quarta-feira, 21 de agosto de 2013

IBM CSC China, a primeira semana


Hoje completou uma semana que estou na cidade de Yin Chuan, na China, participando do IBM Corporate Services Corp (CSC), um programa da IBM para desenvolvimento de profissionais e líderes globais. Foi uma semana incrivelmente intensa e recheada de novidades e surpresas. A jornada começou por Beijing, na quinta-feira passada, dia 15, depois de 26 horas de viagem a partir do Rio de Janeiro, com uma escala em Dubai. Logo na chegada, a primeira surpresa, bem positiva. O Chinês é um povo extremamente gentil e atencioso, que se esforça para estabelecer comunicação, mesmo que não saiba falar outra lingua além do Mandarim (e muitos falam inglês).

Como estamos no verão por aqui, o calor é literalmente insuportável e a umidade colabora para que a sensação térmica seja ainda mais alta. Resumindo, faz muito, mas muito calor mesmo, tanto durante o dia como a noite. A poluição também chama a atenção. Meu vôo chegou as 15hs e, apesar de ser um dia sem chuva, não dava para ver o sol.


O aeroporto de Beijing é simplesmente enorme, moderno e funcional. Impossível comparar com qualquer aeroporto no Brasil e seguramente melhor do que muitos outros grandes aeroportos pelo mundo. É possível ir do aeroporto para a cidade utilizando o sistema de transporte público integrado com o metrô, que sai do terminal de desembarque. O problema é que, logo de cara, você tem a impressão de que metade da população da China está junto com você. É incrível a quantidade de gente no aeroporto, no metrô ou nas ruas, a qualquer hora. Nos horários de pico, nem pense em usar o metrô. Nestes horários é comum ver funcionários vestidos de amarelo que tentam ajudaa as pessoas a entrar no vagão dando um empurrãozinho! É bem engraçado.


Apesar da quantidade de pessoas, o sistema de transporte em Beijing funciona extremamente bem e pode te levar a qualquer lugar. Além disso, é muito barato. Uma passagem custa 2 RMBs, o equivalente a uns 70 centavos de Real.

A missão em Yin Chuan

A minha missão principal da viagem, como membro do IBM CSC, é desenvolver um trabalho junto a empresa Ningxia Wolfberry Biological and Food Engineering Co. ltd. A empresa desenvolve e comercializa produtos a partir de uma fruta típica da região, a Wolfberry (o nome local é Goji). Trata-se de uma pequena fruta vermelha a partir da qual podem ser desenvolvidos vários produtos como suco de goji, a própria fruta desidratada e óleo de goji.

A empresa comecializa estes e outros produtos tanto no mercado externo quanto na China. No mercado internacional eles estão muito bem, comercializando milhões de dólares em produtos para diveros países como os EUA e outros mais na Europa. Nosso desafio é auxiliá-los a aumentar suas vendas no mercado doméstico, obviamente enorme e onde hoje, apesar de bem posicionados, não são os líderes. No entanto, eles possuem tecnologia de ponta e várias patentes registradas, o que confere alta qualidade aos seus produtos.


Iniciamos os trabalhos na segunda-feira, com uma cerimônia de kick-off que contou com a participação de executivos dos clientes (somos um time que vai trabalhar com 4 clientes da região), da IBM, da empresa que gerencia todo o programa e de um representante da associação local de jovens empreendedores. 


Logo na parte da tarde tivemos a primeira reunião na sede do cliente. A experiência de uma reunião com tradução é bem diferente. A cada pergunta que fazemos, as intérpretes (no caso são duas), a traduzem para os executivos do cliente. Aí então se inicia uma longa conversa entre eles até que a resposta é apresentada para nós. Ou seja, uma reunião típica acaba durando umas duas horas, facilmente. E todas as reuniões são "regadas" a suco de goji.


Um dos grandes desafios que eles enfrentam em se tratando de mercado doméstico está exatamente em desenvolver sua área de eCommerce. E, para tratar deste ponto, um dos caminhos é exatamente fazer maior uso das mídias sociais, além de sites locais de marketplace. Para isso, estou fazendo uma análise sobre as redes sociais na China. Em breve um post dedicado exclusivamente a elas, aguardem!

Durante as próximas 3 semanas desenvolveremos um estudo com recomendações baseadas em nossas reuniões e entrevistas com os executivos e funcionários da empresa. Mais detalhes em breve! Boa noite! Quer dizer, bom dia, para os que estão no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário