sexta-feira, 4 de novembro de 2011

W3C Social Business Jam - Participe!


Nos últimos dois anos assisti a uma intensificação das conversas sobre Social Business. Empresas de todos os portes criaram grupos de trabalho para avaliar a necessidade, a viabilidade e os benefícios que podem ter em um projeto deste tipo. É uma discussão bastante complexa pois o tema não é relacionado diretamente a uma indústria específica. Absolutamente todos os segmentos podem se beneficiar das tecnologias chamadas "sociais". 

No entanto, ainda existe muita confusão na forma como o tema é tratado e, na maioria dos casos, ainda persiste uma associação muito forte entre "Social Business" e "Redes Sociais", sendo comum pensar em Facebook e Twitter como soluções em Social Business (1). Além disso, o fato de não estarmos falando somente sobre de Tecnologia, mas também de aspectos relacionados com Cultura e Comportamento (2) torna o assunto ainda mais complexo.

Diversas empresas participam atualmente de um consórcio que tem como objetivo garantir que padrões abertos sejam cada vez mais adotados. O objetivo final é viabilizar uma maior integração entre componentes de fornecedores distintos, em benefício do cliente final. Quando pensamos em termos de Software Social, o desafio é ainda maior. Vale lembrar que estas tecnologias tem como objetivo "integrar pessoas" nos mais distintos departamentos de uma empresa e até mesmo além de suas fronteiras. Desta forma, torna-se ainda mais importante a existência de padrões abertos.

Em se tratando de Software Social, um dos padrões que está sendo mais suportado pela indústria é o OpenSocial. Trata-se de uma especificação construida de forma colaborativa e que encontra-se em sua segunda versão, a OpenSocial 2.0, lançada agora em Agosto. A IBM, junto com outras empresas, está apoiando seu desenvolvimento, buscando suportar seu uso para os requerimentos corporativos. Já em 2012 padrões definidos pela OpenSocial 2.0 farão parte dos produtos da IBM.

Para discutir o tema em mais profundidade, na próxima semana, de 8 a 10 de Novembro, será realizado o "W3C Social Business Jam" (3). Organizado pela W3C (4), trata-se de uma oportunidade realmente única de participar de conversas online com líderes de empresas, governos e de fornecedores de tecnologia sobre o atual momento do Social Business, o futuro que as tecnologias sociais podem promover e como Social Business pode evoluir para suportar os objetivos de negócio das empresas. Um dos objetivos primários do Jam é explorar de forma cooperada as principais tendencias e conceitos em Social Business, com foco especial em como estas tecnologias podem facilitar os objetivos de negócio das empresas. 

As inscrições estão abertas! Inscreva-se! Nos "vemos" lá!

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/07/afinal-o-que-e-social-business.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/09/social-networks-o-fator-humano.html
(3) http://www.w3.org/2011/socialbusiness-jam/ 
(4) http://www.w3.org/Consortium/

2 comentários: