terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

IBM Connect 2013 em resumo

Desde que voltei de Orlando diversas pessoas me procuraram "cobrando" minha visão sobre a IBM Connect 2013. Eu já havia escrito dois posts sobre o evento, IBM Connect 2013, 28 de JaneiroIBM Connect 2013, 29 de Janeiro, mas fiquei devendo uma análise mais ampla. Pois eis que chegou o momento.

Participo do "universo" Colaboração desde 1996 e, de lá para cá, perdi a conta de quantas Lotusphere participei. Este ano foi realizada aquela que seria a sua edição de número 20, agora rebatizada para Connect. Vamos aos meus comentários:
  1. Em primeiro lugar, Nuvem: Esta foi a principal mudança anunciada pela IBM no Connect 2013. A partir de agora, as soluções IBM de colaboração são oferecidas preferencialmente no modelo de nuvem (Cloud First), o que significa que o investimento em pesquisa e desenvolvimento para este modelo de entrega de software deve seguir crescendo nos próximos anos. Significa ainda que pode-se esperar as mesmas funcionalidades nos ambientes em nuvem e on-premises. Além disso, o modelo de entrega pode ser em uma nuvem pública ou privada, sempre com o alto padrão de segurança, preocupação central da IBM em todos os seus produtos.


  2. IBM Social Business Platform: A IBM lançou oficialmente sua plataforma para Social Business, a IBM Social Business Platform, que permite a desenvolvedores projetarem soluções para serem utilizadas de forma integrada com o IBM Connections. Ao demonstrarem que suas soluções satisfazem aos critérios de qualidade do programa, elas farão parte do PartnerWorld Global Solutions Directory, ganhando visibilidade e um selo de qualidade da IBM.

    A Plataforma IBM de Social Business é formada por uma série de produtos e funcionalidades únicas no mercado, integradas. Fazem parte dela o IBM Connections (a plataforma de Redes Sociais Corporativas), ferramentas de análise de Redes Sociais e para gerenciamento de conteúdo social que podem ser implementadas ou na nuvem ou nas instalações do cliente. 

    Esta plataforma, que contempla segurança como seu pilar principal, suporta integração de processos, governança e gerenciamento de ciclo de vida de documentos, para garantir que suas tecnologias possam se integrar com processos de negócio.


  3. IBM Docs, IBM Notes 9, IBM Connections Next e mais: Assistimos a anúncios bem interessantes como a chegada, durante este ano, do IBM Notes 9 (baixe a versão beta aqui, certificando-se sempre de executar backup dos seus dados antes de instalar uma nova versão de software) e do IBM Connections 4.5, além de atualizações no IBM Sametime e no IBM SmartCloud. 

    Grande destaque foi reservado para o IBM Docs, que chega com tudo para brigar pela liderança em soluções colaborativas para criação e manutenção de arquivos, baseado em núvem (ou não). Para conhecer o produto e testá-lo, clique aqui (você vai precisar uma conta no IBM Greenhouse).

  4. Integração: Nos últimos dez anos a IBM adquiriu o controle de centenas de empresas de software. Atualmente, o portfolio de software da IBM é o mais completo do mercado, oferecendo soluções para desenvolvimento de sistemas, para gerenciamento, colaboração, banco de dados e muito mais. Durante o evento, vimos claramente a integração de diversos produtos com o IBM Connections, como no caso do IBM Cognos Collaboration, do IBM Connections Content Edition, IBM Social Mail e muitos outros.

  5. Smarter Workforce: No segundo semestre do ano passado a IBM adquiriu a empresa Kenexa, por US$ 1.3Bi. A empresa é líder em Gestão de Talentos e oferece uma solução completa em tecnologia e consultoria, cobrindo desde a busca por talentos (strategic recruiting), onboarding, retenção de talentos e gestão e desenvolvimento de carreira. A IBM vai integrar as soluções à unidade de Colaboração da IBM (ICS) e, junto com o IBM Connections, pretende oferecer uma solução completa para gestão de talentos, criando uma Smarter Workforce.

  6. Público presente: Este ano, pelo quinto ano sucessivo, vimos um crescimento significativo no número de presentes. Ainda mais importante, pela primeira vez contamos com representantes de outras áreas como Marketing, Comunicações, RH e Vendas, todas não relacionadas com a área de Tecnologia. O número de participantes da América Latina aumentou 46% em relação a 2011 e 19% em relação a 2012.
Como já era de se esperar, o interesse pela nova estratégia, Cloud First, e pelos lançamentos foi enorme e despertou inúmeros artigos publicados pela mídia especializada, já relacionados em um post anterior.

Para encerrar, vale lembrar que o conteúdo do IBM Connect 2013 está disponível online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário