sábado, 6 de agosto de 2011

O último post, e além...

O que vai acontecer com os perfís criados nas Redes Sociais, depois que seus donos se forem? Será que teremos uma enorme quantidade de "lixo social" da mesma forma que temos hoje, no espaço, lixo sideral? Este tema, por mais estranho que possa parecer, e até mesmo distante para muitos, tem ocupado as mentes de muitas pessoas que ainda estão por aqui.

Por incrível que possa parecer, hoje já existem alguns sites oferecendo um serviço para que possamos nos preparar para este momento. O site "IfIDie" (1), por exemplo, oferece algo nessa linha. É fácil... Como eles dizem, em apenas três passos você prepara e deixa uma mensagem póstuma. Em primeiro lugar, é preciso autorizar a aplicação no "Face sempre ele book". Depois você grava uma mensagem, que pode ser um agradecimento, um pedido ou até mesmo um segredo nunca revelado, como "quem matou Salomão Hayala (ou Odete Roitman para os mais antigos)". O último passo é você indicar três amigos do FB, que serão os responsáveis por confirmar sua partida desta para melhor. Somente quando os três confirmarem, a mensagem será publicada.

O site pode ser visto como mais uma curiosidade, mais um componente do "Planeta Bizarro" em que vivemos, mas sociologicamente falando é um sinal muito forte de que a cada dia que passa o mundo virtual vem "imitando" o mundo real. E isso já tem sido base para teses de estudiosos. Adam Ostrow, por exemplo, um dos que se dedica a estudar o assunto, fez uma pequena apresentação recentemente no TED abordando esta nova faceta do comportamento online. Vale assistir ao vídeo, de apenas 6 minutos.


A Recriação

Outro ponto explorado por ele é sobre a quantidade de informações que nós todos deixamos hoje, registradas, no mundo virtual. No passado remoto, o homem da caverna deixou pinturas rupestres. Os Egípcios deixaram histórias em papiros. Os monges da idade média mantinham registros em livros escritos a mão. Cada geração deixou seus registros. Hoje, a cada dia que passa, quando usamos o FB, o Twitter ou outra rede qualquer, deixamos rastros de nossa existência. Além disso, sites hospitalares já permitem que sejam armazenados nossos exames laboratoriais, detalhes sobre nosso DNA... Será que, depois que partimos, será possível lançar mão de toda essa informação para nos "recriarmos" ou, pelo menos, para criar um avatar que dará um pouco de conforto para os que ficam e que tanto nos apreciavam?

O fato é que, independente de nossas vontades, nosso dia chegará. Será que deixaremos nossa mensagem póstuma no Facebook??? Será possível criar um holograma nosso? O tempo dirá, mas só os que ficarem saberão a resposta... Como sempre, "quem viver verá".

(1) http://ifidie.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário