sábado, 29 de maio de 2010

Facebook X Diaspora - Round 1

Que o Facebook é um fenomeno todos sabem. Estima-se em 500 milhões o seu número de usuários. Absolutamente incrível. Ao mesmo tempo, o número de críticos vem crescendo ultimamente, principalmente com relação a aspectos como segurança de informação e privacidade.


Pois um grupo de estudantes de NY resolveu partir para a guerra e está projetando um novo modelo de Redes Sociais. Batizado de Diáspora (1 e 2), sua proposta é de ter um ambiente 100% baseado em código aberto, com criptografia avançada e que permita que cada um controle sua própria "Rede Social".

Trata-se de uma proposta diferenciada. As grandes Redes Sociais hoje existentes, como o Facebook e o Orkut, são centralizadas. Ou seja, você "deposita" suas informações em seus servidores, de onde são compartilhadas. Eles funcionam como um grande "hub", ou uma central de conexões. O problema é que toda a infomação que você coloca fica pública, com muito pouco controle (no momento o Facebook está trabalhando em recursos para aumentar a privacidade).

A proposta do Diáspora é que cada usuário controle suas informações. Na prática não vai haver a figura do grande centralizador de informações. Elas ficam na sua máquina (ou onde você quiser) e são compartilhadas por você com quem você quiser. O controle deles é apenas para garantir a comunicação entre cada um dos usuários, os "seeds" de forma segura.

Faz algum tempo que o Facebook ganhou a "coroa" das redes sociais e tem convivido pacificamente com concorrentes como Orkut e LinkedIn. Vamos ver agora, com esse "novo entrante", como a luta vai ficar.

O primeiro round já está marcado. O Diaspora chega no final do verão no hemisfério norte, em Setembro. É pagar para ver... quer dizer, não precisa pagar nada, é grátis...

(1) http://www.joindiaspora.com/
(2) http://www.nytimes.com/2010/05/12/nyregion/12about.html

Um comentário: