terça-feira, 8 de novembro de 2011

IBM atualiza sua Rede Social Corporativa


Imagine as seguintes situações:
  1. Você tem uma dúvida com relação a determinado ponto em um projeto e gostaria de buscar auxílio com seus colegas de trabalho. Eles podem estar no mesmo prédio, na mesma cidade ou em vários prédios e cidades diferentes. Até mesmo em países diferentes, por exemplo. O que você faz? Manda um email para todos e espera inúmeras respostas totalmente independentes?
  2. Você acaba de descobrir uma forma simples de executar uma determinada tarefa mais efetivamente e gostaria de compartilhar com seus colegas de trabalho. O que você faria? Mandaria um email para todos seus colegas?
  3. Você pretende desenvolver um novo produto ou serviço e gostaria de ter a colaboração de seus clientes e parceiros de negócio. Como fazer neste caso? Colocar um pedido de ajuda no site de sua empresa? Mandar um email para seu "mailing list"? E como fazer para que todos possam comentar as sugestões enviadas por outros?
Situações como essas acontecem diariamente em empresas de todos os portes, de todas as indústrias e em todos os locais. Qualquer usuário de uma Rede Social aberta como o Facebook, por exemplo, imagina que seria possível responder às perguntas acima utilizando-o. No entanto, quando falamos em termos corporativos, preocupações adicionais com segurança de informações e auditoria, por exemplo, devem ser levadas em consideração, como já vimos aqui em inúmeros posts(1, 2 e 3).

A IBM possui uma Rede Social Corporativa que é utilizada por todos os seus aproximadamente 400 mil funcionários em todo o mundo, além de cerca de 100 mil terceiros. Trata-se da maior RSC em operação no mundo corporativo e que permite a integração de funcionários e a gestão de inovação.

Na semana passada, a IBM colocou em produção uma nova versão da Rede, com base na versão 3.0.1 do IBM Connections. Alguns pontos de destaque:
  1. Como desde o princípio, o núcleo da rede é a parte dos Perfis dos usuários. Na nova versão, foi feito um investimento em novas funcionalidades. Agora é possível "seguir" usuários, da mesma forma que no Twitter. Assim, quando você convida um membro para fazer parte da sua lista pode também segui-lo e ser informado sobre suas atualizações de status. Além disso, a nova versão também recomenda novos contatos tomando por base sua área de especialização e seus atuais contatos.
  2. É possível, agora, o uso de fotos e vídeos. Além disso, com o uso de Tags fica extremamente simples classificar e pesquisar conteúdo digital. Da mesma forma que no YouTube, a experiência é simples e totalmente integrada, permitindo, por exemplo, que conteúdo deste tipo seja compartilhado em comunidades.
  3. "Ideation blogs" são agora parte integral do Connections. Trata-se de uma ferramenta simples e poderosa e que contribue enormemente em processos de inovação, permitindo que outros colegas de trabalho possam votar em idéias, ajudando na seleção das mais interessantes para a empresa.
  4. Que tal criar "sub-comunidades" dentro de uma comunidade? A idéia é simples e permite um nível ainda maior de granularidade. Se você faz parte de uma comunidade qualquer e deseja trabalhar em um sub-ítem do projeto para a qual ela foi criada, que tal iniciar uma sub-comunidade, que herda alguns atributos da "comunidade mãe". Apenas para se ter uma idéia do potencial deste ítem, hoje temos aproximandamente 63 mil comunidades internas. São dezenas de milhares de funcionários utilizando-as diariamente.
  5. Novas aplicações podem ser integradas facilmente ao Connections permitindo ampliar seu escopo para outras áreas. Aplicações voltadas para Social Analytics, por exemplo, podem ser integradas para permitir, dentre outras coisas, uma análise do conteúdo sendo publicado por um usuário qualquer e a geração automática de recomendações para ele.
  6. Por último, a nova versão do IBM Connections disponibiliza recursos mais poderosos para Moderação. Em um mundo em que a produção de conteúdo aumenta de forma exponencial, pode ser importante ter ferramentas para garantir que o mesmo esteja aderente às políticas da empresa. Além disso, os proprietários de comunidades tem agora ferramentas para monitorar o que é publicado em blogs, wikis ou fórums.
Este recente upgrade foi devidamente planejado e, mais importante, executado em menos de 48 horas. Sendo a maior Rede Social Corporativa hoje em produção, a Intranet da IBM é uma prova inconteste do poder do IBM Connections, da sua facilidade de uso e do seu valor único, integrando funcionários e sistemas.

Para maiores informações sobre o IBM Connections, visite nosso site clicando aqui.

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/09/seguranca-em-redes-sociais-corporativas.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/08/areas-de-risco-em-redes-sociais.html
(3) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/07/sua-empresa-tem-uma-politica-para-o-uso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário