sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia 4: Lotusphere & Connect 2012 - Encerramento


Depois de 4 dias extremamente intensos, a Lotusphere 2012 chegou hoje ao seu final. Durante os últimos quatro dias tive a oportunidade de, em primeiro lugar, encontrar amigos já de longa e colocar o papo em dia. Além disso, conheci dezenas de outros profissionais da área, IBMistas, Parceiros de Negócio da IBM e Clientes, muitos Clientes. Conversando com todos, principalmente com aqueles que já acompanham a Lotusphere há alguns anos, a conclusão foi unânime... esta foi o a melhor Lotusphere dos últimos anos. Quais os motivos? Veja alguns abaixo:
  1. Em primeiro lugar, tivermos um record de participantes da América Latina, com um crescimento ano a ano de 20%, entre clientes e parceiros de negócio;
  2. Triplicamos o número de casos de sucesso de clientes da América Latina apresentados. Entre eles, destaque para a Petrobras (Br), a RioCard (Br), a Cemex (Mx) e o Infonavit (Mx). Em algumas das sessões onde estes casos foram apresentados tinhamos mais de 500 pessoas na sala, em uma clara demonstração da importância dos mesmos;
  3. Clientes do mundo todo mostraram como estão usando o IBM Connections. Apresentaram seus projetos, além dos clientes da América Latina, o TD Bank, Childreen's Hospital of Boston, Bayer MaterialScience, Basf, 3M, Colgate, Electrolux, Lowe's, MIT Lincoln Lab, ZurickDavis, Blue Cross Blue Schield, Caterpillar, Standard Life, Continental AG, LeasePlan, Omron e Russell's Convenience.
  4. Contamos com a participação, nas sessões principais (OGS e Keynote Sessions), de grandes nomes do mercado como McKinsey, IDC e Fast Company, além do criador da WWW, Sr. Tim Barnes-Lee e de Guy Kawasaki, ex-evangelista da Apple e co-fundador da Alltop. Todos foram unânimes em confirmar que a estratégia da IBM para Social Business é a mais CLARA, COMPLETA e INTEGRADA do mercado, estando anos luz na frente dos concorrentes. Alguns dos nossos "concorrentes" só terão algo parecido em 2015 e hoje, para entregar algo próximo ao que temos, necessitam da integração com produtos de terceiros. Leia os artigos selecionados abaixo e veja as opiniões dos analistas de mercado.
  5. A IBM anunciou diversos novos produtos, como o Connections Next, o IBM Docs, Notes Social Edition, o SmartCloud for Social Business e muitos outros. Deixou claro que tem um ROADMAP claro, que vai seguir como planejado e que manterá os altos investimentos em pesquisa;
  6. O IBM Connections é o principal componente deste roadmap, totalmente integrado com o IBM Portal, com Unified Communications (UCC) e com mensageria e colaboração (Domino e Notes);
  7. "Mobilidade" foi um dos temas mais recorrentes durante o evento, um movimento sem volta, em que empresas de todo porte estão investindo em equipamentos móveis como smartphones e tablets. Todo este investimento tem como objetivo suportar o movimento Bring Your Own Device (BYOD), onde os funcionários podem usar seus próprios dispositivos para trabalhar. Obviamente, com segurança.
  8. A "Segurança em Redes Sociais" corporativas foi muito discutida. Costumo dizer que a IBM é "paranóica" com relação ao assunto e que eu nunca soube de nenhuma invasão de hacker ou vírus nos sistemas da empresa (toc-toc-toc). No mundo atual, só os paranóicos sobrevivem. Notícias de problemas com segurança em empresas que tentam entrar no mundo corporativo são frequentes. Importante lembrar que uma coisa é oferecer uma solução de busca ou algo parecido para usuários domésticos cuja maior preocupação, em muitos casos, é esconder sua data de aniversário ou seu estado civil. Outra coisa, bem diferente, é manter seguras as informações confidenciais que trafegam em uma rede. Segurança demanda tecnologia, metodologia, disciplina, compliance e muito mais.
  9. Novas tecnologias anunciadas pela IBM já permitem navegar na montanha de informações que está sendo gerada pelo mundo do Social Business. Analytics tem papel central e está integrada com o Connections. Desde 2005 a IBM já investiu US$ 14 Bi na compra ou em investimentos em empresas especializadas;
  10. A IBM mostrou claramente que seus produtos estão integrados entre si. Toda a linha de Social Business e Colaboração está fortemente ligada a área de Analytics e Business Inteligence, por exemplo, permitindo análise em tempo real dos dados registrados na rede.
Relaciono, abaixo, algumas matérias bem interessantes produzidas pela imprensa sobre a Lotusphere & Connect 2012:


Algumas fotos do evento:

Apresentação da Petrobras, momento de muito orgulho para todos

Festa de Confraternização da América Latina. 

Apresentação de Guy Kawasaki

O Showcase, espaço de exibição para nossos parceiros

Sessão de Treinamento e Encerramento para IBMistas e Parceiros de Negócio

Encerrando as transmissões de Orlando, por que não usar uma expressão comum por aqui?
I wish you a Magical (and Social) Year!

Nenhum comentário:

Postar um comentário