domingo, 10 de agosto de 2008

10 de Agosto de 2008 - 1 Ano de Blog - 1 Balanço

Hoje completa um ano do primeiro post neste blog. Neste período participei ativamente do desenvolvimento do conceito de Redes Sociais... um blog é, talvez, o mais difundido elemento desta nova onda, junto com os Wikis, Dogears e outros mais.

A experiência foi interessante, bastante rica e merece um balanço de primeiro aniversário. Vamos aos principais pontos...
  1. Frequência de posts

    Desde o início nunca me preocupei com a frequência de postagens. A idéia era deixar correr solto, publicando quando houvesse alguma inspiração, algum assunto que , na minha visão, valeria algum registro, alguma discussão

    Aliás, creio que esta seja uma característica bem interessante de um blog, a sua "não regularidade". Publiquei uma média de 5 posts por mês, um por semana, mas não de forma regular. Em alguns meses cheguei a publicar 7 posts, como em maio deste ano. Diferentemente de revistas, jormais e outros representantes do ambiente de publicação de conhecimento das gerações anteriores, blogs, na minha opinião, não tem relação direta com regularidade de publicação.
  2. Tamanho do post

    Outra característica para a qual dediquei algum estudo foi com relação ao tamanho de um post. Pesquisando outros blogs, encontrei de tudo um pouco. Desde posts muito grandes até bem pequenos. Uma das novidades que surgiram durante este período foi o conceito de "microbloging", que foi até assunto deste blog (1).

    Procurei manter o tamanho dos posts de forma a permitir uma leitura rápida, "de uma vez só". Acredito que a idéia de um post é de passar uma idéia, uma opinião, e não de estudar em um alto nível de detalhe algum assunto.
  3. Blogs irmãos

    Com o tempo comecei a conhecer alguns blogs com os quais, de alguma forma, identifiquei alguma similaridade de conteúdo, de pensamento ou de objetivos. Ou com seu autor ou com seu conteúdo... ou com ambos. Passei a incluí-los na sessão de Recomendados.
  4. Visitantes

    Em um ano o blog recebeu a visita de 1133 internautas. Não comecei a contar desde o início e, portanto, este número é meramente uma indicação genérica, sem valor estatístico. Além disso, muitos dos acessos foram meus, para conferir formatação, conteúdo, etc. Acredito que a metade seja de visitantes e o restante seja meu mesmo.

    Um ponto interessante aqui é poucos comentários foram colocados no blog. No entanto, muitas pessoas vieram falar comigo ou até mesmo enviaram emails comentando sobre alguns posts. Não sei o por que deste comportamento mas me serviu de lição. E, desta forma, passei a comentar outros blogs.

    Confesso que espero comentários.
  5. Publicidade do blog

    Com algum tempo de existência, passei a incluir o link para o blog em meus emails, apresentações, etc. O número de visitantes aumentou bastante depois disso. Conclusão meio óbvia, mas publicidade é fundamental. Caso contrário, como imaginar que, no meio da imensidão da Internet, exista um blog???
  6. A escolha dos temas

    Nunca me preocupei em escolher temas pela possível capacidade de atrair visitantes. Tudo correu naturalmente, sem buscar temas especiais. O tema que mais atraiu visitantes foi também o mais polêmico, "Morar ou Viver no Rio" (2 e 3). Os outros mantiveram a média. Me aventurei por um pouco de ficção, questionando a vericidade de tudo o que é publicado na Internet em "Brincando de Deus" (4). E acompanhei o "caso" Microsoft x Yahoo, em vários posts.

    O meu preferido, "TI Uma indústria Temática"... (5)
É isso, um ano e algumas lições depois, sigo com o blog... Definitivamente está sendo uma experiência bem interessante.


(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/06/microbloging-o-que-voc-est-fazendo.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/04/morar-ou-viver-no-rio.html
(3) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/04/morar-ou-viver-no-rio-parte-2.html
(4) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/06/brincando-de-deus.html
(5) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/03/ti-uma-indstria-temtica.html

2 comentários:

  1. "Parabéns pelo aniversário do Blog"!

    Saiba que compartilho (+/-) da mesma experiência e visão que voce expôs em relação aos Blogs...

    Apenas acrescentaria o papel social do blog, pois penso que nesse mundo cada mez mais digital, as comunicações pessoais são cada vez mais frequentes porém mais curtas (email, chat, SMS). Por essa razão, penso que um blog é uma boa forma de conhecer melhor uma pessoa por seus pensamentos, manifestados nos posts que escreve, aumentando a "percepcão/sensação de intimidade".

    Talvez haja um paralelo como o mundo literário (do papel impresso). Às vezes a gente acaba se sentindo "íntimo' de alguns autores preferidos. Estou falando de algo que vai além da admiracação.

    Até mesmo os autores famosos como João Ubaldo Ribeiro, Veríssimo, etc. conseguem transmitir, através de seus textos, uma "sensação de intimidade" para as pessoas, que lêem suas idéias e pensamentos a ponto de, quando os encontram na rua, têm vontade de conversar, como se fossem amigos.

    É a magia da palavra (impressa), algo que não acontece, por exemplo, com outros famosos como atores de TV/Cinema ou Músicos (interpretes) justamente porque estão representando a idéia/pensamento de terceiros e não os seus próprios....

    [ ]s

    PS: Acho que escrevi demais...

    ResponderExcluir
  2. Oi mis amigos!

    Disculpen que escriba en español. Son bien interesantes las conclusiones después de un año.

    Solo quiero agregar que hace poco leí que llegar a comenzar a tener algo de prestigio en la red lleva un trabajo de entre 3 y 5 años...así que ¡paciencia!. Nos falta recorrer un largo camino.

    Marcelo

    ResponderExcluir