Há alguns anos venho compartilhando minha experiência profissional em Social Business, aqui no blog, em eventos externos e internos, em artigos e nos mais diferentes canais. Já falei sobre os benefícios, os desafios e até sobre algumas das lições que aprendi (parte 1 e parte 2). Hoje gostaria de compartilhar um exemplo prático de um dos principais benefícios de uma Rede Social Corporativa.
Em poucas semanas parto para uma experiência única, um período de 4 semanas na China. Trata-se de um projeto da IBM, o Corporate Services Corp, dedicado ao desenvolvimento de executivos e profissionais globais, que podem trabalhar em diferentes países e regiões, convivendo com culturas distintas. Participar do mesmo é uma grande honra pois o processo de seleção é bastante criterioso. Dentre os requisitos para participar estão características de liderança, empreendedorismo, facilidade de adaptação, flexibilidade e um profundo desejo de desenvolver novas habilidades.
Inúmeros desafios e questões vão nos desafiar diariamente. Nos últimos dois meses nos reunimos virtualmente toda semana para discutir os temas mais variados relacionados ao trabalho a ser executado. Falamos sobre logística, cultura, objetivos do trabalho, segurança, turismo e muito mais. Para suportar este grupo, antes, durante e depois do projeto, foi criada uma comunidade em nossa Intranet. Lá, compartilhamos informações oficiais do projeto e outras mais, contribuições de cada membro do time.
A comunidade permite, por exemplo, que arquivos com informações e apresentações sejam compartilhados com todos os membros sem a necessidade de enviar uma cópia por email para cada um. Desta forma, além de reduzir a carga na rede, principalmente para quem está remoto, garantimos que todos tenham acesso a mesma versão de um arquivo, evitando problemas de comunicação durante as reuniões virtuais semanais.
Outro ponto interessante é a forma como vários temas são discutidos. Com o uso de Fórums os participantes podem contribuir com suas opiniões para cada assunto, e as conversas ficam registradas para que qualquer um tenha acesso quando necessário. Mais uma vez, ganha-se em produtividade ao se evitar problemas simples de comunicação.
O desafio é enorme e, durante as 4 semanas, farei parte de um grupo de 12 profissionais da IBM de vários países. Trabalharemos em grupos de 3, junto a empresas da região e também com estudantes de uma escola da cidade. Os participantes deste grupo são de 8 países distintos: Estados Unidos, França, Reino Unido, Eslováquia, Romênia, Índia, Emirados Árabes e Brasil.
Seria simplesmente impossível organizar e coordenar todas as atividades que estamos fazendo sem o uso de nossa Intranet Social. Este é um exemplo perfeito de uma situaçãm em que 1 + 1 é muito mais do que 2, um caso real do valor de uma rede social corporativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário