irregular. O ponto aqui é que existem diversos outros problemas, muito mais sérios para serem abordados pelo governo. A energia e os recursos, restritos, como em tudo na vida, deveriam ser direcionadas para os problemas mais sérios. Trata-se de uma questão simples de priorização. E, aparentemente, o governo não sabe priorizar, submetendo-se a pressões políticas e por espaço na mídia.

Agindo desta forma, dando um "choque de ordem" em pleno domingo de sol na praia de Ipanema, o governo chama a atenção, ocupa espaço na mídia, cria uma "imagem" que tanto interessa aos políticos.

Trabalhar os problemas já crônicos de habitação, saúde e educação não dá tanto espaço na mídia nem resultados "imediatos".

O prefeito anterior ficou famoso pelos factóites que criava... será que o novo vai seguir a mesma linha?

De qualquer forma, ainda fico me perguntando... retirar o baleiro da porta do colégio não trás resultados de curto prazo, não ocupa a mídia e não ataca os problemas tão crônicos e críticos de nossa cidade... Por que gastar energia para retirá-lo então? Pressões políticas???

Que volte o baleiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário