segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IBM Center for Social Business


Social Business é um dos principais pilares de investimento e crescimento da IBM, junto com Smarter Cities, Cloud e Analytics. A IBM investiu, nos últimos 10 anos, centenas de milhões de dólares somente nesta linha de pesquisa e desenvolvimento. Para suportar este plano de crescimento, criou e mantem um laboratório especialmente dedicado ao assunto, em Cambridge, Massachusetts, o IBM Center for Social Business (1).

Trata-se de um Centro de Excelência para Colaboração e Social Software. Ele tem como principal missão suportar organizações de todos os tamanhos no desafio de desenvolver e adotar as mais modernas tecnologias de colaboração e de redes sociais corporativas. O centro trabalha de forma integrada com outros laboratórios da IBM (Watson, Almaden, Haifa, Tokyo e China), com a unidade de serviços da IBM, com as organizações de desenvolvimento de software e com o CIO da empresa.

Uma das linhas de trabalho é a Venture Research, que desenvolve conceitos literalmente "do zero" até que o mesmo esteja pronto para ser utilizado em uma empresa. A idéia é garantir que um produto, ao ser liberado para uso, esteja realmente testado, validado e que tenha o suporte adequado. Sairam destas salas de pesquisa, por exemplo, o sistema Many Eyes (2), para análise de dados, e a própria Rede Social da IBM, hoje implementada e utilizada por todos os funcionários da empresa, constituindo-se na maior Rede Social Corporativa em produção no mundo (aproximadamente 400 mil usuários ativos).

Além disso, o centro também tem um Corporate Program, cuja finalidade é trabalhar com empresas interessadas em desenvolver soluções nas áreas de colaboração ou redes sociais. A idéia aqui é desenvolver projetos de forma conjunta, montando equipes de alto nível com pesquisadores da IBM e desenvolvedores do cliente. Trabalhando desta forma, tanto a empresa quanto a IBM, beneficiam-se da sinergia destes profissionais de alto nível e da experiência da IBM no tema. O resultado final são projetos mais estruturados e com uma chance muito maior de ter uma implementação correta no ambiente final.

Durante a Lotusphere e o Connect 2012, em Orlando, em Janeiro próximo, o centro terá um espaço especialmente dedicado para ele onde podem ser agendadas visitas e reuniões. Se você está planejando participar dos eventos, aproveite para dar uma passada por lá e entender como a IBM pode ajudá-lo em seus desafios relacionados com Colaboração e Social Business.

Parte integral da estratégia da IBM, a linha de Social Business vem recebendo fortes investimentos e obtendo suporte e adesão de grandes clientes em todo o mundo. Conheça o centro visitando seu site. 

(1) http://www.research.ibm.com/social/index.shtml
(2) http://www-958.ibm.com/software/data/cognos/manyeyes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário