sábado, 11 de julho de 2009

Seleção Natural em Gestão de Projetos

Minha principal missão profissional, hoje, é gerenciar um portfolio de 64 projetos. Calma, não estou falando de "gerência de projetos" como estamos acostumados. Isso seria, provavelmente, impossível. Minha missão é coordenar, garantir que os responsáveis por cada um destes projetos estejam efetivamente "ligados" nos seus projetos... é garantir que eles estejam "regando o jardim diariamente".

Estes projetos estão intimamente ligados com um Programa de crescimento para os próximos 3 anos (no meu caso, em particular, PMO está diretamente associado a Program Management Office). E o sucesso desta iniciativa depende diretamente do sucesso destes projetos De um horizonte de 3 anos, já percorremos 6 meses e, posso dizer, cheguei a algumas conclusões bem interessantes... a principal delas é que em um portfolio deste tamanho, inserido em um cenário macroeconômico extremamente complexo, em um momento econômico mundial de crise e travando uma disputa diária com os objetivos de "curto prazo" leva a uma Seleção Natural de Projetos.

Como isso acontece? É simples... sem a devida atenção, alguns projetos simplesmente morrem. deixam de existir, perdem prioridade ou são abandonados diante das demandas do curto prazo.

Daí a importância de um PMO com uma visão abrangente e de longo prazo. O conflito entre o curto e o longo prazo é diário, é um conflito de "curto prazo" por natureza... a cada dia são cobradas ações e resultados, sempre de "curto prazo".

E qual o segredo para garantir a sobrevivência destes projetos por um prazo maior do que 3 meses? Basicamente, disciplina, foco e sócios... muita disciplina para que um projeto não seja completamente esquecido e para que suas etapas sejam cumpridas... muito foco para impedir que as distrações do curto prazo não roubem a necessária atenção que um projeto demanda... e sócios, pois sozinho não é possível garantir o progresso de um projeto qualquer.

A Seleção Natural de Projetos só pode ser minimizada com uma boa gestão de um PMO mas, sem disciplina, foco e sócios, muitas dificuldades se apresentarão.

Apenas complementando, é natural que alguns projetos realmente "morram". Aliás, é parte da missão do PMO validar continuamente se determinados projetos devem continuar a existir. Meu ponto aqui é que, sem uma boa gestão, projetos importantes podem deixar de existir e que a parte mais difícil da missão de um PMO é garantir sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário