terça-feira, 10 de abril de 2012

Um pouco mais sobre Gamification, na SXSW

South by Southwest (SXSW) é uma mistura de conferência e festival. O evento, que acontece em Austin, no Texas, uma vez por ano, reune música, filmes independentes e tecnologias emergentes. Sua proposta é ser um ambiente para incentivar inovação e troca de conhecimentos. A IBM esteve presente e dentre os inúmeros temas discutidos na edição deste ano, realizada no mês passado, Social Business ganhou destaque especial.

Durante o SXSW a IBM, em seu Social Lounge, recebeu inúmeros representantes da indústria e da imprensa. Omar Divina, VP de Vendas da Bagdeville, empresa pioneira em Gamification deu uma entrevista onde compartilhou sua visão sobre Gamification em Social Business.

A visão de Omar Divina sobre Gamification é que trata-se do "casamento entre a aplicação de mecânica da jogos com ambientes que não são jogos". Seu principal objetivo é influenciar comportamentos. Imagine, em sua empresa, uma determinada meta que deva ser atingida, como no caso de um vendedor que precisa alcançar sua quota. Na prática, este objetivo pode ser traduzido em inúmeros "comportamentos intermediários" que devem ser seguidos, como se fosse um "behavior roadmap". Alguns destes comportamentos podem ser, por exemplo, "convidar o cliente para uma palestra", "marcar uma demonstração para um cliente" ou "preparar uma proposta". A idéia é que Gamification pode ser utilizado para orientar os vendedores a seguir e cumprir cada um destes passos. Ao atingí-los, os vendedores recebem prêmios ou reconhecimentos. Simples assim.

Vejam, abaixo, a entrevista completa de Omar Divina, VP de Vendas da Badgeville.

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