quarta-feira, 17 de abril de 2013

Social Business e os "Ganhos de Predutividade Compostos"

Eduardo Gianetti está entre os mais conceituados economistas e cientistas sociais brasileiros. Autor de diversos artigos e livros, dentre as quais dois premiados, foi professor da Universidade de Cambridge durante muitos anos e da FEA-USP. Atualmente é professor da Insper, em São Paulo. e palestrante dos mais requisitados no Brasil e no exterior. Coube a ele o papel de keynote speaker do evento IBM Business Connect 2013, realizado em São Paulo, na terça-feira, dia 16 de abril, no Instituto Tomie Ohtake. O evento foi dirigido ao público executivo e contou com a participação de CMOs, CHROs e CEOs de importantes empresas brasileiras. A abertura do evento foi feita pelo presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede, seguida por um painel comandado por Ana Paula Assis, Diretora de Software. Fui convidado para apresentar uma visão sobre Social Business, um dos principais pilares do plano estratégico da IBM.

Rodrigo Kede abriu o evento trazendo para discussão a visão da IBM sobre o tema Big Data. O "próximo grande recurso natural". Neste grande "recurso" está o futuro das nossas empresas. Saber como tratar esta montanha de dados, e tirar conhecimento dela, tratá vantagem competitiva. E quanto antes começar, melhor. Tempo faz toda a diferença.

Eduardo Gianetti, em sua apresentação sobre o "Momento atual brasileiro e competitividade" fez uma brilhante analogia. Profundo conhecedor das ciências sociais, comparou os Juros Compostos com os "Ganhos de Predutividade Compostos". A idéia é simples. Da mesma forma que juros compostos, considerados por Einstein como a oitava maravilha do mundo, a "produtividade composta" também pode transformar uma empresa em poucos anos. Um ganho de produtividade adicional de 1,5% ao  mês pode dobrar uma empresa de tamanho em alguns anos. E como obter este ganho de produtividade adicional? Segundo ele, o Conhecimento Social pode ser a resposta. O grande desafio, então, é atingir o Conhecimento Social Pleno.

A implementação de uma Rede Social Corporativa faz parte da resposta. Uma plataforma deste tipo oferece as condições básicas para que profissionais de uma empresa possam compartilhar conhecimento. É este conhecimento que contribui para a construção do "conhecimento coletivo", já discutido aqui.

Abaixo, a apresentação feita por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário