O segundo dia do Connect 2013 deu mais tempo e profundidade aos temas apresentados na segunda-feira. Dezenas de apresentações, divididas em 11 tracks, cobriram os principais temas como Social Business, Smarter Workforce, Smarter Commerce, Strategy and Innovation e muitos outros. Difícil escolher entre inúmeras apresentações aquelas que podem trazer mais valor.
IBM Notes 9.0 Social Edition
Para começar, selecionei a apresentação dedicada a cobrir a nova versão do Notes, a Social Edition, feita por Saurabh Calla, Gerente de Produto. A palavra chave aqui foi "socializar" e, durante 60 minutos, foram apresentadas as principais novidades que estão chegando com a nova versão. Dentre elas:
- Suporte a SAML 2.0, que acaba tendo o efeito para o usuário final de facilitar a vida, viabilizando ambientes mais sofisticados de Single Sign-On (SSO). Também pode ser utilizado MS ADFS 2.0 integrado com AD e, claro, o IBM Tivoli Federated Identity Manager (TFIM). Neste cenário, para usuários de Windows, com uma única senha é possível ter acesso ao sistema operacional, ao Notes, aos widgets da sidebar e a outras aplicações Web. Além disso, também é possível ter acesso a outros serviços como IBM ST chat e meetings, IBM Connections e compartilhamento de arquivos, feeds e IBM Protector, dentre outros mais.
- Também foi destacado o suporte a OAuth (http://en.wikipedia.org/wiki/OAuth). Na prática, esta é a base para as Embedded Experiences tanto no cliente Notes quanto no iNotes.
- Novos recusros foram disponibilizados no Domino Designer, como o XPages source editor Content Assist e o XPage source editor Hyperlink navigation
Bayer Health Care (BNC) and Connections
Dirk Grosse, da Bayer, apresentou a jornada da empresa com Social Business. O projeto começou ainda com a versão 1.0 do IBM Connections e o caso de uso selecionado na época foi a substituição de uma aplicaçào corporativa de catálogo de endereços, o PeopleFinder. Além disso, disponibilizaram Blogs e Activities de forma integrada com uma aplicação já consumida pelo seu portal, a Marketing WorkBench.
Meses depois, e de forma independente, a Bayer MaterialScience (BMS) também lançou sua iniciativa em Social Business, mas já utilizando a versão 2.5 do IBM Connections. O caso de uso selecionado foi para Gestão de Conhecimento na unidade da América do Norte.
A partir de então, o grande desafio da empresa foi criar a "Integrated Workplace". Quando decidiram que o Connections seria a plataforma social única criou-se uma enorme expectativa. Para começar, era preciso integrar o Connections com sistemas legados da empresa, como alguns produtos da MS. Além disso, também era necessário fazer com que todos os ambientes já implementados de Connections, o da BHC e o da BMS, se falassem. Eram dois ambientes distintos, rodando versões diferentes do Connections e com uma enorme quantidade de informações em cada um deles. A conexão de cada um deles com outros sistemas já em produção também trouxe um desafio tecnológico enorme.
Outro ponto de preocupação foi deixar claro o posicionamento do Connections, para que os usuários soubessem quando usar o produto e quando usar outras tecnologias. Qualquer decisão impactava diretamente mais de 100 mil funcionários e muito cuidado foi tomado nesta fase inicial de implantação corporativa. O projeto foi um grande sucesso e atualmente a plataforma é utilizada por toda a empresa.
Integração e Mobilidade
Um dos pontos que vem ganhando mais destaque no evento é a integração entre diferentes tecnologias e produtos. Claramente houve um enorme acanço durante o último ano e nota-se que existe uma preocupação enorme da IBM em integrar os diferentes produtos para oferecer uma solução mais completa. No caso do IBM Connections, diversas tecnologias já fazem parte do produto como o IBM Cognos e tecnologias de ECM. Além disso, o suporte a dispositivos móveis vem seguidamente crescendo. Atualmente o IBM Connections roda em todos os procipais dispositivos móveis disponíveis como aqueles que usam sistema iOS, Android, Simbiam e MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário