sábado, 26 de maio de 2012

Facebook, Social Media & Sustentabilidade

O IPO do Facebook continua a gerar os mais diversos comentários e sentimentos no mundo das Redes Sociais. Enquanto hordas questionam a legitimidade do processo, acusando o Morgan Stanley e o próprio Facebook de compartilhar informações relacionadas com expectativas de faturamento de forma direcionada antes do IPO, outras empresas, como a GM, anunciam que estão revendo seu plano de marketing em mídias sociais. Todos sabem que, atualmente, grande parte do faturamento esperado do FB viria de propaganda e uma notícia como essa faz com que a festa fique um pouco mais agitada. Afinal, as mídias sociais são ou não uma forma inovadora de atingir seu público alvo?

O assunto Redes Sociais/Mídias Sociais já é discutido faz muitos anos. E ainda existe uma grande dúvida sobre o real papel das Mídias Sociais em campanhas de Marketing. Mais uma Tática? Apenas mais um Canal? Qual o Público Alvo atingido? Qual a diferença entre uma fan page no Facebook e um site devidamente "social", com uma proposta e conteúdo que permite o engajamento de seus clientes e fans? Tudo bastante complicado e controverso ainda.

De concreto apenas antigas verdades:
  1. Sim, é fundamental ter uma presença nas mídias, inclusive nas sociais. 
  2. Conteúdo tem que ter valor para seu cliente
  3. Criatividade atrai novos clientes

E alguns novos desafios:
  1. Como "viralizar"?
  2. Como engajar
  3. Como alcançar novos públicos?
A decisão da GM de rever sua milionária campanha no Facebook não quer dizer que vão sair completamente das mídias sociais. Significa, simplesmente, que estão analisando os melhores canais, conteúdo e mídias. Eu, por exemplo, tenho minhas dúvidas com relação a propaganda feita com o uso de banners ou emails. Não conheço muita gente que já clicou em um banner, atraido por uma propaganda. Na maioria das vezes acho que são invazivos e incomodam muito mais do que trazem valor. No caso de propaganda por email, pior ainda. Quando passam pelos filtros de spam, normalmente são apagados sem nem mesmo ser abertos. As taxas de sucesso são extremamente baixas.

O uso adequado das mídias sociais, na minha opinião, pode atingir de forma mais efetiva seus objetivos. Neste sentido, uma mensagem inovadora, clara e com valor faz toda a diferença (como sempre). Recentemente, ao ler um artigo enviado por um amigo, me deparei com um exemplo bem bacana de mídia diferenciada, feita pela Danone. A Down to Earth explora o conceito de "Ecosistema Social", com um conteúdo muito bem preparado e direcionado para um blog no Tumblr, uma página no Facebook, um canal no YouTube e uma conta no Twitter. Em formato diferenciado, raramente se vê a marca Danone e, ao mesmo tempo, é possível ter acesso a conteúdo de bastante valor, muito ligado a conceitos de sustentabilidade.

Outro exemplo bastante interessante de uso correto das mídias sociais é o da IBM Research. Já faz tempo que sabemos que Pesquisa e Desenvolvimento não são atividades executadas somente das 9 as 17 horas em um laboratório de pesquisas. Atualmente a contribuição e o valor que pode ser obtido junto aos clientes e usuários da marca são enormes. A IBM sabe disso e sua unidade de pesquisa mantem uma página no Facebook, desde novembro de 2008, pela qual qualquer um pode dar sugestões ou simplesmente enviar comentários sobre produtos ou serviços da IBM. Além disso, e mais importante, abre uma enorme porta no "laboratório" para que qualquer um possa contribuir com idéias para inovação.

Nos próximos anos, o grande desafio das empresas será, como sempre, saber utilizar da forma adequada as novas mídias que vem surgindo. Mobilidade será o próximo grande desafio. Novamente, muito ainda vai ser debatido sobre mídias sociais. Estou absolutamene seguro de que ela é, sim, uma forma bastante interessante para se atingir seu público alvo. Mas, como sempre, conteúdo e criatividade são e continuarão a ser fundamentais para o sucesso de uma campanha.


Se você ainda gostaria de entender um pouco mais sobre o imbrólio do IPO do Facebook, este artigo escrito na FastCompany.com pode ajudar a clarear um pouco os fatos.


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