sábado, 29 de maio de 2010

Facebook X Diaspora - Round 1

Que o Facebook é um fenomeno todos sabem. Estima-se em 500 milhões o seu número de usuários. Absolutamente incrível. Ao mesmo tempo, o número de críticos vem crescendo ultimamente, principalmente com relação a aspectos como segurança de informação e privacidade.


Pois um grupo de estudantes de NY resolveu partir para a guerra e está projetando um novo modelo de Redes Sociais. Batizado de Diáspora (1 e 2), sua proposta é de ter um ambiente 100% baseado em código aberto, com criptografia avançada e que permita que cada um controle sua própria "Rede Social".

Trata-se de uma proposta diferenciada. As grandes Redes Sociais hoje existentes, como o Facebook e o Orkut, são centralizadas. Ou seja, você "deposita" suas informações em seus servidores, de onde são compartilhadas. Eles funcionam como um grande "hub", ou uma central de conexões. O problema é que toda a infomação que você coloca fica pública, com muito pouco controle (no momento o Facebook está trabalhando em recursos para aumentar a privacidade).

A proposta do Diáspora é que cada usuário controle suas informações. Na prática não vai haver a figura do grande centralizador de informações. Elas ficam na sua máquina (ou onde você quiser) e são compartilhadas por você com quem você quiser. O controle deles é apenas para garantir a comunicação entre cada um dos usuários, os "seeds" de forma segura.

Faz algum tempo que o Facebook ganhou a "coroa" das redes sociais e tem convivido pacificamente com concorrentes como Orkut e LinkedIn. Vamos ver agora, com esse "novo entrante", como a luta vai ficar.

O primeiro round já está marcado. O Diaspora chega no final do verão no hemisfério norte, em Setembro. É pagar para ver... quer dizer, não precisa pagar nada, é grátis...

(1) http://www.joindiaspora.com/
(2) http://www.nytimes.com/2010/05/12/nyregion/12about.html

Wired no iPad - Uma Visão do Futuro?


Uma das discussões mais intensas dos últimos 5 anos é sobre o futuro da mídia impressa. Indicadores da indústria apontam para resultados de venda piores a cada mês na venda de jormais impressos.

A discussão atinge também revistas e livros e ganhou um novo capítulo com a chegada ao mercado do iPad. A conceituada revista americana Wired, depois de meses de projeto, lançou sua primeira edição para o iPad, a de junho (1 e 2). Cheia de novos "efeitos especiais" somente disponíveis no leitor da Apple, a edição literalmente "bombou", com uma venda recorde de 24 mil exemplares em 24 horas. O número parece pequeno mas, de longe, é o melhor que uma revista alcançou em vendas digitais até o momento. Importante levar em consideração que trata-se de um download de mais de 500 MegaBytes e que custa 5 dólares.

Esta primeira edição da Wired para o iPad já está sendo considerada histórica e um sinal do que pode vir por aí, tanto para o iPad quanto para os jornais e revistas tradicionais.

Seguramente é o novo benchmark para toda uma indústria.

(1) http://www.electronista.com/articles/10/05/27/wired.for.ipad.could.challenge.print.subs/
(2) http://www.macnn.com/articles/10/05/26/adds.interactive.extras.to.paper.magazine/

quarta-feira, 19 de maio de 2010

5 mil reais de multa...

O TSE multou novamente nosso Presidente por campanha antecipada. É a terceira vez. Na primeira vez a multa foi de 5 mil reais. Na segunda, de 10 mil. Agora, novamente, em 5 mil reais.

5 mil reais de multa por campanha eleitoral antecipada. Não entendi... somente 5 mil reais? Nenhuma outra punição? Me parece o mesmo que dar um cartão amarelo para um jogador que faz uma falta para impedir um gol do adversário. O estrago já está feito e, como se diz na giria futebolística, acaba "saindo barato", ou seja, vale a pena fazer a falta e tomar o cartão amarelo.

Não entendo nada de justiça eleitoral mas não me parece nada razoavel multar uma pessoa na posição em que está nosso Presidente em 5 mil reais. Em uma campanha que movimenta centenas de milhões de reais (1), uma multa de 5 mil não vale nada e, da mesma forma que o cartão amarelo, sai muito barato pois o estrago está feito.

Não me parece correto multar somente a "pessoa física" do Presidente. E as outras instituições e partidos que são de alguma forma prejudicados pela campanha antedipada?

O cartão amarelo, pelo menos, tem uma vantagem... dois no mesmo jogo e o jogador é expulso... três, em jogos diferentes, e o jogador fica uma partida fora.

(1) http://clipping.tse.gov.br/noticias/2010/Abr/19/jornal-do-commercio-gastos-de-campanhas-podem