Foi publicada hoje, no Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, uma excelente cobertura feita por Carlos Alberto Teixeira, sobre a Lotusphere 2012. Jornalista dedicado a área de tecnologia com muitos anos de estrada, desde 1991 faz seu trabalho com foco especial em tecnologia, internet, eventos e telecomunicações. Foi o primeiro profissional a escrever sobre Internet na imprensa brasileira. Abaixo alguns destaques:
- "Ao longo da semana passada em Orlando, nos EUA, teve lugar o evento
Lotusphere 2012, promovido anualmente pela IBM há 19 anos, com todos os
holofotes agora voltados para o conceito de “social business” — a
filosofia de redes sociais aplicada aos negócios. "
- "a IBM pintou a expressão com novas cores, inspirando-se numa outra
revolução ocorrida dez anos atrás, quando a web penetrou no ambiente de
trabalho."
- "Hoje o que se vê é a web enraizada em quase todos os setores da
atividade humana e, com os dispositivos móveis, sendo acessada a
qualquer hora e de qualquer lugar."
- "O primeiro ponto que a IBM atacou com seu conceito de social
business foi a figura corporativa quase monstruosa do e-mail, estendendo
depois a abordagem à maioria dos processos de negócios nas
organizações. Hoje já se prevê que os serviços de redes sociais irão
substituir o velho e-mail em questão de poucos anos"
- "E a coisa não para por aí. Em novembro de 2011, saiu o quinto estudo da
McKinsey&Company sobre o uso de redes sociais para negócios (veja
<bit.ly/dm_mck>).
Foram entrevistados mais de 4.200 executivos no mundo inteiro e ficou
claro que as empresas estão aprimorando seu domínio sobre as tecnologias
sociais, usando-as para melhorar suas operações e explorar novas
oportunidades de mercado."
- "Quando adotadas em escala por empresas funcionando em rede e integradas
aos processos de trabalho dos funcionários, as práticas de social
business têm melhorado o desempenho financeiro das companhias e
aumentado sua fatia de mercado, revela o estudo"
- "a IBM construiu uma série de peças que engenhosamente se encaixam na
espinha dorsal de um sistema interativo que se parece muitíssimo com a
linha de tempo de um Facebook ou de um Google+"
- "O nome dessa mágica é IBM Connections Next, uma evolução do sistema
denominado IBM Lotus Connections, incorporando a roupagem de mídias
sociais e abraçando também o inescapável conceito de mobilidade, hoje
quase onipresente graças à febre dos smartphones e tablets e à caudalosa
torrente de aplicativos móveis que jorra sem parar."
- "Baseado no
IBM SmartCloud — gerenciador central de serviços na nuvem — o
Connections Next provê uma suíte de ferramentas colaborativas e de
inteligência corporativa, que combina agendas, correio eletrônico,
comunidades, blogs e wikis em uma única interface amigável."
- "Mas um dos pulos-do-gato da IBM foi embutir nesse sistema algo que chamou de “sentiment analysis tools”, ou seja, ferramentas de análise de sentimento, não no sentido de emoções, mas com a função de extrair das interações entre usuários informações preciosas cuidadosamente pinçadas, identificando tendências, feedbacks e indicadores que podem otimizar o modo de funcionamento de uma corporação."
A reportagem, em sua versão integral, também foi registrada no blog do C@T e recomendo fortemente sua leitura:
Mais sobre a Lotusphere & Connect 2012 em:
Primeiro dia, 16 de Janeiro
Segundo dia, 17 de Janeiro
Terceiro dia, 18 de Janeiro
Último dia, 19 de Janeiro
Petrobras na Lotusphere
Nenhum comentário:
Postar um comentário