sábado, 5 de setembro de 2009

Rio de Janeiro, a Cidade mais Feliz do Mundo

Eu já sabia, todo carioca de verdade já sabia... e agora todo mundo sabe... o Rio de Janeiro foi eleito a cidade Mais Feliz do Mundo. A conquista foi obtida em uma pesquisa online feita pela consultoria americana GfK Custom Research North America e pelo consultor Simon Anholt que entrevistou cerca de 10 mil pessoas em 20 países. Discussões a parte com relação ao conceito de "felicidade", é nítida a vantagem que a cidade levou com relação as suas principais concorrentes, Sydney, Barcelona, Amsterdam e Melbourne (1).

Tudo bem que temos nossos problemas, como qualquer outra grande cidade do mundo. Seja Nova Iorque, Paris, Cidade do México, Tokio ou São Paulo. Qualquer cidade que abrigue milhões de habitantes tem seus problemas de logística, segurança, saneamento, etc. Porém, poucas cidades podem dizer que os conhece e que sabe viver com eles. Claro que a convivência é difícil e tem suas crises. Mas, no fim do dia, somos uma população feliz.

A cidade ganhou o título com base no seu cenário único e maravilhoso de montanha e mar, com base na tradição de festejar, seja durante o Carnaval ou durante os inúmeros festivais que agitam a cidade durante o ano.

Os próximos anos prometem mudanças para a cidade... mudanças positivas. A Copa do Mundo em 2014 e a possibilidade de receber as Olimpíadas de 2016 vão, seguramente, aumentar o nível de investimentos públicos e privados na cidade. Temos chances boas de sanar alguns dos nossos principais problemas e atenuar muitos outros.

Além disso, é nítido o aumento do investimento em cultura, com a inauguração de novas salas, como o novo Teatro Casagrande, o Vivo Rio e a Cidade da Música (que, apesar das polêmicas, vai ter papel importante).

É hora de comemorar!

(1) http://www.forbes.com/2009/09/02/worlds-happiest-cities-lifestyle-cities.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário