Aqui estou eu, na Cidade do México, para fazer duas apresentações em um dos maiores eventos de software do país. Centenas de clientes e parceiros de negócio assistiram a mais de 50 sessões sobre os mais variados temas. Social Business ficou comigo e foi com muito orgulho que compartilhei, "in loco", um dos maiores casos de sucesso de Redes Sociais Corporativas, o da Cemex.
Com um faturamento anual da ordem de US$ 14Bi e empregando 46.500 pessoas, a Cemex está em mais de 50 países. É lider global em seu setor e produz cimento, mistura pronta de concreto, agregados e outros materiais de construção.
Seu grande desafio era permitir que sua força de trabalho global pudesse colaborar, com mobilidade e empowerment. A "grande visão" era fazer com que a empresa se tornasse mais eficiente e ágil permitindo que seus empregados, ou grupos de empregados, com objetivos similares pudessem compartilhar opiniões, pensamentos, informações, experiência, conhecimento e melhores práticas.
O projeto "Shift", colocado em produção em 2010, é um enorme sucesso e mobilizou milhares de executivos e funcionários em todo o mundo. Maiores detalhes podem ser obtidos em um white paper produzido por eles (1). Em Novembro de 2010 o projeto ganhou o prêmio "Forrester Groundswell Award" na categoria "Management: Collaboration System". A categoria reconhece as maiores e melhores iniciativas de redes sociais corporativas. O prêmio foi dado devido e fantástica adoção pelos funcionários da empresa. A plataforma utilizada, o IBM Connections, combina elementos de Redes Sociais populares, como wikis e blogs, e ferramentas de comunicação para encorajar o compartilhamento de idéias e melhores práticas (2).
Empresas de qualquer porte podem se beneficiar enormemente com a implementação de uma Rede Social corporativa. Dentre os principais ganhos, os que costumam ter maior destaque são:
Empresas de qualquer porte podem se beneficiar enormemente com a implementação de uma Rede Social corporativa. Dentre os principais ganhos, os que costumam ter maior destaque são:
- Maior colaboração entre seus funcionários, permitindo um trabalho em equipe sem precedentes. A criação de Comunidades, para compartilhar informações, insights e melhores práticas contribui de forma efetiva para uma melhoria na qualidade do trabalho. No caso da Cemex, foram criadas milhares de comunidades que permitiram a troca de conhecimento entre especialistas algumas vezes localizados em países distintos, contribuindo para um processo de desenvolvimento de produto muito mais rápido, fortalecendo o atributo de Inovação, tanto perseguido por eles.
- Permite maior e melhor Gerenciamento de Conhecimento, auxiliando significativamente para que o conhecimento gerado e utilizado em uma empresa seja guardado de forma adequada, podendo ser reutilizado. Na IBM, por exemplo conhecimento criado para um projeto específico é compartilhada com outros times, em qualquer localidade, permitindo que os acertos sejam repetidos (e muitas vezes melhorados) e evitando a repetição de erros. Estudos e relatórios, por exemplo, são devidamente classificados e armazenados de forma a facilitar o acesso ao mesmo.
- Uma Rede Social corporativa permite o desenvolvimento de especialistas e, mais importante, permite que outros funcionários saibam quem são estes especialistas. Isto permite que habilidades específicas sejam rapidamente localizadas na empresa e auxilia RH a desenvolver planos específicos para o desenvolvimento de conhecimento em áreas onde a empresa tenha carência.
Fundamental ressaltar a importância dos aspectos de segurança e de se utilizar métricas adequadas à empresa para acompanhar a evolução de uma Rede Social corporativa. Sem elas, o esforço é equivalente a tentar garantir que informações colocadas no Facebook só sejam acessadas pelas pessoas adequadas, que tenhamos um backup de todo o conhecimento gerado e por aí vai... ou seja, muito pouco efetivo.
No vídeo abaixo, de apenas 3 minutos, o Sr. Gilberto Garcia, Diretor de Inovação da Cemex, dá seu testemunho e compartilha muitos detalhes sobre o projeto.
Um grande orgulho para o México, para a América Latina, e para a IBM.
(1) http://www.cemex.com/whatisshift/docs/CEMEXShiftWP_The_ROI_Of_CEMEX_Shift.pdf
(2) http://www.cemex.com/MediaCenter/Story/Story20101101.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário