sexta-feira, 3 de junho de 2011

Privacidade - A principal "moeda de troca" em Redes Sociais


Uma pesquisa recente conduzida pela empresa NetPop (1), entre 1253 usuários de redes sociais com acesso de banda larga nos EUA mostrou que 73% contribuem de alguma forma em sites de redes sociais (seja usando email, Facebook, Twitter ou outro qualquer). De um total de 169 milhões de usuários de banda larga nos EUA, aproximadamente 66 milhões, 39%, compartilham informações. É um número realmente expressivo, maior do que a população de muitos países. E não pára de crescer (2)

No entanto, a mesma pesquisa mostra que cerca de 80% destes usuários se dizem "desconfortáveis" com a questão de privacidade online ou, no mínimo, tem dúvidas com relação a mesma. São números importantes e que mostram claramente que o principal ponto de questionamento com relação aos sites sociais é a questão de privacidade.

A pesquisa faz uma comparação interessante entre o Facebook, o Twitter e o YouTube. Dos três, o FB é o que apresenta maior índice de insegurança dos usuários. Os pesquisados consideram que tanto o Twitter quanto o YouTube oferecem maior controle sobre a questão da privacidade. O YouTube é o que apresenta o melhor índice NPS (Net Promoter Score, indicador que aponta o quão propenso um usuário pode recomendar ou promover um site).

Todos sabemos e compartilhamos diariamente preocupações com relação a segurança e privacidade na Web. Convivemos com a ameaça de vírus já faz muitos anos, assim como a de fraudes bancárias ou em transações em geral. Mais recentemente, a questão de privacidade, diretamente relacionada a proteção de nossos dados e divulgação de forma indevida, se tornou uma constante.

O resultado da pesquisa aponta claramente para aquela que é a maior "moeda de troca" hoje disponível na Web, a Privacidade. Para obter sucesso, cada vez mais as novas redes sociais vão ter que cuidar atentamente deste ítem. Oferecer a seus usuários políticas claras de segurança de dados e acesso a informações. Casos recentes como o do Facebook, da Google e o da Sony mostram que ainda existe muito a ser feito nesta área,

Eu, particularmente, tenho minha própria "política de privacidade" ou, mais ainda, "política de uso" de redes sociais. Sou um power user delas, tanto aqui em meu blog quanto no Facebook, no Twitter,e até mesmo no The Pet's Universe (3), criada por mim, e reconheço integralmente seu inestimável valor em diversas esferas como informação, ensino, networking, relacionamentos e muito mais. No entanto, estou seguro de que muito ainda tem que ser feito no que diz respeito a privacidade nas redes sociais públicas.

(1) http://www.netpopresearch.com/
(2) http://www.netpopresearch.com/node/reportdownload/26713
(3) http://www.thepetsuniverse.com/

Um comentário:

  1. Flávio:
    Concordo em gênero, número e grau !
    Esta questão da privacidade precisa ser melhor discutida. Em especial em ambientes corporativos.
    Nestes, armazenar informações de negócio (atenção, não confundir com "fazer propaganda de nosso negócio" ...)em sistemas como Facebook, Twitter ou similares talvez não seja uma boa idéia.
    Em paralelo, uma outra questão, também muito pouco discutida: o "acesso grátis" a estes sistemas não é tão grátis assim. Pagamos pelo serviço ao permitir (ver "termos de serviço" de qualquer destes sites) que nossas informações estejam diponíveis a outros usuários e/ou empresas, até mesmo a nossos concorrentes. Será que vale a pena ? ...

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