terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O exemplo da liderança em uma Rede Social Corporativa


Tenho me dedicado bastante a questão dos desafios associados com as eventuais mudanças culturais em um projeto de Rede Social Corporativa e a importância dos líderes da empresa nessa transformação.  Existem alguns fatores que impactam diretamente o sucesso do projeto. Já discuti sobre este tema em "O Fator Humano". O suporte executivo a este tipo de projeto é absolutamente fundamental. A forma como os sinais são enviados para a organização como um todo faz toda a diferença.

A IBM é, atualmente, a maior Rede Social Corporativa do mundo com quase 500 mil membros. É uma empresa que respira sua Intranet Social, extremamente rica em conteúdo e conhecimento. Mais ainda, utiliza esta plataforma como um ambiente social para colaboração e inovação. São dezenas de milhares de blogs, wikis, arquivos compartilhados e muito mais.

Hoje completam 10 dias em que temos uma nova CEO, Virginia "Ginni" Rometty. Ela assumiu a empresa depois de uma gestão de muito sucesso de Sam Palmisano, que levou o valor das ações da IBM a um patamar histórico, com valorização muito superior a de seus principais concorrentes e dos principais índices do mercado de ações norteamericano.

Logo no primeiro dia de trabalho, todos os CEOs anteriores enviaram um email para os funcionários compartilhando suas idéias e objetivos. Esta é a tradição. Eis que Ginni Rometty fez diferente. Ela compartilhou, pelo Connections, um vídeo. Em uma fala de pouco mais de 3 minutos, apresentou a todos suas primeiras impressões e seus objetivos.

O mais interessante, nesse caso, é que ela abriu mão do tradicional email e utilizou o Connections, nossa Rede Social Corporativa, para enviar a mensagem.  Nota-se claramente o direcionamento executivo, sua adesão a este novo modelo corporativo e, principalmente, a mensagem para todos. Isto é o que chamamos de Social Business, quando um executivo utiliza a Rede Social Corporativa para um objetivo de negócio. Além disso, é um bom exemplo de Caso de Uso, conforme já falamos aqui.

Em dez dias, o vídeo recebeu quase 160 mil visitas e mais de 600 comentários. Um verdadeiro "blockbuster corporativo". Mais ainda, um registro permanente e muito mais efetivo do que um simples email. Importante ressaltar, ainda, que o vídeo foi inserido dentro de uma Comunidade, aberta para todos os IBMistas, a THINKtogether, que tem como objetivo ser um ambiente aberto de diálogo com nossa CEO.

Ao desenvolver um projeto de Rede Social Corporativa para sua empresa, busque o suporte executivo adequado. Uma mensagem bem preparada e transmitida no formato adequado pode ajudar seu projeto a decolar.

Um comentário:

  1. Abandonar o tradicional e-mail e passar a utilizar redes sociais como ferramenta de comunicação é uma quebra de paradigma. As pessoas começam a perceber isso agora e é possível notar a resistência.
    Com certeza o exemplo da IBM vai ajudar muito nesse processo. As pessoas vão trazer as experiências das redes sociais abertas de que participam, mas temos muito o que aprender sobre esse assunto, principalmente em relação a exploração dos benefícios que podem ser obtidos com essa troca de ideias dentro do ambiente corporativo.

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