Desde que voltei de Orlando diversas pessoas me procuraram "cobrando" minha visão sobre a IBM Connect 2013. Eu já havia escrito dois posts sobre o evento, IBM Connect 2013, 28 de Janeiro e IBM Connect 2013, 29 de Janeiro, mas fiquei devendo uma análise mais ampla. Pois eis que chegou o momento.
Participo do "universo" Colaboração desde 1996 e, de lá para cá, perdi a conta de quantas Lotusphere participei. Este ano foi realizada aquela que seria a sua edição de número 20, agora rebatizada para Connect. Vamos aos meus comentários:
- Em primeiro lugar, Nuvem: Esta foi a principal mudança anunciada pela IBM no Connect 2013. A partir de agora, as soluções IBM de colaboração são oferecidas preferencialmente no modelo de nuvem (Cloud First), o que significa que o investimento em pesquisa e desenvolvimento para este modelo de entrega de software deve seguir crescendo nos próximos anos. Significa ainda que pode-se esperar as mesmas funcionalidades nos ambientes em nuvem e on-premises. Além disso, o modelo de entrega pode ser em uma nuvem pública ou privada, sempre com o alto padrão de segurança, preocupação central da IBM em todos os seus produtos.
- IBM Social Business Platform: A IBM lançou oficialmente sua plataforma para Social Business, a IBM Social Business Platform, que permite a desenvolvedores projetarem soluções para serem utilizadas de forma integrada com o IBM Connections. Ao demonstrarem que suas soluções satisfazem aos critérios de qualidade do programa, elas farão parte do PartnerWorld Global Solutions Directory, ganhando visibilidade e um selo de qualidade da IBM.A Plataforma IBM de Social Business é formada por uma série de produtos e funcionalidades únicas no mercado, integradas. Fazem parte dela o IBM Connections (a plataforma de Redes Sociais Corporativas), ferramentas de análise de Redes Sociais e para gerenciamento de conteúdo social que podem ser implementadas ou na nuvem ou nas instalações do cliente.Esta plataforma, que contempla segurança como seu pilar principal, suporta integração de processos, governança e gerenciamento de ciclo de vida de documentos, para garantir que suas tecnologias possam se integrar com processos de negócio.
- IBM Docs, IBM Notes 9, IBM Connections Next e mais: Assistimos a anúncios bem interessantes como a chegada, durante este ano, do IBM Notes 9 (baixe a versão beta aqui, certificando-se sempre de executar backup dos seus dados antes de instalar uma nova versão de software) e do IBM Connections 4.5, além de atualizações no IBM Sametime e no IBM SmartCloud.Grande destaque foi reservado para o IBM Docs, que chega com tudo para brigar pela liderança em soluções colaborativas para criação e manutenção de arquivos, baseado em núvem (ou não). Para conhecer o produto e testá-lo, clique aqui (você vai precisar uma conta no IBM Greenhouse).
- Integração: Nos últimos dez anos a IBM adquiriu o controle de centenas de empresas de software. Atualmente, o portfolio de software da IBM é o mais completo do mercado, oferecendo soluções para desenvolvimento de sistemas, para gerenciamento, colaboração, banco de dados e muito mais. Durante o evento, vimos claramente a integração de diversos produtos com o IBM Connections, como no caso do IBM Cognos Collaboration, do IBM Connections Content Edition, IBM Social Mail e muitos outros.
- Smarter Workforce: No segundo semestre do ano passado a IBM adquiriu a empresa Kenexa, por US$ 1.3Bi. A empresa é líder em Gestão de Talentos e oferece uma solução completa em tecnologia e consultoria, cobrindo desde a busca por talentos (strategic recruiting), onboarding, retenção de talentos e gestão e desenvolvimento de carreira. A IBM vai integrar as soluções à unidade de Colaboração da IBM (ICS) e, junto com o IBM Connections, pretende oferecer uma solução completa para gestão de talentos, criando uma Smarter Workforce.
- Público presente: Este ano, pelo quinto ano sucessivo, vimos um crescimento significativo no número de presentes. Ainda mais importante, pela primeira vez contamos com representantes de outras áreas como Marketing, Comunicações, RH e Vendas, todas não relacionadas com a área de Tecnologia. O número de participantes da América Latina aumentou 46% em relação a 2011 e 19% em relação a 2012.
Como já era de se esperar, o interesse pela nova estratégia, Cloud First, e pelos lançamentos foi enorme e despertou inúmeros artigos publicados pela mídia especializada, já relacionados em um post anterior.
Para encerrar, vale lembrar que o conteúdo do IBM Connect 2013 está disponível online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário