segunda-feira, 17 de setembro de 2012

IBM Connections 4 e as "Embedded Experiences"

A IBM acaba de lançar a versão 4 do Connections (O IBM Connections 4, IC4), a plataforma para Social Business, para o desenvolvimento de Redes Sociais Corporativas. O IC4 vem recheado de novidades que refletem um extenso trabalho em conjunto com clientes em todo o mundo, que participam do desenvolvimento do produto com sugestões extremamente ricas. Uma das grandes novidades é a implementação das Embedded Experiences (EE) diretamente no Activity Stream (AS). Trata-se de uma sacada super interessante que tem como objetivo simplificar a vida do usuário final e facilitar o desenvolvimento de interfaces para integração do produto com outros sistemas.

Quando falamos de Redes Sociais Corporativas é fundamental entender que uma solução deve ser capaz de se integrar com outros sistemas já em uso em um cliente. Redes Sociais abertas como o Facebook, por exemplo, não tem essa necessidade, nem mesmo compartilham do mesmo objetivo de se integrar com outros ambientes. No entanto, caso um cliente tenha um ERP como o da SAP, por exemplo, ele pode desejar que o Connections se comporte como a principal interface, onde o usuário possa executar sua ação, sem precisar mudar para o cliente do SAP. Com as EEs, isso é possível. Basta que se clique sobre a entrada publicada no mural (Activity Stream) e, na janela que se abre, tome a ação desejada, suportado por informações contextualizadas. Na figura abaixo, vemos a janela da EE aberta e um formulário do SAP apresentado para preenchimento pelo usuário. Sem ter que sair do Connections, o membro da rede pode resolver tudo alí mesmo. E, em tese, esse comportamento pode ser o mesmo para qualquer sistema ou aplicação (desde que, é claro, se respeitem as regras de desenvolvimento).


As EEs são uma forma extremamente elegante de organizar o trabalho no Connections, flexibilizando a solução, ao permitir integração com outros sistemas, e mantendo uma interface simples e limpa para o usuário final. Ao oferecer um formato único para a integração de outras aplicações, também facilita a vida do desenvolvedor. Ele conta com uma forma simplificada e, principalmente, bem estruturada para desenvolver a integração de outros sistemas com o Connections.

Uma forma de se entender melhor as EEs é fazer uma analogia com a ação "clicar no botão direito do mouse". Nos dois casos, o que aparece é um conjunto de ações e informações contextualizadas. Na prática, os dois modelos são bastante similares. As EEs, no entanto, ainda são mais poderosas pois são mais do que simplesmente um menu top-down. 

Embedded Experiences utilizam Open Authorization (OAuth) para autenticação. OAuth faz parte da especificação OpenSocial e, basicamente, permite que um widget tenha acesso a conteúdo seguro em outros sistemas, depois que um usuário tenha delegado acesso ao widget. Para entender mais sobre EEs e aprender a desenvolver widgets no padrão, visite Embedded Experiences.

Nenhum comentário:

Postar um comentário